Ensinomais de 1.0 gols o que significa betnacionalHistóriamais de 1.0 gols o que significa betnacionalPortugal perpetua mito do 'bom colonizador' e banaliza escravidão, diz pesquisadora:mais de 1.0 gols o que significa betnacional
Além disso, segundo Araújo, "persiste até hoje a visão românticamais de 1.0 gols o que significa betnacionalque cumprimos uma missão civilizatória, ou seja,mais de 1.0 gols o que significa betnacionalque fomos bons colonizadores, mais benevolentes do que outros povos europeus".
"A escravatura não ocupa maismais de 1.0 gols o que significa betnacionalduas ou três páginas nesses livros, sendo tratadamais de 1.0 gols o que significa betnacionalforma vaga e superficial. Também propagam ideias tortuosas. Por exemplo, quando falam sobre as consequências da escravatura, o único país a ganhar maior destaque é o Brasil e mesmo assim para falar sobre a miscigenação", explica.
"Por trás disso, está o propósitomais de 1.0 gols o que significa betnacionaldestacar a suposta multirracialidade da nossa maior colônia que, neste sentido, seria um exemplo do sucesso das políticasmais de 1.0 gols o que significa betnacionalmiscigenação. Na prática, porém, sabemos que isso não ocorreu da forma como é tratada", questiona.
Araújo diz que "nada mudou" desde 2012 e argumenta que a faltamais de 1.0 gols o que significa betnacionalcompreensão sobre o assunto traz prejuízos.
"Essa narrativa gera uma sériemais de 1.0 gols o que significa betnacionalconsequências, desde a menor coletamais de 1.0 gols o que significa betnacionaldados sobre a discriminação étnico-racial até a própria não admissãomais de 1.0 gols o que significa betnacionalque temos um problemamais de 1.0 gols o que significa betnacionalracismo", afirma.
- 'Empoderamento feminino' é clichê constrangedor, diz Washington Olivetto
- Pró-Temer, R$ 10 milhões; anti-Temer, R$ 0: os números da distribuiçãomais de 1.0 gols o que significa betnacionalverbas a deputados-chave na CCJ
- Corpo carbonizado, testemunha assassinada e jornalista perseguido: o caso que expõe 'guerra' nas margens da Amazônia
'Vítimas passivas?'
Para realizar a pesquisa, Araújo contou com a ajudamais de 1.0 gols o que significa betnacionaloutros pesquisadores. O foco principal foi a análise dos cinco livros didáticosmais de 1.0 gols o que significa betnacionalHistória mais vendidos no país para alunos do chamado 3º Ciclo do Ensino Básico (12 a 14 anos), que compreende do 7º ao 9º ano.
Além disso, a equipe também examinou políticas públicas, entrevistou historiadores e educadores, assistiu a aulas e conduziu workshops com estudantes.
Em um deles, as pesquisadoras presenciaram uma cena que chamou a atenção, lembra Araújo.
Na ocasião, os alunos ficaram surpresos ao sabermais de 1.0 gols o que significa betnacionalrevoltas das próprias populações escravizadas. E também sobre o verdadeiro significado dos quilombos ─ destino dos escravos que fugiam, normalmente locais escondidos e fortificados no meio das matas.
"Em outros países, há uma abertura muito maior para discutir como essas populações lutavam contra a opressão. Mas, no caso português, os alunos nem sequer poderiam imaginar que eles se libertavam sozinhos e continuavam a acreditar que todos eram vítimas passivas da situação. É uma ideia muito resignada", diz.
Araújo destaca que nos livros analisados "não há nenhuma alusão à Revolução do Haiti (conflito sangrento que culminou na abolição da escravidão e na independência do país, que passou a ser a primeira república governada por pessoasmais de 1.0 gols o que significa betnacionalascendência africana)".
Já os quilombos são representados, acrescenta a pesquisadora, como "locais onde os negros dançavammais de 1.0 gols o que significa betnacionalum diamais de 1.0 gols o que significa betnacionalfesta".
"Como resultado, essas versões acabam sendo consensualizadas e não levantam as polêmicas necessárias para problematizarmos o ensino da História da África."
'Visão romântica'
Araújo diz que, diferentementemais de 1.0 gols o que significa betnacionaloutros países, os livros didáticos portugueses continuam a apregoar uma visão "romântica" sobre o colonialismo português.
"Perdura a narrativamais de 1.0 gols o que significa betnacionalque nosso colonialismo foi um colonialismo amigável, do qual resultaram sociedades multiculturais e multirraciais - e o Brasil seria um exemplo", diz.
Ironicamente, contudo, outras potências colonizadoras daquele tempo não são retratadasmais de 1.0 gols o que significa betnacionaligual forma, observa ela.
"Quando falamos da descoberta das Américas, os espanhóis são descritos como extremamente violentos sempremais de 1.0 gols o que significa betnacionalcontraste com a suposta benevolência do colonialismo português. Já os impérios francês, britânico e belga são tachadosmais de 1.0 gols o que significa betnacionalracistas", assinala.
"Por outro lado, nunca se fala da questão racialmais de 1.0 gols o que significa betnacionalrelação ao colonialismo português. Há despolitização crescente. Os livros didáticos holandeses, por exemplo, atribuem a escravatura aos portugueses", acrescenta.
Segundo ela, essa ideia da "benevolência do colonizador português" acabou encontrando eco no luso-tropicalismo, tese desenvolvida pelo cientista social brasileiro Gilberto Freire sobre a relaçãomais de 1.0 gols o que significa betnacionalPortugal com os trópicos.
Em linhas gerais, Freire defendia que a capacidade do portuguêsmais de 1.0 gols o que significa betnacionalse relacionar com os trópicos ─ não por interesse político ou econômico, mas por suposta empatia inata ─ resultariamais de 1.0 gols o que significa betnacionalsua própria origem ética híbrida, damais de 1.0 gols o que significa betnacionalbicontinentalidade e do longo contato com mouros e judeus na Península Ibérica.
Apesarmais de 1.0 gols o que significa betnacionalrejeitado pelo Estado Novomais de 1.0 gols o que significa betnacionalGetúlio Vargas (1930-1945), por causa da importância que conferia à miscigenação e à interpenetraçãomais de 1.0 gols o que significa betnacionalculturas, o luso-tropicalismo ganhou força como peçamais de 1.0 gols o que significa betnacionalpropaganda durante a ditadura do português Antóniomais de 1.0 gols o que significa betnacionalOliveira Salazar (1932-1968). Uma versão simplificada e nacionalista da tese acabou guiando a política externa do regime.
"Ocorre que a questão racial nunca foi debatidamais de 1.0 gols o que significa betnacionalPortugal", ressalta Araújo.
'Sem resposta'
A pesquisadora alega que enviou os resultados da pesquisa ao Ministério da Educação português, mas nunca obteve resposta.
"Nossa percepção é que os responsáveis acreditam que tudo está bem assim e que medidas paliativas, como festivais culturais sazonais, podem substituir a problematizaçãomais de 1.0 gols o que significa betnacionalum assunto tão importante", critica.
Nesse sentido, Araújo elogia a iniciativa brasileiramais de 1.0 gols o que significa betnacional2003 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígenamais de 1.0 gols o que significa betnacionaltodas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
"Precisamos combater o racismo, mas isso não será possível se não mudarmos a forma como ensinamos nossa História", conclui.
Procurado pela BBC Brasil, o Ministério da Educação português não havia respondido até a publicação desta reportagem.