Arquiteto propõe solução inusitada para quem não pode comprar uma casa: adquirir metade:vinicius betesporte
O que você achavinicius betesporteser donovinicius betesportemetadevinicius betesporteuma casa? É uma solução oferecida no Chilevinicius betesporteresposta ao crescimento da população nas cidades.
"Teríamos que construir uma cidadevinicius betesporte1 milhãovinicius betesportepessoas por semana para acomodar todo mundo", diz o arquiteto Alejandro Aravena.
"Se não resolvermos essa equação, isso não significa que as pessoas deixarãovinicius betesportevir para as cidades. Elas virãovinicius betesportequalquer jeito, mas vão vivervinicius betesportecondições péssimas."
Por isso, Alejandro desenhou essas "metadesvinicius betesportecasas", no bairrovinicius betesporteVilla Verde,vinicius betesporteConstitución, no Chile.
Cada uma é capazvinicius betesporteabrigar uma famíliavinicius betesporte4 pessoas. Os moradores podem construir a outra metade, se puderem pagar. A maioria das 500 casasvinicius betesporteVilla Verde agora têm a segunda metade.
"É uma das coisasvinicius betesporteque mais gostei. Você pode construirvinicius betesportecasa do jeito que quiser", diz Rosa, uma das moradoras.
Casas assim também existemvinicius betesporteGana, África do Sul, Tailândia e México. A população mundial deve atingir 9 bilhões até 2050. Mais casas serão necessárias, principalmente pertovinicius betesportecentros urbanos.
Será que essa ideia daria certo no Brasil?