Diapixbet x flamengoFinados: como celebração dos mortos, que nasceu entre pagãos, foi incorporada pela Igreja:pixbet x flamengo
Na data, é comum que o papa faça uma cerimônia dedicada aos mortos na cripta do Vaticano.
"É um diapixbet x flamengocelebrar as vidaspixbet x flamengotodos os fiéis falecidos. No Brasil epixbet x flamengoPortugal, o dia é reservado para visitar os túmulos", comenta Altemeyer.
"Para os católicos, é diapixbet x flamengopenitência e recolhimento. Na casapixbet x flamengominha avó epixbet x flamengominha mãe, não se podia ligar rádio nem televisão. Era tempopixbet x flamengosilêncio interior e exterior, diapixbet x flamengorecitar o Salmo 24."
Origem
Conforme contextualiza o teólogo, apesar da formalização e da oficialização ter ocorrido apenas no século 10, já havia uma datapixbet x flamengomemória aos mortos desde os tempos pré-cristãos, inclusivepixbet x flamengoculturas do chamado paganismo antigo.
"A Igreja toma a data e 'batiza' com significado próprio", diz Altemeyer. "Mas celebrar os mortos é algo antropológico. Desde o Cro-Magnon (ou seja, das primeiras populaçõespixbet x flamengoHomo sapiens) temos ritos funerários epixbet x flamengoexpectativa do além túmulo."
E não é à toa que, na liturgia católica, o Diapixbet x flamengoFinados sucede o Diapixbet x flamengoTodos os Santos, celebradopixbet x flamengo1ºpixbet x flamengonovembro.
O "Martirológio Romano", o calendário oficial da Igreja, explica ambas as datas.
Sobre o Diapixbet x flamengoTodos os Santos, ele diz: "Solenidadepixbet x flamengotodos os Santos que estão com Cristo na Glória. Na mesma celebração festiva, a santa Igreja ainda peregrina sobre a terra venera a memória daqueles cuja companhia alegra os Céus, para que se estimule com o seu exemplo, se conforte com apixbet x flamengoproteção e com eles receba a coroa do triunfo na visão eterna da divina majestade".
E sobre o Diapixbet x flamengoFiados: "A Igreja, mãe piedosa, quer interceder diantepixbet x flamengoDeus pelas almaspixbet x flamengotodos os que nos precederam marcados com o sinal da fé e agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos desde o principio do mundo cuja fé só Deus conhece".
Santo Agostinho
Muito antespixbet x flamengoa Igreja Católica institucionalizar o Diapixbet x flamengoFinados, um livro lançou as bases para como os cristãos acabam tratando os mortos.
Trata-sepixbet x flamengoDe Cura pro Mortuis Gerenda, texto do ano 421, atribuído ao teólogo Agostinhopixbet x flamengoHipona (354-430), o Santo Agostinho.
"A obra trata do culto devido aos mortos. É uma preciosidade, com verdadeiras pérolas do maior teólogo da Igreja", comenta Altemeyer.
Conforme escreveu o estudioso da fé católica Carlos Martins Nabeto, especialistapixbet x flamengoDireito Canônico, na obra "Santo Agostinho aborda uma sériepixbet x flamengofatos importantes e interessantes a respeito dos mortos, que até hoje são conservados e respeitados pela Igreja".
"Entre outras coisas, fala da utilidade da oração pelos mortos (antiquíssimo testemunho do Purgatório, ainda que tal palavra não apareça), a possibilidade da aparição dos mortos aos vivos (por meio do ministério dos anjos ou por permissão diretapixbet x flamengoDeus), a oração dos santos falecidos a nosso favor, o dia que a Igreja dedica a todos os falecidos (Diapixbet x flamengoFinados)", exemplifica o estudioso.
Uma celebraçãopixbet x flamengoFinados,pixbet x flamengocerta forma, está implícita no seguinte trecho do livro - o que sugere que, mesmo longepixbet x flamengoter sido formalizada e oficializada pelo rito católico, já se faziam as orações aos mortospixbet x flamengogeral,pixbet x flamengodata específica.
"A Igreja tomou para si o encargopixbet x flamengoorar por todos aqueles que morreram dentro da comunhão cristã e católica. Ainda que não conheça todos os nomes, ela os inclui numa comemoração geral", diz a obra.
Santo Agostinho também aborda questões referentes aos ritos fúnebres, ressaltando que "não deixapixbet x flamengoser marca dos bons sentimentos do coração humano escolher para seus entes queridos que serão sepultados um lugar próximo aos túmulos dos santos".
"Já que o sepultamento é, por si só, uma obra religiosa, a escolha do local não poderia ser estranha ao ato religioso. É consolo para os vivos, uma formapixbet x flamengotestemunharpixbet x flamengoternura para com os familiares desaparecidos. Não enxergo, porém, como os mortos podem encontrar aí alguma ajuda, a não ser quando o lugar onde descansam é visitado e são encomendados, pela oração [dos visitantes], à proteção dos santos junto ao Senhor. Contudo, isso pode ser feito ainda quando não é possível sepultá-lospixbet x flamengotais lugares santos", afirma.
Sobre túmulos construídos como verdadeiros monumentos, o teólogo também faz considerações.
"Isso é feito para que as pessoas continuem a se lembrar deles, para que não aconteça de, tendo sido retirados da presença dos vivos, também sejam retirados do coração pelo esquecimento", escreve.
"Aliás, o termo 'memorial' indica claramente esse sentidopixbet x flamengorecordação, da mesma forma como 'monumento' significa 'o que traz à mente', ou seja, o que a faz recordar. Eis o motivo pelo qual os gregos chamampixbet x flamengomnemeion ao que chamamospixbet x flamengo'memória' ou 'monumento'. Na língua deles, 'mnème' significa 'memória', a faculdade com a qual recordamos."
Agostinho trata da importância das orações aos mortos. "Assim, quando o pensamentopixbet x flamengoalguém se concentra sobre o lugar onde o corpopixbet x flamengoum ente querido jaz e esse local esteja consagrado pelo nomepixbet x flamengoum mártir venerável, então a afeição amorosa recorda-se e reza, recomendando o falecido querido a esse mártir", pontua.
Luto
"A morte é natural, é universal, e não pode ser tratada como um tabu", diz a psicóloga Maria Helena Pereira Franco, estudiosa do luto e professora da PUC-SP.
"As culturas e as sociedades vivem o lutopixbet x flamengoacordo com uma herança que vem há séculos e vai dando sentido a uma experiência importante como a morte, carregadapixbet x flamengosignificados próprios que passam pela espiritualidade e pela religião."
De acordo com a pesquisadora, para compreender essa questão cultural é preciso terpixbet x flamengomente que o homem não têm conhecimento definitivo do que acontece depois da morte.
E, mesmo do pontopixbet x flamengovista biológico, entender a morte do corpo é uma consciência relativamente recente.
"Na faltapixbet x flamengoexplicações, o homem foi construindo significados. E esses significados, ao longo da história, foram pautando comportamentos", explica ela.
Seja na maneirapixbet x flamengorealizar os procedimentos referentes ao velório, seja no Diapixbet x flamengoFinados, variações desse comportamento são notadospixbet x flamengodiversas culturas.
Sobretudopixbet x flamengocidades menores, no Brasil ainda é costume que um carro com alto-falantes percorra as ruas da cidade divulgando a "notapixbet x flamengofalecimento" e convidando a todos para participarem do velório e do enterro.
Ao redor do mundo
No interior da Itália, por exemplo, é comum que, quando um parente morre, familiares afixem no portão da casa um aviso fúnebre, muitas vezes decorado com fitas e ilustrado com uma fotografia do falecido, alémpixbet x flamengoum texto semelhante aos anúnciospixbet x flamengoobituáriopixbet x flamengojornal.
Já a celebraçãopixbet x flamengoFinados mais famosa, sem dúvida, é a que ocorre no México.
"É uma cerimônia bastante conhecida. Eles promovem um momentopixbet x flamengoencontro entre os vivos, que vão celebrar, visitar e honrar seus mortos nos cemitérios", explica Franco.
"Há varias comidas que são próprias dessa época, comportamentos que são esperados... É muito bonita como cerimônia."
Alegria também está presente no rito fúnebrepixbet x flamengoBali. Lá, o mais comum é que os mortos sejam cremados. E a cerimônia é acompanhada por uma grande festapixbet x flamengohonra ao falecido.
Conhecida por ser a capital do jazz, Nova Orleans, nos Estados Unidos, tem também um ritual fúnebre embalada pelo gênero musical.
Trata-sepixbet x flamengouma procissão fúnebre que mescla tradições africanas, francesas e afro-americanas. Conduzidos por uma banda, os enlutados alternam entre alegria e tristeza.
É uma celebração catártica, que procura evocar bons momentos vividos pelo morto.
Comunidades budistas da Mongólia e do Tibete acreditam ser necessário devolver o corpo à natureza, para que a alma sigapixbet x flamengofrente.
Assim, têm o costumepixbet x flamengocortar o defuntopixbet x flamengopedaços e, então, depositá-lo no altopixbet x flamengouma montanha, para que abutres façam o trabalho.
Nas Filipinas, diferentes grupos étnicos lidampixbet x flamengoforma diferente com a morte e com as práticas funerárias.
Os integrantes da cultura Itneg têm o hábitopixbet x flamengovestir os defuntos com as melhores roupas, sentarem-nopixbet x flamengouma cadeira e colocar um cigarro aceso empixbet x flamengoboca.
Benguet, porpixbet x flamengovez, vendam os mortos e os velam ao lado da entrada principal da casa.
Já os Caviteño sepultam os mortos fazendopixbet x flamengoum tronco ocopixbet x flamengoárvore o caixão. Os Apayo enterram os mortos sob o chão da cozinha.
Em Madagascar, porpixbet x flamengovez, persiste o costumepixbet x flamengoum ritual chamado farmadihana.
Trata-sepixbet x flamengouma celebração, que ocorre geralmente a cada sete anos,pixbet x flamengoque familiares exumam os restos mortaispixbet x flamengoseus entes queridos, pulverizando os ossos com vinho ou perfume. Uma banda acompanha a cerimônia, que ocorrepixbet x flamengoforma feliz.
Em Gana, é costume que o morto seja enterradopixbet x flamengocaixões que representem o que ele faziapixbet x flamengovida, do trabalho aos hobbies.
Executivos, por exemplo, podem ser sepultadospixbet x flamengosarcófagospixbet x flamengoformapixbet x flamengocarrospixbet x flamengoluxo; um fotógrafo pode ser enterradopixbet x flamengouma câmera fotográfica gigante; um pecuarista,pixbet x flamengoum caixão que represente uma vaca.
- Texto publicado originalmentepixbet x flamengo31pixbet x flamengooutubropixbet x flamengo2018pixbet x flamengohttp://vesser.net/geral-46026338
pixbet x flamengo Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pixbet x flamengo ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet x flamengoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet x flamengousopixbet x flamengocookies e os termospixbet x flamengoprivacidade do Google YouTube antespixbet x flamengoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet x flamengo"aceitar e continuar".
Finalpixbet x flamengoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet x flamengoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet x flamengousopixbet x flamengocookies e os termospixbet x flamengoprivacidade do Google YouTube antespixbet x flamengoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet x flamengo"aceitar e continuar".
Finalpixbet x flamengoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet x flamengoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet x flamengousopixbet x flamengocookies e os termospixbet x flamengoprivacidade do Google YouTube antespixbet x flamengoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet x flamengo"aceitar e continuar".
Finalpixbet x flamengoYouTube post, 3