O que é o fenômeno 'Terra estufa' e por que estamos caminhando para ele, segundo novo estudo:betano aviator como jogar
Os cientistas envolvidos no trabalho dizem que o aquecimento ocorrido até agora e o que deve provavelmente ocorrer nas próximas décadas podem mudar radicalmente algumas das forças naturais da Terra que hoje nos protegem e transformá-lasbetano aviator como jogarnossas inimigas.
A cada ano, as florestas, oceanos e terra do planeta absorvem cercabetano aviator como jogar4,5 bilhõesbetano aviator como jogartoneladasbetano aviator como jogarcarbono que iriam parar na atmosfera e elevariam a temperatura do planeta.
Mas, conforme o mundo se aquece, essas "esponjas" que absorvem carbono podem se tornar fontesbetano aviator como jogaremissãobetano aviator como jogarCO2 e piorar significativamente os problemas do aquecimento global.
Seja o gelo permanente das regiões ao norte do planeta, que guarda milhõesbetano aviator como jogartoneladasbetano aviator como jogargases causadores do efeito estufa, ou a Floresta Amazônica, há o receiobetano aviator como jogarque, conforme nos aproximamosbetano aviator como jogarum patamarbetano aviator como jogar2ºC acima dos níveis pré-industriais, serão maiores as chancesbetano aviator como jogarque esses aliados naturais liberem mais carbono do que hoje absorvem.
Em 2015, governosbetano aviator como jogartodo o mundo se comprometerambetano aviator como jogarmanter a elevação das temperaturas abaixo dos 2ºC - e a trabalhar para manter isso abaixobetano aviator como jogar1,5ºC. Mas segundo os autores do estudo, os planos atuaisbetano aviator como jogarcortar emissões podem não ser suficientes, caso suas análises estejam corretas.
"O que estamos vendo é que, ao atingir um aquecimentobetano aviator como jogar2ºC, podemos chegar a um pontobetano aviator como jogarque o controle desse mecanismo ficará inteiramente nas mãos do planetabetano aviator como jogarsi", diz à BBC News Johan Rockström, coautor do estudo e pesquisador do institutobetano aviator como jogarpesquisas Stockholm Resilience Centre, na Suécia.
"Nós estamos no controle agora, mas, se ultrapassarmos os 2ºC, veremos o sistema da Terra deixarbetano aviator como jogarser um amigo para se tornar um inimigo - colocaremos nosso destino nas mãosbetano aviator como jogarum sistema planetário que está começando a se desequilibrar."
Atualmente, as temperaturas globais já aumentaram 1ºC acima dos níveis pré-industriais e estão subindo cercabetano aviator como jogar0,17ºC a cada década.
No estudo, os autores analisaram dez sistemas naturais, que eles chamambetano aviator como jogar"processosbetano aviator como jogarfeedback".
Hoje, esses sistemas ajudam a humanidade a evitar os piores impactos das emissõesbetano aviator como jogarcarbono e o aumentobetano aviator como jogartemperatura e incluem florestas, o gelo do mar do Ártico, hidratosbetano aviator como jogarmetano e o fundo do oceano.
A preocupação é que, se um desses sistemas cruzar um limiar e começar a emitir grandes quantidadesbetano aviator como jogarCO2 na atmosfera, os outros podem passar a fazer o mesmo comobetano aviator como jogaruma fileirabetano aviator como jogardominós.
O que é exatamente o fenômeno 'Terra Estufa'?
Em poucas palavras, não é nada bom.
De acordo com a pesquisa, a entrada no períodobetano aviator como jogar"Terra Estufa" levaria à temperatura global mais alta já enfrentada pelo planeta nos últimos 1,2 milhãobetano aviator como jogaranos.
O clima poderia se estabilizar com uma temperaturabetano aviator como jogar4ºC a 5ºC acima dos níveis pré-industriais. Graças ao derretimentobetano aviator como jogargelo, os mares podem se elevarbetano aviator como jogar10 a 60 metros acima dos níveisbetano aviator como jogarhoje.
Isso significaria que partes da Terra ficariam inabitáveis. Os impactos seriam "massivos, algumas vezes abruptos e com certeza preocupantes", dizem os autores.
O único lado positivo, se é que se pode dizer isso, é que os piores efeitos não seriam sentidos por um século ou dois. Por outro lado, não seria possível fazer nada quanto a isso, uma vez iniciado o processo.
As atuais ondasbetano aviator como jogarcalor na Europa estão ligadas a esse cenário?
Os autores afirmam que os eventos climáticos extremos que vemos hoje no mundo não podem ser associados diretamente ao riscobetano aviator como jogarultrapassarmos o patamarbetano aviator como jogar2ºC.
Mas eles argumentam que isso pode ser uma evidênciabetano aviator como jogarque a Terra é mais sensível ao aquecimento do que se pensava antes.
"Devemos aprender com esses eventos e considerá-los uma evidênciabetano aviator como jogarcomo temosbetano aviator como jogarser mais cautelosos", disse Rockström.
"Isso indica que, se algo assim pode ocorrer com uma elevaçãobetano aviator como jogar1ºC, não deveríamos ficar surpresos ou desconsiderar conclusõesbetano aviator como jogarque coisas assim podem ocorrerbetano aviator como jogarforma mais abrupta do que imaginávamos."
Mas não sabíamos desses riscos antes?
O que os autores do estudo afirmam é que, até agora, subestimamos o poder e a sensibilidadebetano aviator como jogarsistemas naturais.
As pessoas pensavam que as mudanças climáticas se tornariam uma emergência global com elevaçõesbetano aviator como jogar3ºC a 4ºC até o fim deste século.
Mas a pesquisa aponta que, acimabetano aviator como jogar2ºC, há um risco significativobetano aviator como jogarvermos mudanças drásticasbetano aviator como jogarsistemas naturais que hoje mantêm as temperaturas mais baixas e se transformariambetano aviator como jogargrandes fontesbetano aviator como jogarcarbono que nos colocariambetano aviator como jogarum "caminho irreversível" rumo a um mundobetano aviator como jogar4ºC a 5ºC mais quente do que antesbetano aviator como jogar1850.
Há alguma boa notícia nisso tudo?
Surpreendentemente, sim! Podemos evitar esse cenário, mas isso exigirá um enorme reajuste na nossa relação com o planeta.
"Mudanças climáticas e outras que ocorram no planeta mostram que nós humanos estamos impactando o sistema da Terra a nível global. Isso significa que, como uma comunidade global, podemos mudar nosso relacionamento com o planeta para influenciar as condições do planeta no futuro", diz a coautora do estudo Katherine Richardson, da Universidadebetano aviator como jogarCopenhague, na Dinamarca.
"Esse estudo identifica alguns fatores que podem ser usados para isso."
Então, não apenas precisaremos pararbetano aviator como jogarusar combustíveis fósseis até o meio desse século como vamos precisar plantar muitas árvores, proteger florestas, pensarbetano aviator como jogarcomo bloquear raios solares e criar máquinas para retirar carbono do ar.
Os autores afirmam que uma reorientação totalbetano aviator como jogarvalores humanos, comportamento e tecnologia é necessária. Todos teremosbetano aviator como jogarnos transformarbetano aviator como jogarprotetores da Terra.
O que dizem os outros cientistas?
Alguns afirmam que os autores desse estudo são muito extremistas. Outros afirmam que suas conclusões são perfeitamente válidas.
"Como resultado do impacto humano sobre o clima, a nova pesquisa argumenta que estamos alémbetano aviator como jogarqualquer chance da Terra se resfriar 'por conta própria'", diz Phil Williamson, da Universidadebetano aviator como jogarEast Anglia, no Reino Unido.
"Juntos, esses efeitos podem acrescentar mais meio grau ao aquecimento até o fim do século, pelo qual seríamos diretamente responsáveis, e, assim, cruzaríamos um limiarbetano aviator como jogartornobetano aviator como jogar2ºC, fazendo com que ocorressem mudanças irreversíveis ao planeta."
Outros se preocupam com a fé dos autoresbetano aviator como jogarque a humanidade será capazbetano aviator como jogarentender a gravidade do problema.
"Dadas as evidências na história da humanidade, parece ser uma esperança ingênua", diz Chris Rapley, da University College London, no Reino Unido.
"Em uma épocabetano aviator como jogarpopulismobetano aviator como jogardireita generalizado, junto com a rejeição das mensagens que partem das chamadas 'elites cosmopolitas' e a negação das mudanças climáticas como uma questão séria, a probabilidadebetano aviator como jogarque a combinaçãobetano aviator como jogarfatores necessária para que a humanidade leve o planeta rumo a um 'estado intermediário' aceitável é próximabetano aviator como jogarzero."