Como cola inspiradasorte esportiva é confiávelgosmasorte esportiva é confiávellesma pode ajudar a salvar vidas:sorte esportiva é confiável

Dusky Arion slug

Crédito, SPL

Legenda da foto, Lesmas serviramsorte esportiva é confiávelinspiração para um novo tiposorte esportiva é confiável'biocola' super aderente

Conseguir uma substância que grudesorte esportiva é confiáveluma superfície úmida tem sido um grande desafio - basta lembrar do que acontece quando você tenta colocar um band-aid no dedo molhado.

Cientistas do Instituto Wyss para Engenharia Biologicamente Inspirada da Universidadesorte esportiva é confiávelHarvard buscaram inspiração na lesma Arion fuscus, que produz um muco pegajoso como defesa contra predadores.

"Criamos nosso material para ter as principais características do muco da lesma e o resultado é muito positivo", conta o pesquisador Jianyu Li.

A "biocola" produzida é formada por dois componentes - o adesivosorte esportiva é confiávelfato e um "amortecedor bioquímico".

A alta viscosidade se deve à combinaçãosorte esportiva é confiáveltrês fatores: a atração entre a carga positiva da cola e a carga negativasorte esportiva é confiávelcélulas do corpo; ligações covalentes entre os átomos na superfície da célula e a cola; e a forma como a cola penetra fisicamente nas superfícies do tecido.

Adesivo inpirado nas lesmas

Crédito, J Li

Legenda da foto, Nova cola é formada por dois componentes - o adesivosorte esportiva é confiávelfato e um 'amortecedor bioquímico'

Mas é o componente "amortecedor " que é crucial - ele dilui o estresse físico e a tensão para que o componente adesivo permaneça grudado.

Os experimentos realizados, publicados na revista Science, mostram que a cola não é tóxica para o tecido vivo e é três vezes mais forte do que qualquer outro adesivo médico.

"Estou muito impressionado com esse sistema. Resolvemos um grande desafio e abrimos grandes oportunidades na área médica", afirma Li.

"As aplicações são bem amplas - o material é muito resistente, elástico e adaptável, o que é muito útil quando você deseja interagir com um tecido dinâmico, como o coração ou os pulmões".

Ele pode ser usado como um esparadrapo na pele ou como um líquido injetadosorte esportiva é confiávelferimentos mais profundos no corpo.

Há também a ideiasorte esportiva é confiávelutilizá-lo como formasorte esportiva é confiávelliberar drogas para partes específicas do corpo ou para colar dispositivos médicossorte esportiva é confiávelórgãos, como aqueles que ajudam o coração a bater.

A nova cola adere a uma superfíciesorte esportiva é confiáveltrês minutos e vai ficando mais forte. Em meia hora, está tão resistente quanto a própria cartilagem do corpo.

'Alta demanda'

"É muito legal, devo admitir", afirma Chris Holland, do departamentosorte esportiva é confiávelciência e engenhariasorte esportiva é confiávelmateriais da Universidadesorte esportiva é confiávelSheffield, no Reino Unido.

"Claramente supera as alternativas no mercado e existe uma demanda potencial muito alta", avalia.

"Ainda é muito incipiente, mas esse tiposorte esportiva é confiávelcoisa pode ser parte do kit padrãosorte esportiva é confiávelum cirurgião", acrescenta.

Embora ainda não exista uma tecnologia pronta para uso médico,sorte esportiva é confiávelcapacidade já foi provada mecanicamentesorte esportiva é confiávellaboratório. Foram realizados testes com ratos e com um porco - os cientistas selaram um buraco no coração do animal que não vazou nem sobre a tensãosorte esportiva é confiávelmilharessorte esportiva é confiávelbatimentos cardíacos simulados.

O Instituto Wyss, que solicitou a patente do produto, diz que a produção da cola é barata.

'Salva-vidas'

Também estão sendo desenvolvidas versões biodegradáveis ​​que, naturalmente, desapareceriam à medida que o corpo se recupera.

"A necessidadesorte esportiva é confiávelnovos adesivos, como colas ou fitas, é evidente para todos os profissionaissorte esportiva é confiávelsaúde", diz o professor John Hunt, lídersorte esportiva é confiávelpesquisa sobre tecnologias médicas e materiais avançados na Nottingham Trent University, no Reino Unido.

"(A nova cola) Tem o potencialsorte esportiva é confiávelmelhorar os cuidados com a saúde e salvar vidas", afirma.

"Essa pesquisa é realmente emocionante, (mas) o detalhe da biocompatibilidade precisará ir além do que é apresentado no estudo para orientarsorte esportiva é confiáveleficácia clínica e segurança a longo prazo e, portanto, aplicações médicas reais", conclui.