O que é a 'síndrome do jaleco branco' e como ela atrapalha os diagnósticos médicos:analises e prognosticos de futebol
"Seria muito importante identificarmos os pacientes que sofrem disso", ressalta a médica Jordana B. Cohen, uma das pesquisadoras. "Fobias médicas, incluindo medoanalises e prognosticos de futebolhospitais, médicos, injeções ou doenças, representam mais da metade das fobias dos pacientes que me procuram", diz à BBC News Brasil o psicólogo britânico Adam Michael Cox, clínico especializadoanalises e prognosticos de futeboltratamentoanalises e prognosticos de futebolfobias, medos e ansiedades.
"Trata-seanalises e prognosticos de futeboluma fobia situacional, que envolve uma avaliação constanteanalises e prognosticos de futebolnão apenas quem são [os médicos], mas o que eles representam", explica Cox. "Muitas pessoas se sentem insignificantes ou desamparadas quando lidam com figurasanalises e prognosticos de futebolautoridade. Há um sentimentoanalises e prognosticos de futebolque os médicos têm o poder da vida e da morte."
Para o psicólogo brasileiro Renato Belin Castellucci, especializadoanalises e prognosticos de futebolexperiênciasanalises e prognosticos de futeboltranscendência, há várias situações que podem fazer com que uma pessoa sinta essa fobia - e é comum que o quadro, mesmo manifestado na vida adulta, tenha ligação com algum experiência da infância.
"A psicologia nos ajuda a entender que a jornadaanalises e prognosticos de futebolcada ser humano é muito única e muito individualiza", pondera ele, à BBC News Brasil. "Isso, na prática, significa que quando analisamos sintomasanalises e prognosticos de futebolpessoas diferentes, eles podem ter uma base emocional original muito diversaanalises e prognosticos de futebolcada uma delas."
Segundo ele, um fator que pode desencadear a síndrome do jaleco branco é a pessoa ter sofrido algum traumaanalises e prognosticos de futebolum atendimento médico. "Pode ser algo simples, como tomar injeção quando criança. E associar a experiência com dor e medo.
Essa reposta inconsciente, segundo o especialista, acaba sendo carregada pela pessoa emanalises e prognosticos de futebolmemória. E associada a elementos que compõem esse ambiente: as figuras do médico e do enfermeiro, o mobiliárioanalises e prognosticos de futebolum postoanalises e prognosticos de futebolsaúde, os corredoresanalises e prognosticos de futebolum hospital, a maca do consultório. "Trata-seanalises e prognosticos de futeboluma associaçãoanalises e prognosticos de futebolestímulos. A pessoa acaba se condicionando e tendo uma resposta emocional automática,analises e prognosticos de futebolformaanalises e prognosticos de futeboltaquicardia por exemplo", complementa.
Castellucci ressalta que há outras possibilidades, contudo. "A mente humana tem mecanismos muito complexos. Muitas vezes a questão não é exatamente com relação a um trauma médico, mas pode ser o queanalises e prognosticos de futebolfigura representa no imaginário daquele contexto. Em nossa cultura, por exemplo, é comum associar o médico a um status social hierarquicamente superior na sociedade", exemplifica. "Algumas pessoas criam uma espécieanalises e prognosticos de futebolresistência a esse tipoanalises e prognosticos de futebolhierarquia. Nesse caso, paciente transfere ao médico essa sensação, aanalises e prognosticos de futebolque algo que ela quer evitar."
Há ainda o fatoanalises e prognosticos de futebolque muitas pessoas têm aversão a mudanças. E, cientesanalises e prognosticos de futebolque um processoanalises e prognosticos de futebolcura eanalises e prognosticos de futeboltratamento configura orientações médicas para mudançasanalises e prognosticos de futebolhábitos, inconscientemente pode ser criada uma resistência. "Por isso essa síndrome aparece com frequênciaanalises e prognosticos de futeboldependentes químicos. É consequência, nesses casos,analises e prognosticos de futebolum temoranalises e prognosticos de futebolque haja uma orientação a largar o tipoanalises e prognosticos de futebolconduta", afirma.
Por fim, o psicólogo lembra que o meio culturalanalises e prognosticos de futebolcada um pode ser um fator desencadeador da síndrome. Seria, por exemplo, o casoanalises e prognosticos de futeboluma criança que, ainda sem compreender muito bem, vem a avó sendo tratadaanalises e prognosticos de futeboluma doença grave e, depois, morrendoanalises e prognosticos de futebolum ambiente hospitalar. "Essa experiência, profundamente negativa, acaba inconscientemente associando o 'ir ao médico' como algo negativo. Como se ir ao médico significasse riscoanalises e prognosticos de futebolmorrer", diz.
Estudos
Em um estudo conduzido pelo médico Stanley S. Franklin, especialistaanalises e prognosticos de futeboldoenças cardiovasculares e professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou-se que a síndrome, quando não tratada, aumentaanalises e prognosticos de futebolforma mais contundenteanalises e prognosticos de futebolpacientes mais velhos. A pesquisa constatou que a diferença entre as leiturasanalises e prognosticos de futebolpressãoanalises e prognosticos de futebolum ambiente hospitalar e fora dele vai se tornando maior quanto mais alta for a idade do paciente.
No trabalho, cujos resultados foram publicadosanalises e prognosticos de futebol2016, foram analisados 653 pacientes, todos eles com quadroanalises e prognosticos de futebolpressão alta. Eles foram acompanhados por 10 anos. Na conclusão do estudo, uma recomendação: que pacientes com quadroanalises e prognosticos de futebolhipertensão, sobretudo os idosos e com maior riscoanalises e prognosticos de futebolacidentes cardiovasculares, sejam examinados com maior frequência eanalises e prognosticos de futeboldiferentes ambientes - para que o diagnóstico seja resultadoanalises e prognosticos de futebolmúltiplas aferições.
O alerta é corroborado por um estudo mais recente, desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e publicado no último dia 10 no periódicoanalises e prognosticos de futebolpesquisas médicas Annals of Internal Medicine.
Na pesquisa, os cientistas concluíram que aqueles que não tratam a síndrome tem duas vezes mais chancesanalises e prognosticos de futebolmorreranalises e prognosticos de futeboldoença cardíaca do que as pessoas com pressão arterial normal. Em números, a pesquisa indicou 36% mais chancesanalises e prognosticos de futeboldoença cardíaca, 33% a maisanalises e prognosticos de futebolriscoanalises e prognosticos de futebolmorte e 109% no riscoanalises e prognosticos de futebolmorte por doença cardíacaanalises e prognosticos de futebolpessoas com esse quadro - quando comparados a pacientes sem a síndrome.
Ao mesmo tempo, os pesquisadores concluíram o que já era esperado: que os pacientes com hipertensão por causa da síndrome do jaleco branco costumam ser medicados com anti-hipertensivos desnecessariamente, justamente pelo diagnóstico equivocado. "Advertimos para que não sejam tratados excessivamente indivíduos assim. Pois [a medicação] poderia levar a pressões sanguíneas perigosamente baixas fora do consultório e causar efeitos colaterais desnecessários", pontua a médica Jordana B. Cohen, principal autora da pesquisa.
"Acreditamos que os indivíduos com hipertensão apenas no consultório precisam ser monitoradosanalises e prognosticos de futebolperto, para acompanhar se há uma transição entre o quadroanalises e prognosticos de futebolhipertensãoanalises e prognosticos de futebolcasa e do consultório", afirma ela.
Há alternativas que podem ajudar no diagnóstico. Os médicos da Universidade da Pensilvânia, por exemplo, sugerem equipamentosanalises e prognosticos de futebolmonitoração domiciliar e mesmo dispositivos portáteis que registram leituras automáticas ao longoanalises e prognosticos de futebol24 horas - podendo, assim, comparar as variaçõesanalises e prognosticos de futebolfunção do ambiente.
No estudo, Cohen aponta que uma das causas para a dificuldadeanalises e prognosticos de futeboltais protocolos é que há ainda um ceticismo sobre a importância da síndrome do jaleco branco. A médica analisou 27 estudos anteriores, compilando dadosanalises e prognosticos de futebol60 mil pacientes, para chegar a suas conclusões. "Está clara a necessidade prementeanalises e prognosticos de futebolaumentar o monitoramento da pressão arterial fora dos consultórios. Isso é fundamental para o diagnóstico da hipertensão", conclui a médica.
Em casa
Uma outra pesquisa, realizada pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e publicadaanalises e prognosticos de futebolnovembro, enfatizou que as mediçõesanalises e prognosticos de futebolpressão feitasanalises e prognosticos de futebolcasas costumam ser mais confiáveis do que as realizadasanalises e prognosticos de futebolconsultórios ou outros ambientes hospitalares. "Diante das evidências que se acumulamanalises e prognosticos de futebolfavor do monitoramento da pressão arterialanalises e prognosticos de futebolcasa, é horaanalises e prognosticos de futebolatualizar como o tratamento da hipertensão costuma ser acompanhado", defende.
"Como as evidênciasanalises e prognosticos de futebolfavor da HBPM (monitoramento da pressão arterialanalises e prognosticos de futebolcasa) continuam a se acumular, é horaanalises e prognosticos de futebolatualizar como a qualidade do tratamento da hipertensão é avaliada e relatada", defendem os pesquisadores Kevin Hwang e Eric Thomas, autores do estudo.
Eles constataram queanalises e prognosticos de futebol10% a 50% dos pacientes diagnosticados como hipertensos pelo hospital da universidade tinham leiturasanalises e prognosticos de futebolpressão dentro do normal, quandoanalises e prognosticos de futebolambiente mais confortável. Hwang e Thomas acreditam que dispositivos domésticos poderiam medir as pressões - e os dados seriam transmitidos pela internet para o médicoanalises e prognosticos de futebolcada um.
analises e prognosticos de futebol Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube analises e prognosticos de futebol ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosanalises e prognosticos de futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaanalises e prognosticos de futebolusoanalises e prognosticos de futebolcookies e os termosanalises e prognosticos de futebolprivacidade do Google YouTube antesanalises e prognosticos de futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueanalises e prognosticos de futebol"aceitar e continuar".
Finalanalises e prognosticos de futebolYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosanalises e prognosticos de futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaanalises e prognosticos de futebolusoanalises e prognosticos de futebolcookies e os termosanalises e prognosticos de futebolprivacidade do Google YouTube antesanalises e prognosticos de futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueanalises e prognosticos de futebol"aceitar e continuar".
Finalanalises e prognosticos de futebolYouTube post, 2