O quebra-cabeçadicas e prognosticos futebolDa Vinci: como foi a restauraçãodicas e prognosticos futebolobra-prima que levou 20 anos:dicas e prognosticos futebol

Legenda do vídeo, O quebra-cabeçadicas e prognosticos futebolDa Vinci: como foi a restauraçãodicas e prognosticos futebolobra-prima que levou 20 anos

Em 1999, uma pequena equipedicas e prognosticos futebolespecialistas, liderada pela conhecida restauradoradicas e prognosticos futebolarte italiana Pinin Brambilla, concluiu a enorme tarefadicas e prognosticos futebolrestaurar a obra-primadicas e prognosticos futebolLeonardo da Vinci, "A Última Ceia".

Da Vinci foi contratado para pintar a cenadicas e prognosticos futeboluma parede do conventodicas e prognosticos futebolSanta Maria delle Grazie,dicas e prognosticos futebolMilão,dicas e prognosticos futebol1498. Mas, por causa da má escolhadicas e prognosticos futebolmateriais, a tinta começou a desbotar ainda durante a vida do artista.

A restauraçãodicas e prognosticos futebolBrambilla envolveu a retiradadicas e prognosticos futebolcinco camadasdicas e prognosticos futeboltintadicas e prognosticos futebolrestaurações anteriores e a recuperaçãodicas e prognosticos futebolaspectos originais da pintura.

O trabalho exaustivodicas e prognosticos futebollimpeza, secagem e repintura do afrescodicas e prognosticos futebol4 metros e 30 centímetrosdicas e prognosticos futebolaltura custou milhõesdicas e prognosticos futeboldólares e levou maisdicas e prognosticos futebol20 anos.

Hoje na casa dos 90 anosdicas e prognosticos futebolidade, Pinin Brambilla, que ainda atuadicas e prognosticos futebolseu estúdiodicas e prognosticos futebolMilão, contou à BBC sobre esse trabalhodicas e prognosticos futebolamor que consumiu metadedicas e prognosticos futebolsua vida profissional.