Quedaesportes da sorte aviatorcabelo afeta 1esportes da sorte aviator4 após covid-19: o que causa e como tratar:esportes da sorte aviator
Há dezenas deles, como cansaço extremo, problemasesportes da sorte aviatormemória, dores nas articulações e erupções na pele. Segundo pesquisadoresesportes da sorte aviatoruniversidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia, que analisaram dezenasesportes da sorte aviatorestudos sobre o tema com 48 mil pacientes ao todo, os cinco sintomas mais comuns da covid prolongada são fadiga (58%), doresportes da sorte aviatorcabeça (44%), dificuldadeesportes da sorte aviatoratenção (27%), perdaesportes da sorte aviatorcabelo (25%) e faltaesportes da sorte aviatorar (24%).
Há pelo menos sete estudos acadêmicos que abordam a ligação entre essa quedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada e covid-19, mas as causas, a duração e os tratamentos ainda não estão muito claros. Estima-se que a covid longa esteja associada a duas formasesportes da sorte aviatorquedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada já conhecidas da medicina: o eflúvio telógeno e a alopecia areata.
Segundo Paulo Criado, coordenador do departamentoesportes da sorte aviatormedicina interna da Sociedade Brasileiraesportes da sorte aviatorDermatologia, problemas emocionais, doenças infecciosas ou autoimunes podem causar quedaesportes da sorte aviatorcabeloesportes da sorte aviatordiversos tipos. O mais comum é a queda difusaesportes da sorte aviatortodo o couro cabeludo, que é chamadaesportes da sorte aviatoreflúvio telógeno. Há pacientes com predisposição genética ou doenças autoimunes, por exemplo, que podem apresentar quedasesportes da sorte aviatorformaesportes da sorte aviatorrodelas, condição conhecida como alopecia areata.
Em entrevista à BBC News Brasil, Criado explica que é comum uma quedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada meses depoisesportes da sorte aviatordoenças infecciosas mais graves, como dengue, chikungunya, zika, alémesportes da sorte aviatorepisódiosesportes da sorte aviatorestresse, perdaesportes da sorte aviatorpeso e parto.
"Esses todos são eflúvios. O que se acredita agora é que o coronavírus faça parte desse grupoesportes da sorte aviatordoenças que podem estar ligadas à queda capilar acentuada."
Em geral, pacientes com perdaesportes da sorte aviatorcabelo relatam que os fios começam a cairesportes da sorte aviatorvolume bem maior do que o normalesportes da sorte aviatortornoesportes da sorte aviator2 ou 3 meses depois da infecção. E meses depois ele se recupera espontaneamente, sem tratamento.
No caso da alopecia areata, Andrew Messenger, professor honorárioesportes da sorte aviatordermatologia da Universidadeesportes da sorte aviatorSheffield e presidente do Institutoesportes da sorte aviatorTricologia do Reino Unido, explica que os cientistas ainda têm diversas dúvidas sobre as causas e os mecanismos envolvidos.
"No momento, não temos uma imagem clara do que está acontecendo. Se o coronavírus serveesportes da sorte aviatorgatilho para quem já tem predisposição genéticaesportes da sorte aviatordesenvolver alopecia areata, que é uma doença capilar associada a uma reação autoimune, ou se isso está ligado a algum fator desconhecido ou ao estresseesportes da sorte aviatortorno da covid-19 no casoesportes da sorte aviatorpessoas sem essa predisposição genética", afirmou à BBC News Brasil.
Especialistas afirmam que a pandemia ainda está no início e não é possível neste momento precisar a duração da perdaesportes da sorte aviatorcabelo.
Diagnósticos e eventuais medicamentos para a alopecia devem ser avaliados caso a caso por um dermatologista. Mas não há nenhum indicativo até o momentoesportes da sorte aviatorque os eventuais tratamentos sejam diferentes dos que costumam ser prescritos por médicos contra quedaesportes da sorte aviatorcabelo comum, a exemplo da alimentação equilibrada.
A BBC News Brasil reúne abaixo o que se sabe até o momento sobre possíveis causas, fatoresesportes da sorte aviatorrisco, os mecanismos do corpo envolvidos, eventuais tratamentos, o que pode piorar ou não essa quedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada e o que fazer nesses casos.
Como a covid-19 pode afetar o ciclo normal do cabelo
A função do cabelo vai bem além da nossa autoimagem: passa por aspectos como tato, sensibilidade e proteçãoesportes da sorte aviatororifícios e da pele contra a radiação ultravioleta (UV).
Os pelos e fiosesportes da sorte aviatorcabelo surgem no folículo piloso (ou raiz), uma espécieesportes da sorte aviator"fábrica" localizada na camada profunda da pele que se desenvolve ao longo da primeira metade da gestação do bebê. Estima-se que cada pessoa tenha uns 5 milhões dessas raízes espalhadas por quase toda a superfície do corpo, sendo quase 100 mil no couro cabeludo. Esse número não muda na vida adulta.
A grande maioria produz um fioesportes da sorte aviatorcada vez, num complexo processoesportes da sorte aviator"fabricação" na raiz. Envolve divisão celular que gera células na base para o crescimento do cabelo, e depois elementos como glândulas produtorasesportes da sorte aviatorsebo para manutenção e flexibilidade, células geradorasesportes da sorte aviatormelanina para a coloração dos fios e papilas que cuidam do cicloesportes da sorte aviatorvida dos fios. Arrancar um fio "pela raiz", por exemplo, pode danificar essa "fábrica".
De modo simplificado, o que identificamos como fioesportes da sorte aviatorcabelo é a "parteesportes da sorte aviatorcima" da estrutura iniciada na raiz, ou seja, enxergamos uma hasteesportes da sorte aviatorcélulas já mortas que foi se revestindo principalmenteesportes da sorte aviatorqueratina, proteína que garante a sustentação dessa estrutura com várias camadas.
Em geral, esse cicloesportes da sorte aviatorvida duraesportes da sorte aviatordois a sete anos e é divididoesportes da sorte aviatortrês fases. Primeiro, o fioesportes da sorte aviatorcabelo cresce quase 1 cm por mês ao longoesportes da sorte aviatortrês anos,esportes da sorte aviatormédia, na chamada fase anágena. Em seguida, passaesportes da sorte aviatorduas a três semanas na fase catágena, momentoesportes da sorte aviatorque deixaesportes da sorte aviatorser "alimentado" na base por novas células, paraesportes da sorte aviatorcrescer e se prepara para ser substituído. A terceira e última é a fase telógena (ou repouso), que duraesportes da sorte aviatortrês a quatro meses. É nela que o cabelo cai ao ser expulso pelo novo fio que está sendo formado no mesmo folículo piloso.
O problema é que esse ciclo pode sofrer distúrbios a partiresportes da sorte aviatorproblemas emocionais, anemia, doença autoimune ou doença infecciosa, por exemplo. E daí pode surgir o chamado eflúvio telógeno, que antecipa o fim da vida do cabelo: uma proporção muito maioresportes da sorte aviatorfios muda da faseesportes da sorte aviatorcrescimento para a faseesportes da sorte aviatorqueda.
Todo mundo costuma perder diariamenteesportes da sorte aviator30 a 150 fios. Eesportes da sorte aviatorcondições como o eflúvio telógeno, o volume pode chegar a 300 por dia. Essa queda mais volumosa se dá como uma diminuição geral do volumeesportes da sorte aviatorcabelo na cabeça como um todo.
Um fator que tem sido percebido nos casosesportes da sorte aviatorquedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada ligada à covid é a distância temporal entre a infecção e a perdaesportes da sorte aviatorfios. Isso se dá porque o eflúvio telógeno costuma ocorrer três meses depois do fator que desencadeou essa condiçãoesportes da sorte aviatorsaúde e pode duraresportes da sorte aviatortrês a seis meses.
"As razões não estão claras para a ligação entre a quedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada e a covid-19. Doenças associadas a altas temperaturas do corpo afetam o crescimento do cabelo pelos folículos capilares, que são mantidos na faseesportes da sorte aviatorrepouso do ciclo capilar por dois ou três meses e daí eles caem. Por isso que pessoas com essa condição vivenciam a queda dos cabelosesportes da sorte aviatortornoesportes da sorte aviatordois a três meses depois do evento que causou isso. Isso pode ser bastante dramático, com toda essa quedaesportes da sorte aviatorcabelo, mas a grande maioria dos casos ele se recupera depoisesportes da sorte aviatormeses", explica Messenger, da Universidadeesportes da sorte aviatorSheffield.
A causa é desconhecidaesportes da sorte aviatorum terço dos casos diagnosticadosesportes da sorte aviatoreflúvio telógeno, segundo dados da Associação Britânicaesportes da sorte aviatorDermatologia. E os gatilhos mais comuns são parto, perdaesportes da sorte aviatorpeso acentuada, trauma, tratamentoesportes da sorte aviatorcâncer, doenças graves ou mesmo um acontecimento bastante relevante na vidaesportes da sorte aviatoralguém (como a perdaesportes da sorte aviatorum parente próximo).
Segundo Michael Freeman, professor da Bond University e diretor do departamentoesportes da sorte aviatordermatologia do Gold Coast Hospital, ambos na Austrália, o surgimento do eflúvio telógeno nessas situações funciona como se o corpo abandonasse temporariamente funções desnecessáriasesportes da sorte aviatormomentosesportes da sorte aviatorgrande estresse. Ele aponta que a alimentação costuma ser um fator relevante para quedas e recuperações. "Não é só a covid que gera esse efeito. Se seus níveisesportes da sorte aviatorferro no sangue estão baixos, isso vai te afetar mais do que a outras pessoas", explicou à BBC News Brasil. Se a deficiênciaesportes da sorte aviatorferro for sanada, "o cabelo voltará com o tempo."
De acordo com a Associação Britânicaesportes da sorte aviatorDermatologia, a escassezesportes da sorte aviatorcabelo só se torna visívelesportes da sorte aviatorcasos bem gravesesportes da sorte aviatoreflúvio telógeno e raramente essa condição demanda o usoesportes da sorte aviatorperuca.
"Mas não duvido que possa ocorrer com algumas pessoas nessa pandemia. Como os pacientes que tiveram covid grave e ficaram internadosesportes da sorte aviatorUTI, entubados por 60 dias. Pode até acontecer uma situação dessa, masesportes da sorte aviatorgeral não chega a ficar com uma calvície total. Há uma diminuição da densidade do cabelo. Fica mais rarefeito", diz Paulo Criado, da Sociedade Brasileiraesportes da sorte aviatorDermatologia.
Em um estudo de pesquisadores da Wayne State University e do Hospital Henry Ford, ambosesportes da sorte aviatorDetroit (EUA), com 552 pacientes infectados com coronavírus entre fevereiro e setembroesportes da sorte aviator2020, foram diagnosticados 10 pacientes com eflúvio telógeno associado à covid-19, sendo 9 mulheres e idade médiaesportes da sorte aviator49 anos.
No estudo, os pesquisadores levantam possíveis causas para a quedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada, como fatores psicossociais e estresse psicológico. Eles aventam também outras hipóteses dos mecanismos por trás disso, como a infecção multissistêmica.
Numa delas, uma cascataesportes da sorte aviatorcoagulação surge no corpoesportes da sorte aviatorresposta à infecção por covid-19, o que leva a queda na concentraçãoesportes da sorte aviatorproteínas anticoagulantes (dada a quedaesportes da sorte aviatorprodução e o aumento do consumo). Esses fatores podem levar à formaçãoesportes da sorte aviatormicrotrombos (pequenos coágulos) que podem obstruir o suprimentoesportes da sorte aviatorsangue para os folículos capilares.
Um outro estudo,esportes da sorte aviatordez pesquisadores do Montefiore Medical Center,esportes da sorte aviatorNova York (EUA), investigou outros 10 pacientes que desenvolveram quedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada entre 3 e 7 meses depoisesportes da sorte aviatorserem infectadas com coronavírus. Todas eram mulheres, com idade médiaesportes da sorte aviator55 anos, sem históricoesportes da sorte aviatoreflúvio telógeno antes da covid.
"Com um número crescenteesportes da sorte aviatorpacientes recuperados, o riscoesportes da sorte aviatordesenvolverem essa manifestação dermatológica física e emocionalmente angustiante deve continuar."
Covid longa e alopecia
Outras condiçõesesportes da sorte aviatorsaúdeesportes da sorte aviatorquedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada que têm sido associadas à covid prolongada são a alopecia androgenética (conhecida como calvície) e a alopecia areata, conhecida como "pelada" e associada a fatores hereditáriosesportes da sorte aviator20% dos casos.
A alopecia areata, por exemplo, é uma doença multifatorial que leva à quedaesportes da sorte aviatorcabelos e pelos do couro cabeludo ouesportes da sorte aviatoroutras partes do corpo como barba e sobrancelhas, por exemplo. Umaesportes da sorte aviatorsuas maiores características é a quedaesportes da sorte aviatorplacas arredondadas ou ovais, deixando aparente o couro cabeludo.
Pode afetar tanto homens quanto mulheres e independe também da etnia e idade. Não é uma doença contagiosa e não deixa cicatrizes. Essa condição pode duraresportes da sorte aviatordois a três anos, mesmo sem covid-19. Então, ainda é cedo para determinar quanto tempo as pessoas serão afetadas por essa condição.
"A alopecia areata é uma agressãoesportes da sorte aviatorlinfócitos que saem do sangue e vão para a pele, a nível do folículo piloso, e agridem as célulasesportes da sorte aviatorproliferação do folículo piloso. É como se fosse um carro que a marcha fosse diminuindo a velocidade. Então o pelo vai afinando, até uma hora que paraesportes da sorte aviatorproduzir. E você fica com uma clareira redonda geralmente, ou várias redondas que podem se juntar, só que esse é o menos comum. O mais comum é a queda difusa, onde diminui o volume geralesportes da sorte aviatorcabelo", explica Criado, da Sociedade Brasileiraesportes da sorte aviatorDermatologia.
A alopecia areata é associada por parte dos especialistas a uma doença autoimune (quando as próprias células atacam o organismo). Estima-se que atinge cercaesportes da sorte aviator2% da população mundial.
Ao longo da pandemia, alguns estudos apontaram também uma associação entre a calvície masculina e a covid-19, como um tipoesportes da sorte aviatorfatoresportes da sorte aviatorrisco para o coronavírus, dada a incidênciaesportes da sorte aviatorhomens com esse problema capilar entre os mais afetados pela doença.
Paulo Criado, da Sociedade Brasileiraesportes da sorte aviatorDermatologia, no entanto, afirma que "do pontoesportes da sorte aviatorvista imunológico e genético, a questão da calvície enquanto fator associado à covid pode ser uma coincidência porque os homens idososesportes da sorte aviatorgeral tem mais calvície do que as mulheres".
Cientistas ainda tentam decifrar a fisiopatologia da quedaesportes da sorte aviatorcabelo associada à covid-19, ou seja, quais são os mecanismos ligados à origem dessa condição dermatológica.
Um grupoesportes da sorte aviatorpesquisadores italianos da Universidade Sapienzaesportes da sorte aviatorRoma (Itália) levanta três hipóteses: 1. o coronavírus desencadeia uma reação autoimune contra os folículos capilares ao criar um ambiente inflamatório que abala o sistema imunológico; 2. o vírus gera uma reação cruzada envolvendo antígenos (que estimulam a formaçãoesportes da sorte aviatoranticorpos) do vírus e do corpo humano; 3. o processo se origina a partir do estresse psicológico e da deterioração da saúde mental.
Os fatoresesportes da sorte aviatorrisco ainda são pouco conhecidos porque os estudos sobre o tema envolvem um número reduzidoesportes da sorte aviatorpacientesesportes da sorte aviatorcovid-19 que desenvolveram alopecia.
Um grupoesportes da sorte aviatorpesquisadores ligado ao Centroesportes da sorte aviatorControle e Prevençãoesportes da sorte aviatorDoenças do Japão, por exemplo, entrevistou 63 pacientes que perderam cabelo após serem infectados com coronavírus. O pequeno estudo, publicado na revista científica Open Forum Infectious Diseasesesportes da sorte aviatoroutubroesportes da sorte aviator2020, envolveu pacientes com idade médiaesportes da sorte aviator48 anos, sendo que dois terços eram homens e 25% tinha hipertensão e/ou níveis elevadosesportes da sorte aviatorgordura no sangue.
Em média, os pacientes entrevistados nesse estudo reportaram alopecia 76 dias depois dos sintomasesportes da sorte aviatorcovid-19. "Alopecia é frequentemente observada depoisesportes da sorte aviatorinfecções como ebola e dengue. A quedaesportes da sorte aviatorcabelo depois da recuperação da covid-19 é desconhecida, mas alopecia androgenética e eflúvio telogênico são as possíveis causas", dizem os pesquisadores no artigo.
Por outro lado, um trioesportes da sorte aviatorpesquisadores, ligados à Universidadeesportes da sorte aviatorZurique (Suíça), ao Hospital Escola Álvaro Alvim e à Universidade Federal Fluminense, analisou dez pacientes com quedaesportes da sorte aviatorcabelo acentuada após infecção por covid-19 e apontou que todos tinham alopecia androgenética pré-existente. As sete mulheres e os três homens recuperaram completamente o couro cabeludo num espaçoesportes da sorte aviatortempoesportes da sorte aviatortrês a seis meses.
Possíveis tratamentos e o mito da peruca que afeta recuperação
Até o momento, não há nenhum indicativoesportes da sorte aviatorque a quedaesportes da sorte aviatorcabelo associada à covid-19 demande tratamentos diferentes dos que são adotados normalmente para o eflúvio telógeno e a alopecia areata.
Primeiro, é importante deixar claro que cabe a médicos dermatologistas (especializados ou nãoesportes da sorte aviatorcabelos, os tricologistas) diagnosticarem essa condiçãoesportes da sorte aviatorsaúde e prescreverem eventuais tratamentos.
Isso dependerá, por exemplo, do históricoesportes da sorte aviatorcada paciente e da dimensão da quedaesportes da sorte aviatorcabeloesportes da sorte aviatorcurso. Se ela for leve, transitória, a recuperação deve ser espontânea. Mas algumas pessoas podem apresentar perdas mais significativas, o que exigiria tratamento médico.
A Sociedade Brasileiraesportes da sorte aviatorDermatologia alerta para os riscosesportes da sorte aviatorse automedicar, algo que pode afetar a saúde e a aparência da pessoa.
Em geral, não há necessidadeesportes da sorte aviatortratamento para eflúvio telógeno, pois o cabelo crescerá por si só se o motivo ligado aesportes da sorte aviatororigem deixaresportes da sorte aviatorexistir, como a covid-19 ou o estresse severo. Nesses casos, segundo Criado, da Sociedade Brasileiraesportes da sorte aviatorDermatologia, nenhum medicamento ou intervenção aceleraria esse processoesportes da sorte aviatorrecuperação.
Mas, a depender do comprimento do cabelo, pode levar anos para que o volume volte ao normal. E além disso, essa queda acentuada pode ser recorrente, caso o fator ligado à origem dela retorne.
"Os tratamentos seriam os mesmos que já adotamos. Não há nenhum tratamento comprovado contra o eflúvio telógeno porque é uma condição que se recupera espontaneamente. Algumas pessoas são tratados com minoxidil ou loções capilares, mas não há estudos sólidos que atestem a eficácia. Para pessoas que tiveram muita perdaesportes da sorte aviatorpeso ou estejam com deficiênciaesportes da sorte aviatorferro, é importante que elas mantenham uma boa alimentação. No caso da alopecia areata, o quadroesportes da sorte aviatorcovid não levaria a nenhum tratamento diferente do que já adotamos normalmente, como terapia sistêmica com esteroidesesportes da sorte aviatorcasos mais graves, e alguns países adotam medicamentos imunossupressores (como inibidoresesportes da sorte aviatorcalciuneurina, mas a Sociedade Brasileiraesportes da sorte aviatorDermatologia afirma que a eficácia dessa abordagem não foi comprovada)", afirma Messenger, da Universidadeesportes da sorte aviatorSheffield.
Dermatologistas podem também solicitar exames para avaliar a presençaesportes da sorte aviatordoenças ou distúrbios, como anemia, deficiênciaesportes da sorte aviatorferro ou alteração da tireóide. O tratamento pode passar por reposição com polivitamínicos ou proteínas para formar queratina no cabelo e nas unhas, terapia com radiação ultravioleta, injeçõesesportes da sorte aviatorcorticóide ou medicações que estimulam o crescimento do cabelo, como minoxidil e antralina.
Criado ressalta que "cada caso é um caso", e apenas um diagnóstico médico será capazesportes da sorte aviatordeterminar se há tratamento possível e qual deles deve ser adotado e monitorado. E refuta alguns mitosesportes da sorte aviatortorno da quedaesportes da sorte aviatorcabelo.
Ele afirma que o usoesportes da sorte aviatorperuca não tem qualquer efeito negativo contra a recuperação do couro cabeludo. "Isso não tem nada a ver. É mito.
Segundo o dermatologista, lavar com água quente e escovar o cabelo não aumenta a queda, porque o fio tem uma resistência natural à tração. O cabelo que sai na escovaesportes da sorte aviatorpentear, que junta no ralo do banheiro ou que cai sobre o travesseiro à noite, é um fio que já está "morto" e solto dentro do couro cabeludo.
Ele explica que mudanças ou diferenças no hábitoesportes da sorte aviatorlavagem do cabelo podem dar uma falsa impressãoesportes da sorte aviatorque há mais fios caindo do que o normal.
"Por dia, caemesportes da sorte aviatortornoesportes da sorte aviator150 fiosesportes da sorte aviatorcabelo. Se você lava o cabelo uma vez por semana, é lógico que quando você lavar, vão cair uns 500 fios. Então você pode achar que está caindo demais, sendo que se você lava o cabelo todo dia, vai perceber que vai cair algo mais próximo da média."
esportes da sorte aviator Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube esportes da sorte aviator ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportes da sorte aviatorautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportes da sorte aviatorusoesportes da sorte aviatorcookies e os termosesportes da sorte aviatorprivacidade do Google YouTube antesesportes da sorte aviatorconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportes da sorte aviator"aceitar e continuar".
Finalesportes da sorte aviatorYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportes da sorte aviatorautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportes da sorte aviatorusoesportes da sorte aviatorcookies e os termosesportes da sorte aviatorprivacidade do Google YouTube antesesportes da sorte aviatorconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportes da sorte aviator"aceitar e continuar".
Finalesportes da sorte aviatorYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportes da sorte aviatorautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportes da sorte aviatorusoesportes da sorte aviatorcookies e os termosesportes da sorte aviatorprivacidade do Google YouTube antesesportes da sorte aviatorconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportes da sorte aviator"aceitar e continuar".
Finalesportes da sorte aviatorYouTube post, 3