O que acontece com o corpo no treinobragantino e goiásalta intensidade - e por que ele é eficiente:bragantino e goiás

Mulher fazendo flexões

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os preparadores físicos advertem que nem todas as pessoas estão aptas a realizar exercíciosbragantino e goiásalta intensidade

bragantino e goiás A fórmula não está no mundo fitness há muito tempo, mas parece ter chegado para ficar: exercíciosbragantino e goiásalta intensidadebragantino e goiásespaços mais curtosbragantino e goiástempo, como pequenos intervalos para recuperação, significam melhores resultados.

Conhecido no Brasil como "treino HIIT" - siglabragantino e goiásinglês da expressão high intensity interval training (treino intervaladobragantino e goiásalta intensidade) -, o método se popularizoubragantino e goiásdiversos países e é moda entre celebridades.

Diversos estudos sobre esse tipobragantino e goiástreino ressaltam os benefícios que ele oferece ao organismo, alémbragantino e goiásalertarem para os riscosbragantino e goiáspraticá-lo, especialmente se feitobragantino e goiásmaneira indevida ou sem acompanhamento médico.

Mulher fazendo exercícios

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O treino intervaladobragantino e goiásalta intensidade vem se popularizandobragantino e goiásdiversos países

Mas sabemos o que acontece exatamente com o organismo quando nos submetemos a movimentosbragantino e goiásexplosãobragantino e goiásforma repetitiva?

O médico Michael Mosley, cujos programas na BBC abordam a saúde humana, procurou responder essa pergunta no programa Getting fit ("entrandobragantino e goiásforma").

BBC

- bragantino e goiás O que é o treinamento intervalado? São períodosbragantino e goiásmuito esforço físico (entre 80% e 90% da frequência cardíaca máxima do indivíduo), acompanhadosbragantino e goiásum tempo curtobragantino e goiásrecuperação. Essa combinação se repete várias vezes ao longobragantino e goiásalguns minutos.

- Um exemplo: uma corrida com tirosbragantino e goiásvelocidade,bragantino e goiásque se percorre uma distânciabragantino e goiás20 metros 10 vezes consecutivas, com um minutobragantino e goiásdescanso entre cada tiro.

- A distância, a velocidade e o tempobragantino e goiásrecuperação podem variarbragantino e goiásacordo com o condicionamentobragantino e goiáscada pessoa e com o tipobragantino e goiásesporte a que está habituada.

- No casobragantino e goiásum ciclista, por exemplo, ele poderia pedalar a uma cadência máxima durante 20 segundos ou 30 segundos, diminuir o ritmo para se recuperar durante um minuto e, na sequência, voltar a acelerar por outros 30 segundos.

BBC

Mosley procurou um grupobragantino e goiásespecialistas para mostrar o que acontece dentro do nosso corpo quando ele é exigido quase até o limitebragantino e goiássua capacidade.

"Quando exigimos ao máximo nosso corpo, o açúcar armazenado nos músculos é liberado e utilizado como combustível durante o exercício", explica Mosley.

Homem fazendo remada

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Treinosbragantino e goiásalta intensidade combinam exercíciosbragantino e goiásexplosão com pequenos intervalos para descanso

Já nos primeiros segundos do exercício, o organismo busca todas as fontesbragantino e goiásenergiabragantino e goiásque dispõe para responder ao esforço.

E é o glicogênio - a forma como nosso corpo estoca a glicose nos músculos - que permite a combustão que ativa o sistema aeróbico.

Durante o programa, um voluntário realizou uma sequênciabragantino e goiásexercíciosbragantino e goiásalta intensidadebragantino e goiásuma bicicleta, enquanto se monitoravam os níveisbragantino e goiásglicose nos músculosbragantino e goiásumabragantino e goiássuas pernas antes e depois do esforço físico.

O médico Niels Vollaard acompanhou as medições, por meiobragantino e goiásuma ecografia.

"Os testes mostram menos zonas escuras nos músculos depois do exercício, o que significa que o glicogênio foi reduzido consideravelmente, cercabragantino e goiás24%", destacou.

Mosley explica que o corpo responde ao esforço aumentando a resistência, estimulando os genes que melhoram a função cardiovascular - a qual, porbragantino e goiásvez, ativa todo o organismo.

"Todos os exercícios liberambragantino e goiásuma forma oubragantino e goiásoutra o glicogênio dos músculos, mas osbragantino e goiásalta intensidade o fazembragantino e goiásuma forma mais rápida e efetiva."

O experimento exibido pelo programa foi feito com um grupobragantino e goiásseis colegasbragantino e goiástrabalho, que durante cinco semanas seguiram uma rotinabragantino e goiásexercíciosbragantino e goiásalta intensidade.

Voluntário do programa da BBC
Legenda da foto, Os exercíciosbragantino e goiásalta intensidade com intervalos para recuperação podem exigir até 80% da capacidade física

Ao final do processo, Vollaard constatou que o desempenho físico do grupo como um todo melhoroubragantino e goiásmédia 11%, tendo chegado a 14%bragantino e goiásum dos participantes.

A vantagem do treino intervaladobragantino e goiásalta intensidade é que, quando o corpo é submetido a um esforço extenuante, ele continua trabalhando mesmo depois do fim do exercício para voltar ao estado normal.

Esse processo é conhecido como homeostase, que se encarregabragantino e goiásmanter as condiçõesbragantino e goiásequilíbriobragantino e goiáscada uma das células que compõem o corpo.

Assim, mesmo horas depois do exercício, durante a fasebragantino e goiásrecuperação, o metabolismo continua ativo devido ao impacto que esses exercícios têm sobre o corpo - por exemplo, melhorando a sensibilidade à insulina, que controla a quantidadebragantino e goiásglicose nas células.

Mesmo diante dos benefícios, Mosley reitera o alertabragantino e goiásque os exercíciosbragantino e goiásalta intensidade não são indicados para qualquer pessoa, e que aqueles que não têm um condicionamento físico mínimo ou que têm algum tipobragantino e goiáscondição que os impeçabragantino e goiásrealizar esforço deveriam evitar esse tipobragantino e goiástreino antesbragantino e goiásconsultar um médico.