'Todas as crianças carregamsportingbet regrassi a semente da genialidade', diz educadora:sportingbet regras

Retratosportingbet regrasElisa Guerra

Crédito, Roxsportingbet regrasLuna

Legenda da foto, 'Há um modelosportingbet regrasescola,sportingbet regrasorganização, uma arquitetura e uma gramática escolar que têm pelo menos 150 anos e estão defasados', avalia Elisa Guerra

O relatório da Unesco do qual ela é coautora, intitulado "Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação", projeta "uma educação que repare as injustiças" e que se sustente "nos direitos humanos e nos princípiossportingbet regrasnão discriminação".

Confira trechos da entrevistasportingbet regrasElisa Guerra à BBC News Mundo.

sportingbet regras BBC News Mundo - O pontosportingbet regraspartida do relatório (da Unesco) é o alerta para um futurosportingbet regrasincertezas, guerras, crises migratórias e mudanças climáticas. Como transmitir isso aos alunos sem deixá-los desanimados ou indignados?

sportingbet regras Elisa Guerra - Espero que eles sintam um toquesportingbet regrasesperança. Não queríamos que o documento fosse alarmista, fatalista, mas que criasse consciência, ao mesmo tempo inspirando ações. É dizer que temos problemas, mas também soluções. Cidadania global tem a ver com ter o conhecimento, as habilidades e o fazer — aí vem a parte ativa, o ativismo. Já não basta saber, temos que fazer algo a respeito.

sportingbet regras BBC News Mundo - Como se projeta a escola do futuro?

sportingbet regras Guerra - Há um modelosportingbet regrasescola,sportingbet regrasorganização, uma arquitetura e uma gramática escolar que têm pelo menos 150 anos e estão defasados.

Quando falamos da necessidadesportingbet regrasuma transformação, não é uma metamorfose completa, mas vai alémsportingbet regrasuma reforma.

Gostosportingbet regrasdizer aos professores que imaginem que chegamos às nossas escolas vazias e temos que reinventá-las. Já fizemos isso antes, porque o nosso modelo vem da Revolução Industrial, quando muitas famílias migraram para as cidades para trabalhar, e as escolas responderam às necessidades daquela sociedade.

Teríamos que começar do zero, como se estivéssemos no pós-guerra, chegando às ruínas e nos perguntando: reconstruímos o prédio exatamente igual? Ou vamos reaproveitar o cimento mas fazer algo mais adaptado à nossa realidade?

Salasportingbet regrasaula

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Para a educadora mexicana Elisa Guerra, escolas precisam ter suas paredes mais 'permeáveis'

sportingbet regras BBC News Mundo - Até hoje, os alunos estão sentadossportingbet regrasuma salasportingbet regrasaula fechada, um atrás do outro, olhando para um quadro-negro. Como seria esse novo desenho?

sportingbet regras Guerra - Não existe um modelo perfeito e único para todos. O relatório falasportingbet regrasconstruir juntos nossos futuros, no plural, porque não há um único futuro, nem um único caminho.

Teríamos que pensar sobre o que precisamos. Por exemplo, uma maior colaboração entre os professores. Isso não é possível se ficarmos presossportingbet regrasum cubosportingbet regrasconcreto o dia todo e nos vermos apenas por alguns minutos na sala dos professores entre as aulas.

De um modo geral, acho que precisamos que as paredes da escola sejam muito mais permeáveis — para sair mais à comunidade e deixar a comunidade entrar, e também para que haja maior flexibilidade dentro das escolas.

sportingbet regras BBC News Mundo - Você poderia dar um exemplo dessa flexibilidade?

sportingbet regras Guerra - Temos uma semana por ano onde as criançassportingbet regrastodas as turmas se misturam e escolhem fazer uma oficina.

Um grupo cria um restaurante: elabora o menu, aprende a cozinhar, a precificar os pratos. Outros vão para a produçãosportingbet regrasum programasportingbet regrastelevisão. Outros escolhem a medicina, aprendem primeiros socorros, visitam hospitais, conversam com médicos. Os alunos querem mais projetos como este.

Mas nós professores às vezes esbarramos com obstáculos: essas inovações não são viáveis, não estão na agenda, não têm respaldo na ciência.

Quando as primeiras vacinassportingbet regrascoronavírus foram desenvolvidas, elas receberam autorização emergencial para que fossem usadas até que os estudos fossem concluídos. Estamossportingbet regrasuma crise mundialsportingbet regrasdeficiências do aprendizado segundo o Banco Mundial, a Unesco e a Unicef. Se isto não é uma emergência educativa, eu não sei o que é.

Em nenhum momento da história as escolas estiveram tão ameaçadas, sofridas e sob tanto retrocesso. Uma crisesportingbet regrascima da outra. Se temos ideias e queremos aplicá-las, não podemos dar uma autorizaçãosportingbet regrasemergência?

sportingbet regras BBC News Mundo - Durante a pandemia, a sala foi transformadasportingbet regrasaula virtual. O relatório do qual você participou alerta para os riscossportingbet regrasa educação ter vínculos com empresas lucrativas, que usam nossos dados, e propõe um sistema público digital para ensino. Qual ésportingbet regrasopinião sobre isso?

sportingbet regras Guerra - Eu não discordo do usosportingbet regrasplataformas, que no nosso caso nos ajudaram muito. Temos que pararsportingbet regrasvê-las com determinismo: se gostamos, está ótimo, se não, não vamos usá-las.

Podemos pensarsportingbet regrasmaneirassportingbet regrassermos inclusivos sem que haja violação dos nossos direitos.

Também critica-se o solucionismo tecnológico, a ideiasportingbet regrasque o digital vai eliminar todos os problemas. A tecnologia tem que estar a serviço da pedagogia, e não o contrário.

Menino assiste a reunião no zoom

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, 'A tecnologia tem que estar a serviço da pedagogia e não o contrário', diz Guerra

sportingbet regras BBC News Mundo - Como cativar as crianças atualmente?

sportingbet regras Guerra - Subestimamos a capacidade e o potencial cognitivo dos nossos filhos, embora tenhamos avançado na aplicaçãosportingbet regrasdescobertas da neurociência à salasportingbet regrasaula.

As crianças têm um tremendo potencial linguístico que não foi traduzidosportingbet regrasleitura. Nós as ensinamos a ler aos seis anos, porque nos convém melhor como sistema: elas podem sentarsportingbet regrasuma sala, ficar quietas por mais tempo, ficar longe dos pais sem chorar e prestar atençãosportingbet regrasgrandes grupos sob os cuidadossportingbet regrasum único professor.

Mas as crianças podem aprender a ler mais cedo. Não da maneira que ensinamos aos seis anos, só que estamos tão acostumados com um padrão que continuamos a fazê-lo, mesmo que não seja mais o ideal.

sportingbet regras BBC News Mundo - Os deveressportingbet regrascasa são um tema controverso. Uma reclamação é sobre o tempo exigido: depoissportingbet regrasalgumas sete horas na escola, o que é mais ou menos equivalente a um diasportingbet regrastrabalho, as crianças ainda têm deveressportingbet regrascasa. Qual ésportingbet regrasvisão sobre isso?

sportingbet regras Guerra - Se o objetivo é criar o hábitosportingbet regrasestudo no período da tarde, isso não deve passarsportingbet regrasuma hora.

Muitas vezes essas tarefas não são usadas para fortalecer o conhecimento, mas para cobrir o que não foi alcançadosportingbet regrassalasportingbet regrasaula, o que não é culpa do aluno nem do professor. Pode ser da organização escolar, da sobrecarga curricular.

sportingbet regras BBC News Mundo - E as penalidades?

sportingbet regras Guerra - Primeiro, vamos mudar o nome, talvez para "consequências". Vamos nos concentrarsportingbet regrasreparar o dano.

Em cada comunidade deve haver regrassportingbet regrasconvivência, mas também alguma flexibilidade para considerar as situações únicassportingbet regrascada aluno.

As consequências não podem ser fazer mais liçãosportingbet regrascasa, ler por mais tempo ou não ter recreio. Isso é contraproducente, porque estudar ou ler se torna um castigo, algo horrível que você só faz quando exigemsportingbet regrasvocê.

E como damos a oportunidadesportingbet regrasenfrentar as consequências e reparar os danos? Quando alguém estásportingbet regrasalta velocidade e um guardasportingbet regrastrânsito o para, uma multa é emitida e é preciso pagá-la. Fim da situação. O guarda não começa a esbravejar conosco, mas muitas vezes fazemos isso com as crianças. Se elas já estão emocionalmente abaladas e nós reagimossportingbet regrasforma exacerbada, estamos aumentando o problema. É preciso investigar o que está acontecendo com a criança e dar apoio.

Elisa Guerra sorrindosportingbet regrasfrente a painel com logo da Unesco e pertosportingbet regrasmicrofone

Crédito, Roxsportingbet regrasLuna

Legenda da foto, O 'primeiro direito' da criança é ter um ambiente ideal para quesportingbet regras'semente da genialidade' se desenvolva, defende mexicana

sportingbet regras BBC News Mundo - Quais devem ser os direitos das crianças até 2050, nesse futuro que tentamos visualizar?

sportingbet regras Guerra - Todas, inclusive aquelas com necessidades educacionais especiais ou alguma condiçãosportingbet regrasaprendizagem, todas as crianças carregamsportingbet regrassi a semente da genialidade e possuem um enorme potencial. Seu primeiro direito é ter um ambiente ideal para que essa semente possa se desenvolver.

Esse potencial é diferente para cada um, mas nossa responsabilidade enquanto educadores e pais é criar um ambiente que os alimente e que também permita, como adultos, nos desenvolver.

Não podemos pensar na educação como um período da vida que termina quando você sai da escola com um diploma. É algo que segue para toda a vida.

Outro direito das crianças é que tanto seus pais quanto seus professores continuem aprendendo, que fiquem melhores para orientá-las e apoiá-las. Há também o direitosportingbet regrasacesso à escola, a tecnologias que favoreçam a aprendizagem, o direitosportingbet regrasencontrar tantosportingbet regrascasa quanto na escola um ambiente livresportingbet regrasviolência — um ambiente acolhedor.

- Este texto foi publicadosportingbet regrashttp://vesser.net/geral-62760501

Línea

sportingbet regras Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal sportingbet regras .

sportingbet regras Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sportingbet regras ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet regrasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet regrasusosportingbet regrascookies e os termossportingbet regrasprivacidade do Google YouTube antessportingbet regrasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet regras"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet regrasterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet regrasYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet regrasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet regrasusosportingbet regrascookies e os termossportingbet regrasprivacidade do Google YouTube antessportingbet regrasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet regras"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet regrasterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet regrasYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet regrasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet regrasusosportingbet regrascookies e os termossportingbet regrasprivacidade do Google YouTube antessportingbet regrasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet regras"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet regrasterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet regrasYouTube post, 3