Como é a 'serpente gigante' que cientistas querem usar para limpar os oceanos:roleta de decisoes online

Legenda da foto, Objetivo do 'projeto serpente' é coletar lixo da chamada 'ilharoleta de decisoes onlinelixo' do Oceano Pacífico | Crédito: The Ocean Cleanup

Mas poucas são as iniciativasroleta de decisoes onlinetentar limpar os oceanos por dentro.

Alguns especialistas se mostram céticos com a iniciativaroleta de decisoes onlineSlat. E, apesar dos testes e simulações digitais, ninguém sabe ao certo se a "serpente" vai funcionar.

Por um lado, alguns acham que poderia ser uma distração para o problema mais eminente: o despejoroleta de decisoes onlineplástico no mar. Por outro lado, há o receioroleta de decisoes onlineque a operação possa causar sérios danos à vida marinha.

Mas Boyan Slat eroleta de decisoes onlineequipe da organização sem fins lucrativos The Ocean Cleanup (A Limpeza do Oceano,roleta de decisoes onlinetradução livre) estão convencidosroleta de decisoes onlineque a enorme quantidaderoleta de decisoes onlineplástico nos oceanos exige ação imediata.

Legenda da foto, Até quem tem ressalvasroleta de decisoes onlinerelação ao efeito prático da ideiaroleta de decisoes onlineBoyan Slat aplaude a iniciativaroleta de decisoes onlinese tentar limpar os oceanos por dentro | Crédito: The Ocean Cleanup

Qual é o objetivo?

O objetivo da equiperoleta de decisoes onlineSlat é alcançar o Pacífico oriental,roleta de decisoes onlineespecial a ilha da sujeira, onde as correntes circulares marinhas têm concentrado uma grande quantidaderoleta de decisoes onlineplásticoroleta de decisoes onlineuma única área.

A meta é reduzir à metade a contaminação dessa área a cada cinco anos,roleta de decisoes onlinemodo queroleta de decisoes online2040 todo o lixo tenha desaparecido.

"Temos muita pressa", disse Lonneke Holierhoek, diretoraroleta de decisoes onlineoperações do projeto, cuja sede ficaroleta de decisoes onlineRotterdam, na Holanda.

O governo holandês é um dos principais patrocinadores, junto com algumas empresas e investidores endinheirados. O projeto, estimadoroleta de decisoes onlinepelo menos US$ 20 milhões (R$ 80 milhões), já deixouroleta de decisoes onlineser uma ideiaroleta de decisoes onlineum jovem para se transformar numa iniciativa internacional.

No escritório do projeto, é forte o cheiroroleta de decisoes onlinealgas e lixo. Nas mesas e no chão, há caixas cheiasroleta de decisoes onlinefragmentosroleta de decisoes onlineplástico, trazidos do marroleta de decisoes onlineexpedições anteriores e que representam um lembrete da tarefa que os envolvidos na empreitada têm pela frente.

"Se não fizermos isso", diz Holierhoek, "todo esse plástico começará a se decomporroleta de decisoes onlinepedaços cada vez menores, e quanto menores as peças, mais prejudiciais serão e mais difícil será extraí-las do ambiente marinho."

Pule YouTube post
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta de decisoes onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta de decisoes onlineusoroleta de decisoes onlinecookies e os termosroleta de decisoes onlineprivacidade do Google YouTube antesroleta de decisoes onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta de decisoes online"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta de decisoes onlineterceiros pode conter publicidade

Finalroleta de decisoes onlineYouTube post

Holierhoek é uma engenheira que tem passado as últimas duas décadas dedicando-se a projetos distantes das costas. Não é uma ativista, mas alguém com grande experiênciaroleta de decisoes onlinetrabalhar com enormes estruturas no mar.

Para ela, o projeto serpente é um esforço legítimo para tentar reverter a maréroleta de decisoes onlinecontaminação. "Mais do que falar do problema ouroleta de decisoes onlineprotestar, trata-seroleta de decisoes onlinetentar resolvê-lo", afirma a engenheira.

Como funciona?

O principal elemento do "projeto serpente" é o sistemaroleta de decisoes onlinecoleta, que é passivo. Isso significa que não há mecanismos ou máquinas. Em vez disso, foi projetado para se mover e pegar gentilmente qualquer plásticoroleta de decisoes onlineseu caminho.

A máquina tem a formaroleta de decisoes onlineuma cobra gigante e é composta por seçõesroleta de decisoes onlinetubos. Mede 600 metrosroleta de decisoes onlinecomprimento e flutuaroleta de decisoes onlineformaroleta de decisoes online"U". Por baixo, carrega uma telaroleta de decisoes onlinetrês metros.

O objetivo é que o sistemaroleta de decisoes onlinecoleta capture plásticos até formar uma massa densa. O peixe deve poder nadar debaixo dele e, como o aparelho tem superfícies lisas, a esperança é que nenhuma espécie sofra danos.

O sistema leva câmeras a bordo, cuja função é monitorar a operação. Aproximadamente a cada seis semanas, um navio viajará até a "serpente" para coletar todo o plástico coletado e levá-lo ao continente, onde será reciclado.

Legenda da foto, "Temos muita pressa", disse Lonneke Holierhoek, diretoraroleta de decisoes onlineoperações do 'projeto serpente' | Crédito: The Ocean Cleanup

Todo material recuperado deve ser transformadoroleta de decisoes onlineprodutos a serem comercializados com o seloroleta de decisoes online"feitos a partirroleta de decisoes onlineplástico marinho". Eles serão vendidos a um preço mais alto.

Quais são os potenciais problemas?

Alguns especialistas ouvidos pela BBC News temem que a vida marinha sofra danos.

Qualquer coisa que seja lançada ao mar se cobreroleta de decisoes onlinealgas rapidamente, atraindo plânctons que, porroleta de decisoes onlinevez, atraem peixes pequenos e,roleta de decisoes onlineseguida, peixes maiores.

É por isso que, por exemplo, frotasroleta de decisoes onlinepesca industrial instalam "dispositivosroleta de decisoes onlineagregaçãoroleta de decisoes onlinepeixes" para fazer o papelroleta de decisoes onlineengodo.

Mas Lonneke Holierhoek tem uma resposta a essas questões. Ela Afirma que um estudo ambiental independente descobriu que esse impacto pode ser minimizado, por exemplo, gerando um ruído pouco antesroleta de decisoes onlineo plástico ser coletado, a fimroleta de decisoes onlineafugentar o peixe.

Mas Sue Kinsey, da Sociedaderoleta de decisoes onlineConservação Marinha, é uma das que não está convencidaroleta de decisoes onlineque o projeto serpente vai ajudar a resolver o problema da poluição sem causar danos.

Ela diz admirar a paixão e forçaroleta de decisoes onlinevontade dos envolvidos com o projeto, mas o vê com ressalvas.

Legenda da foto, A cada ano, milhõesroleta de decisoes onlinetoneladasroleta de decisoes onlinelixo vão parar nos oceanos

"O principal problema são as criaturas que flutuam passivamente no oceano e não conseguem sair do caminho: uma vez que estão nesse campo, elas ficarão presas sem poderem se mover", diz.

Ela também garante que,roleta de decisoes onlinetermosroleta de decisoes onlinecusto, é mais eficaz limpar as praias e se concentrarroleta de decisoes onlineevitar que mais plásticos cheguem aos oceanos.

O professor Richard Lampitt, do Centro Nacionalroleta de decisoes onlineOceanografia do Reino Unido, também elogia o projeto, mas reconhece que grande parte do plástico que vai parar no mar afunda relativamente rápido,roleta de decisoes onlinemodo que o esforço não faria uma grande diferença.

Lampitt também destaca os efeitos ao meio ambiente para a construção e execução do projeto serpente, que prevê a construçãoroleta de decisoes online60 dispositivosroleta de decisoes onlinecoleta e o transporte dos barcos emroleta de decisoes onlineida e volta, tudo para recuperar aproximadamente 8 mil toneladasroleta de decisoes onlineplástico por ano.

"A relaçãoroleta de decisoes onlinecusto benefício não é nada vantajosa", diz o professor.

No entanto, um dos pesquisadores do projeto, Laurent Lebreton, diz que o esforço vale a pena. Ele argumenta que os resíduos humanos têm um impacto negativo no mundo natural.

Legenda da foto, O plástico se tornou parte da cadeia alimentar", diz Laurent Lebreton, um dos pesquisadores do 'projeto serpente' | Crédito: The Ocean Cleanup

Lebreton mostra como um pequeno pedaçoroleta de decisoes onlinecoral branco cresceuroleta de decisoes onlinetorno das fibrasroleta de decisoes onlineuma velha rederoleta de decisoes onlinepesca e como na borda irregularroleta de decisoes onlineuma garrafaroleta de decisoes onlineplástico há marcas inconfundíveisroleta de decisoes onlinedentes deixados pela mordidaroleta de decisoes onlineum peixe.

"Os peixes engolem esse plástico e esses mesmos peixes acabamroleta de decisoes onlinenosso prato mais tarde, o plástico se tornou parte da cadeia alimentar", diz Lebreton.

"Há uma solução: primeiro você precisa ter certezaroleta de decisoes onlineque o plástico não entra no ambiente natural, e então você tem que coletar tudo o que acumulamos desde a décadaroleta de decisoes online1950", acrescenta.

O sistemaroleta de decisoes onlinecoleta levará três semanas para chegar à ilharoleta de decisoes onlinelixo, localizada a cercaroleta de decisoes online2 mil quilômetros da costa da Califórnia.

Ainda neste ano, deverão estar disponíveis os primeiros resultadosroleta de decisoes onlinecomo está funcionando o primeiro projeto serpente, que pretende limpar os oceanos por dentro.