A astrônoma cega que criou técnica para 'escutar' o céumultipla betfairbuscamultipla betfairvida fora da Terra:multipla betfair
Wanda se refere à radioastronomia, o estudomultipla betfaircorpos celestes através das ondasmultipla betfairrádio por eles emitidas, uma descoberta feitamultipla betfair1932 e quemultipla betfairanos posteriores revolucionou o conhecimento sobre o universo antesmultipla betfairsondas percorrerem os confins do sistema solar.
"Nossa civilização é muito orientada para o visual e isso se reflete na ciência. Ficamos acostumadosmultipla betfairconfiar apenas nos dados que vemos, quando nossa percepção pode ser aumentada se também dermos atenção a outros sentidos", acrescenta.
E foi isso que Wanda fez para realizar o sonhomultipla betfairestudar o espaço. Em vezmultipla betfairvisualizar dados, ela se propôs a estudá-los atravésmultipla betfairuma técnica chamada sonificação - a conversãomultipla betfairinformaçõesmultipla betfairsinais sonoros. À primeira vista, pode (sem trocadilho) soar complicado, mas um exemplo mais básico da técnica é o contador Geiger, instrumento usado para detectar a presençamultipla betfairradioatividade e que, alémmultipla betfairum medidor, emite sinais sonoros que se intensificam proporcionalmente aos índicesmultipla betfairradiação.
"Era minha única chancemultipla betfairconseguir realizar meu sonhomultipla betfairser astrônoma. Em 1999, um orientador vocacional me recomendou desistir, mas eu não conseguia pararmultipla betfairpensar que podia ser útil. Intuição e sensibilidade não são mutuamente exclusivas. Por que eu não poderia fazer um trabalho do mesmo nível dos meus colegas?", questiona.
A chancemultipla betfairmostrar serviço veio durante um estágiomultipla betfairum centromultipla betfairpesquisas da Nasa, a agência espacial americana: seu mentor, o astrofísico Robert Candey, desafiou Wanda a criar uma formamultipla betfairincluir pesquisadores com deficiência visual na análisemultipla betfairdados coletados pelas novas geraçõesmultipla betfairradiotelescópios.
Foi quando ela desenvolveu uma técnicamultipla betfairconverter dados complexosmultipla betfairsons audíveis, usando variaçõesmultipla betfairduração, tom e timbre, entre outras propriedades.
Com essa técnica, ela conseguiu detectar "emissõesmultipla betfairenergiamultipla betfairexplosões estelares que haviam passado despercebidas pela análise visual". "O uso do som aumentou a quantidademultipla betfairinformações que astrônomos podem coletar."
É com base nisso que Mercedes tem agora se dedicado à tarefamultipla betfairtentar interpretar sonificaçõesmultipla betfairdadosmultipla betfairexoplanetas para buscar informações sobre condições atmosféricas e propriedades químicas que possam indicar condições para a existênciamultipla betfairvida.
Ainda mais quando avanços tecnológicos resultarammultipla betfairum salto no númeromultipla betfairexoplanetas descobertos - apenasmultipla betfair2016, maismultipla betfairmil foram acrescentados a uma basemultipla betfairdados internacional sobre novos mundos.
Acimamultipla betfairtudo, a técnica permitiu que Wanda não precisasse desistir do sonhomultipla betfairexplorar as estrelas - quando menina, ela fingia quemultipla betfaircama era uma espaçonave. Sem falar quemultipla betfairpesquisa abriu espaço para que mais pessoas com deficiência visual busquem uma carreiramultipla betfairciência.
"A ciência pode se beneficiar imensamentemultipla betfairum aumentomultipla betfairpercepção. E eu posso continuar a fazer o que amo e estimular mais pessoas como eu a não desistirmultipla betfairperseguir seus sonhos. A ciência tem o devermultipla betfairpromover a inclusão. Todos nós podemos contribuir para o conhecimento humano".
A participação não precisa estar restrita à astronomia. O pesquisador americano Mark Ballora, professormultipla betfairtecnologia musical da Universidade Estadual da Pensilvânia, desenvolveu um projetomultipla betfairsonificação que, a partir da conversãomultipla betfairdadosmultipla betfaireletrocardiogramas, conseguiu diagnosticar casosmultipla betfairSíndromemultipla betfairApneia Obstrutiva do Sono antes da realizaçãomultipla betfairuma polissonografia - o testemultipla betfairregistro do sono usado no diagnóstico tradicional.
"A audição não precisa competir com a visão, mas sim trabalharmultipla betfairconjunto. À noite, nossos ancestrais às vezes não podiam ver o que estavamultipla betfairvolta, mas sons poderiam alertar para a presençamultipla betfairinimigos ou predadores. A sonificaçãomultipla betfairdados meteorológicos, por exemplo, já possibilitou que cientistas aumentassemmultipla betfaircompreensão sobre padrõesmultipla betfaircomportamentomultipla betfairtempestades", conta Ballora.
Wanda atualmente vivemultipla betfairCidade do Cabo, na África do Sul. Alémmultipla betfairsuas pesquisasmultipla betfairastrofísica, dá aulas para crianças cegas, para quem leva constantemente amostrasmultipla betfairsuas sonificações. É partemultipla betfairseu trabalhomultipla betfairum projeto da União Astronômica Internacional (UAI). Ela também dá palestras ao redor do mundomultipla betfairescolas e universidades.
"A perda da minha visão na verdade me deixou ainda mais determinada a ser astrônoma. Quando faço palestras ou dou aulas, minha principal missão é estimular que as pessoas não desistammultipla betfairseus sonhos e que vejam as oportunidades que estão à frente. Qualquer pessoa no mundo pode algum dia desenvolver uma doença e precisarmultipla betfairuma nova formamultipla betfairexibir seus talentos. Somos todos exploradores naturalmente", finaliza.