Páscoa: como eram os alimentos da Santa Ceia:poker em sao paulo

Crédito, Domínio Público

Legenda da foto, 'Não era uma mesa farta no sentidopokerpoker em sao paulosao paulosobrar, mas havia o trivial. Pão, vinho, algumas poucas frutas', diz historiador

Então, Jesus teria repartido o pão e o vinho, dito que o que ali estavam era o seu corpo e o seu sangue, recomendado que seus seguidores prosseguissem fazendo isso "em memóriapokerpoker em sao paulosao paulomim".

Historicamente, o que podemos supor que Jesus tenha comido e bebido com seus amigos nesse jantar eternizado no imaginário coletivo?

A Bíblia falapoker em sao paulopão ázimo, um tipopokerpoker em sao paulosao paulopão assado sem fermento, feito somente com farinha e água. Na época, era comum que se misturassem o trigo moído com outros cereais, como aveia, cevada e centeio, o que houvesse disponível.

De acordo com a tradição, se a Páscoa é a memória da fuga dos antigos judeus do Antigo Egito, o pão ázimo se tornou obrigatório porque era a refeição precária que eles podiam ter ao longo do trajeto. Considerando ser Jesus um judeu pobre, assim como seus discípulos, épokerpoker em sao paulosao paulose supor também que tais ingredientes fossem o que havia disponível.

"Na mesa da Páscoa, havia pão, o pão ázimo, e vinho. Não para beberpokerpoker em sao paulosao paulocair, porque imagina-se que não era uma mesapokerpoker em sao paulosao paulograndes farturas", diz à BBC News Brasil o historiador André Leonardo Chevitarese, autorpokerpoker em sao paulosao pauloJesuspokerpoker em sao paulosao pauloNazaré: Uma Outra História e professor do Programapokerpoker em sao paulosao pauloPós-Graduaçãopoker em sao pauloHistória Comparada do Institutopokerpoker em sao paulosao pauloHistória da Universidade Federal do Riopokerpoker em sao paulosao pauloJaneiro.

"Não era uma mesa farta no sentidopokerpoker em sao paulosao paulosobrar, mas havia o trivial. Pão, o vinho, algumas poucas frutas. Era a comemoração da Páscoa. Na mesa da imensa maioria dos judeus era o trivial. Apenas a elite tinha mais. Indivíduos como Jesus epokerpoker em sao paulosao paulotrupe, não", acrescenta.

"De qualquer maneira, o vinho estava presente. Não um vinho importado, mas o vinhopokerpoker em sao paulosao pauloprodução local,pokerpoker em sao paulosao paulobaixa qualidade."

As frutas que compunham a mesapokerpoker em sao paulosao pauloJesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

Crédito, Johannes Roos

Legenda da foto, Releiturapokerpoker em sao paulosao paulopão da épocapokerpoker em sao paulosao pauloCristo, feita pelo padeiro Johannes Roos

Vinho ancestral

Se há um consensopokerpoker em sao paulosao pauloque o vinho foi inventado há cercapokerpoker em sao paulosao paulo6 mil anos, poucos arriscam determinar como era o vinho bebido por Jesus e seus seguidores.

Pesquisas indicam que, naquela época, a bebida —pokerpoker em sao paulosao paulomá qualidade e sem padrão consistente — era misturada com ervas aromáticas, mel e frutas. Isso servia para várias coisas. Primeiro, para dar mais frescor. Também para disfarçar o gosto não muito palatável. Por fim, fazer diminuir o gosto avinagrado e oxidadopokerpoker em sao paulosao pauloum vinho que não era conservado adequadamente.

Em seu livro Ancient Wine: The Search for the Origins of Viniculture, o arqueólogo Patrick Edward McGovern, pesquisador da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, explica que era hábito misturar à bebida alcaparras, açafrão, pimenta e toda a sortepokerpoker em sao paulosao pauloespeciarias.

Na horapokerpoker em sao paulosao paulobeber, misturava-se com água.

Como não havia garrafas nem tonéis adequados para preservar o vinho, a ideia era guardar as uvas da colheita para que vinhos fossem feitos ao longo do ano.

Isso significa que na maior parte do tempo eram uvas secas — e não frescas — que acabavam utilizadas. Assim, épokerpoker em sao paulosao paulose supor que os vinhos fossem semelhantes àqueles feitos hoje com passas, que resultampoker em sao paulobebidaspokerpoker em sao paulosao pauloálcool mais intenso, e sabor entre o doce e o amargo.

O clima da região, quente e seco, garante a produçãopokerpoker em sao paulosao paulouvas com mais açúcar, o que significa vinhos com maior teor alcoólico.

Na épocapokerpoker em sao paulosao pauloJesus, beber vinho era também questãopokerpoker em sao paulosao paulosaneamento básico. Como não havia tratamentopokerpoker em sao paulosao pauloágua, a bebida alcóolica era melhor — até para crianças — para evitar problemaspokerpoker em sao paulosao paulocontaminação.

Com a expansão do império romano, foi incentivada a proliferaçãopokerpoker em sao paulosao paulovinhedos. A ideia era garantir o suprimento aos soldados, que atuavampoker em sao paulotodas as possessões.

Não há um consenso entre pesquisadores sobre qual era o tipo da uva que se plantava na regiãopokerpoker em sao paulosao pauloJerusalém — acredita-se que mudas eram levadaspokerpoker em sao paulosao pauloum ponto a outro e acabavam ficando aquelas que mais se adaptavam a cada clima e solo.

O mais provável é que a uva daquela região era uma variedade ancestral daquela que hoje é chamadapokerpoker em sao paulosao paulosyrah.

Crédito, Johannes Roos

Legenda da foto, Padeiro alemão Johannes Roos acredita que Jesus consumisse pão fermentado, e não somente o ázimo mencionado na Bíblia

'Pão nossopokerpoker em sao paulosao paulocada dia'

No livro Seis Mil Anospokerpoker em sao paulosao pauloPão: A Civilização Humana Atravéspokerpoker em sao paulosao pauloSeu Principal Alimento, o pesquisador Heinrich Eduard Jacob abordapoker em sao pauloprofundidade como Jesus, e posteriormente o cristianismo, se apoderou do campo semântico do pãopoker em sao pauloseus ensinamentos.

Da oração do Pai Nosso aos relatos dos milagres, passando por parábolas e, claro, a Santa Ceia.

Técnico da seleção brasileirapokerpoker em sao paulosao paulopanificação e gerente do Inspiration Center da multinacional Puratos, o padeiro alemão Johannes Roos acredita que no dia a dia Jesus consumisse pão fermentado — e não somente o ázimo mencionado na Bíblia.

"O pão comido naquele período era algo integral, com uma misturapokerpoker em sao paulosao paulofarinhaspokerpoker em sao paulosao paulovários cereais, trigo, sorgo, espelta… Fermentado naturalmente,pokerpoker em sao paulosao pauloforma lenta", conta o padeiro,poker em sao pauloentrevista à BBC News Brasil.

"Acho que seria um pão mais escuro,pokerpoker em sao paulosao paulomoagem mais grossa."

Roos foi além. Motivado pela reportagem, acabou criando uma receitapokerpoker em sao paulosao paulopão contemporâneo que seria uma releitura atual do pão consumido na Jerusalémpokerpoker em sao paulosao paulo2 mil anos atrás.

"É a receita do pão que eu faria para Jesus na Santa Ceia", comenta ele.

O padeiro utilizaria 400 gramaspokerpoker em sao paulosao paulofarinhapokerpoker em sao paulosao paulotrigo, 200 gramaspokerpoker em sao paulosao paulofarinhapokerpoker em sao paulosao paulocenteio, 100 gramaspokerpoker em sao paulosao paulofarinhapokerpoker em sao paulosao pauloespelta, 100 gramaspokerpoker em sao paulosao paulofarinhapokerpoker em sao paulosao paulosorgo, 200 gramaspokerpoker em sao paulosao paulofarinhapokerpoker em sao paulosao paulotrigo integral, 200 gramaspokerpoker em sao paulosao paulofermentação natural, 22 gramaspokerpoker em sao paulosao paulosal do Mar Morto, 30 gramaspokerpoker em sao paulosao paulosementepokerpoker em sao paulosao paulogergelim, 30 gramaspokerpoker em sao paulosao paulosementepokerpoker em sao paulosao paulogirassol, 30 gramaspokerpoker em sao paulosao paulosementepokerpoker em sao paulosao paulolinhaça, 30 gramaspokerpoker em sao paulosao paulosementepokerpoker em sao paulosao pauloabóbora e 550 gramaspokerpoker em sao paulosao pauloágua.

Para fazer, "amassaria lentamente todos os ingredientes, menos os grãos, até que a massa ficasse homogênea por completo".

"Então deixaria descansar por 2 horas, sovaria por mais 15 minutos e deixaria descansar por outras 2 horas. Dividiriapoker em sao paulotamanhospokerpoker em sao paulosao paulo1,2 quilo cada pão, modelaria e deixaria fermentar por 16 horas", explica.

"Assariapoker em sao pauloforno a lenha com madeiras aromáticas, por 50 minutos."

"Antes, limparia o forno com alecrim do mato, que é um planta que deixa um aroma incrível quando utilizada para varrer", diz ainda ele.

Sacramento

Entre teólogos e pesquisadores do cristianismo não há dúvidaspokerpoker em sao paulosao pauloque o pão e vinho, carregadospokerpoker em sao paulosao paulosignificados religiosos, foram os protagonistas daquela última refeição.

"Estamos falando da comemoração da Páscoa acontecendo. É uma celebração típicapokerpoker em sao paulosao pauloum judeu, uma festa estabelecida desde a antiguidade, para marcar a saída apressada do Egito, quando na fuga eles se alimentarampokerpoker em sao paulosao pauloervas amargas, repartiram o pão, comeram um cordeiro que foi sacrificado", pontua à BBC News Brasil o historiador, filósofo e teólogo Gerson Leitepokerpoker em sao paulosao pauloMoraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"Essa festa rememora um momentopokerpoker em sao paulosao paulolibertação. Os pães ázimos, sem fermento, rememoram essa saída, essa fuga, porque eram pãespokerpoker em sao paulosao paulopobre, da pessoa com pressa e poucos recursos", completa ele.

"O vinho era uma bebida comum, que fazia parte da alimentação e dos costumes, dos hábitospokerpoker em sao paulosao paulotodo mundo."

Moraes afirma que, mesmo que alguns moralistas religiosos abstêmios se incomodem, é fato histórico que Jesus bebia vinho com frequência.

"Isso deve ser entendido sem nenhum tipopokerpoker em sao paulosao pauloescândalo. Em algum momento, Jesus acaba sendo acusadopokerpoker em sao paulosao paulobeberrão,pokerpoker em sao paulosao pauloacolher prostitutas,pokerpoker em sao paulosao pauloparticiparpokerpoker em sao paulosao paulofestas,pokerpoker em sao paulosao pauloandar com pessoas simples e pobres… Jesus era um homem festeiro e o último momento dele é um momentopoker em sao pauloque ele está como um judeu típico celebrando a Páscoa", contextualiza o historiador.

O importante, entende o pesquisador, é como ele acaba ressignificando o gesto — e, assim, fundando o cristianismo.

"Ele modificou o processo [da Páscoa]. Aproveitou aquela situação toda para ressignificar a ceia, transformando aquela reuniãopokerpoker em sao paulosao pauloum grupopokerpoker em sao paulosao paulojudeus, instituindo um novo sacramento. E é exatamente isso que fundamenta a igreja: a eucaristia, a Santa Ceia", comenta.

"De uma festa judaica da Páscoa, ele instituiu um novo sacramento. Ressignificou o pão e o vinho", acrescenta.

poker em sao paulo Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal poker em sao paulo .

poker em sao paulo Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube poker em sao paulo ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospokerpoker em sao paulosao pauloautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapokerpoker em sao paulosao paulousopokerpoker em sao paulosao paulocookies e os termospokerpoker em sao paulosao pauloprivacidade do Google YouTube antespokerpoker em sao paulosao pauloconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker em sao paulo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopokerpoker em sao paulosao pauloterceiros pode conter publicidade

Finalpokerpoker em sao paulosao pauloYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospokerpoker em sao paulosao pauloautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapokerpoker em sao paulosao paulousopokerpoker em sao paulosao paulocookies e os termospokerpoker em sao paulosao pauloprivacidade do Google YouTube antespokerpoker em sao paulosao pauloconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker em sao paulo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopokerpoker em sao paulosao pauloterceiros pode conter publicidade

Finalpokerpoker em sao paulosao pauloYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospokerpoker em sao paulosao pauloautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapokerpoker em sao paulosao paulousopokerpoker em sao paulosao paulocookies e os termospokerpoker em sao paulosao pauloprivacidade do Google YouTube antespokerpoker em sao paulosao pauloconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker em sao paulo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopokerpoker em sao paulosao pauloterceiros pode conter publicidade

Finalpokerpoker em sao paulosao pauloYouTube post, 3