O 'tsunami'vitoria potencial pixbetondas gravitacionais que pode mudar o que sabemos do Universo:vitoria potencial pixbet

Choque entre negros

Crédito, Getty

Legenda da foto, As ondas gravitacionais surgem após a colisão violenta entre dois objetos massivos, como buracos negros

"Esta é realmente uma nova era para a detecçãovitoria potencial pixbetondas gravitacionais", dissevitoria potencial pixbetcomunicado Susan Scott, pesquisadora do Centrovitoria potencial pixbetAstrofísica Gravitacional da Universidade Nacional da Austrália e uma das autoras do estudo.

"É um grande avançovitoria potencial pixbetnossa busca para descobrir os segredos da evolução do universo", disse a especialista.

Representação do espaço-tempo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ondas gravitacionais distorcem o espaço-tempo

A publicação com os resultados das observações ainda está sob revisão, mas, com este anúncio, o "futuro da colaboração Ligo-Virgo-Kagra é muito promissor", disse à BBC News Mundo Eduard Larrañaga, físico teórico e professor do Observatório Nacional, na Colômbia, que não participou do estudo.

Um tsunamivitoria potencial pixbetondas gravitacionais

O trabalho colaborativo Ligo-Virgo-Kagra detectou 35 novas ondas gravitacionais entre novembrovitoria potencial pixbet2019 e marçovitoria potencial pixbet2020.

Essa quantidade é maisvitoria potencial pixbet10 vezes o númerovitoria potencial pixbetondas gravitacionais que o Ligo-Virgo detectou emvitoria potencial pixbetprimeira rodadavitoria potencial pixbetobservações, que ocorreu ao longovitoria potencial pixbetquatro meses, entre 2015 e 2016.

É "um tsunami", diz Scott.

Das 35 ondas detectadas, 32 são o resultadovitoria potencial pixbetcolisões entre buracos negrosvitoria potencial pixbetfusão e três correspondem a colisões entre estrelasvitoria potencial pixbetnêutrons e buracos negros.

Albert Einstein

Crédito, Getty

Legenda da foto, Albert Einstein previu a formaçãovitoria potencial pixbetondas gravitacionais

Essas colisões monumentais ocorreram, emvitoria potencial pixbetmaioria, a bilhõesvitoria potencial pixbetanos-luzvitoria potencial pixbetdistância, gerando ondulações através do espaço-tempo.

Com essa descoberta, já existem 90 ondas gravitacionais detectadas entre 2015 e 2020.

line

O que são ondas gravitacionais?

Quando os objetos cósmicos se movem ou colidem, eles criam uma ondulação na estrutura do espaço-tempo, que se espalha como uma onda na água do lago. Este fenômeno é denominado onda gravitacional.

As ondas gravitacionais estendem o espaço-tempovitoria potencial pixbetuma direção e o comprimemvitoria potencial pixbetoutra.

Albert Einstein teoricamente previu a existênciavitoria potencial pixbetondas gravitacionais, como partevitoria potencial pixbetsua teoria da relatividade geral,vitoria potencial pixbet1916.

Einstein calculou que, ao chegar à Terra, essas ondas seriam tão fracas que nunca poderiam ser detectadas.

Em 2015, porém, foi realizada a primeira detecçãovitoria potencial pixbetuma onda gravitacional.

As ondas gravitacionais nos permitem ter uma visão mais ampla do universo, pois não limitam as observações a objetos que emitem luz ou partículas, mas nos permitem detectar objetos a partir das perturbações que geram no espaço-tempo.

line
Fusão entre uma estrelavitoria potencial pixbetnêutrons e um buraco negro

Crédito, Carl Knox, OzGrav-Swinburne University/LIGO

Legenda da foto, Ilustração da fusão entre uma estrelavitoria potencial pixbetnêutrons e um buraco negro gerando uma onda gravitacional

Diversidade

Este novo catálogovitoria potencial pixbetondas gravitacionais é a chave para entender a natureza dos buracos negros e a evolução das estrelas.

"Apenas agora estamos começando a apreciar a maravilhosa diversidadevitoria potencial pixbetburacos negros e estrelasvitoria potencial pixbetnêutrons", disse,vitoria potencial pixbetcomunicado, Christopher Berry, astrônomo do Institutovitoria potencial pixbetPesquisa Gravitacional da Universidadevitoria potencial pixbetGlasgow.

As observações, por exemplo, mostraram que as ondas gravitacionais eram o resultado da fusãovitoria potencial pixbetraios negros que juntos alcançavam uma massa maisvitoria potencial pixbetcem vezes maior que a do Sol, enquanto outros não chegavam a ser 20 vezes maior.

Scott, porvitoria potencial pixbetvez, argumenta que observar a massa e o giro dos buracos negros que se fundem nos permite ver como esses sistemas binários surgem.

Observatório Virgo,vitoria potencial pixbetformatovitoria potencial pixbetL, na Itália

Crédito, The Virgo collaboration

Legenda da foto, Observatório Virgo,vitoria potencial pixbetformatovitoria potencial pixbetL, na Itália

Sensibilidade

O registro da Ligo-Virgo-Kagra foi possibilitado pelo avanço da ciência e da tecnologia na detecçãovitoria potencial pixbetondas gravitacionais.

Os detectoresvitoria potencial pixbetondas gravitacionais funcionam com lasersvitoria potencial pixbetalta potência que medem com alta precisão o tempo que a luz leva para viajar entre dois braçosvitoria potencial pixbetformavitoria potencial pixbetL.

Quando uma onda gravitacional atinge a Terra, ela comprime o espaço-tempovitoria potencial pixbetuma direção e o estica na outra, interrompendo o caminho dos lasers.

Observatório Ligo

Crédito, Caltech/MIT/LIGO Lab

Legenda da foto, Observatório Ligo,vitoria potencial pixbetLivingston, na Louisiana, Estados Unidos

Detectores como o Ligo (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory, ou Observatóriovitoria potencial pixbetOndas Gravitacionais por Interferômetro Laser,vitoria potencial pixbettradução livre) são capazesvitoria potencial pixbetdetectar esses distúrbios que ocorremvitoria potencial pixbetescalas subatômicas.

Desde 2015, esses instrumentos se tornaram mais sensíveis, permitindo que mais ondas sejam detectadas.

Segundo Scott, o aumento da sensibilidade dos detectores ao longo do tempo permitirá a identificaçãovitoria potencial pixbetnovas fontesvitoria potencial pixbetondas gravitacionais, algumas das quais inesperadas.

Uma dessas fontes poderia ser, por exemplo, a radiação gravitacional gerada pelo próprio Big Bang.

line

vitoria potencial pixbet Sabia que a BBC News Brasil está também no Telegram? Inscreva-se no nosso canal

vitoria potencial pixbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube vitoria potencial pixbet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosvitoria potencial pixbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticavitoria potencial pixbetusovitoria potencial pixbetcookies e os termosvitoria potencial pixbetprivacidade do Google YouTube antesvitoria potencial pixbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquevitoria potencial pixbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdovitoria potencial pixbetterceiros pode conter publicidade

Finalvitoria potencial pixbetYouTube post