Cientistas detectam nascimentoaposta ganha cadastre e ganhenovo planetaaposta ganha cadastre e ganhenuvemaposta ganha cadastre e ganhepoeira estelar:aposta ganha cadastre e ganhe

Representação artística da estrela TW Hydrae

Crédito, NAOJ

Legenda da foto, "TW Hydrae" é uma estrela jovem, com idade estimadaaposta ganha cadastre e ganhecercaaposta ganha cadastre e ganhe10 milhõesaposta ganha cadastre e ganheanos

Existe uma grande diversidade na configuração dos sistemas planetários, bem como nas características dos próprios exoplanetas.

Não há consenso, contudo, sobre a forma como essa diversidade surge. Também há debate sobre a formaçãoaposta ganha cadastre e ganhe"gigantesaposta ganha cadastre e ganhegelo" tal qual esse novo planeta, identificadoaposta ganha cadastre e ganheuma nuvemaposta ganha cadastre e ganhepoeira ao redor da estrela TW Hydrae.

Imagem feita no Chile que mostra lacuna interna

Crédito, ALMA / Tsukagoshi et al

Legenda da foto, A lacuna interna do disco, registrada a partir do deserto do Atacama, indica que o planeta pode ser um "giganteaposta ganha cadastre e ganhegelo", semelhante a Netuno

Takashi Tsukagoshi, da Universidadeaposta ganha cadastre e ganheIbaraki, no Japão, e seus colegas usaram um telescópio no norte do Chile para olharaposta ganha cadastre e ganheperto o localaposta ganha cadastre e ganheformação do novo planeta. A TW Hydrae é uma das mais jovens estrelas próximas à Terra. Tem aproximadamente 10 milhõesaposta ganha cadastre e ganheanos.

Graças aaposta ganha cadastre e ganheproximidade e ao fatoaposta ganha cadastre e ganheseu eixoaposta ganha cadastre e ganherotação apontaraposta ganha cadastre e ganhedireção à Terra, os astrônomos foram capazesaposta ganha cadastre e ganheobter uma visão frontal do sistema planetárioaposta ganha cadastre e ganhedesenvolvimento.

A jovem estrela está cercada por um disco feitoaposta ganha cadastre e ganhepequenas partículasaposta ganha cadastre e ganhepoeira. As variações no sinal recebido pelo telescópio permitem estimar o tamanho dos grãosaposta ganha cadastre e ganhepó.

Pequeninas partículasaposta ganha cadastre e ganhepoeira permeiam a lacuna mais saliente do disco, que tem um raioaposta ganha cadastre e ganhe22 unidades astronômicas (cada unidade equivale à distância média do centro da Terra ao centro do Sol).

Interações gravitacionais e fricção entre gás e poeira, provavelmente, levaram os grãos maiores para fora dessa lacuna, dizem os pesquisadores.

A equipe calculou a massa do novo planeta com base na largura e profundidade do raio desse disco e descobriu que ele é provavelmente um pouco mais robusto que Netuno.

"Combinado com o tamanho da órbita e o brilho da TW Hydrae, o planeta seria um planeta gigante gelado como Netuno", disse Tsukagoshi.

O telescópio usado nessa descoberta é composto por 66 antenasaposta ganha cadastre e ganhealta precisão localizados num planalto do desertoaposta ganha cadastre e ganheAtacama, a uma altitudeaposta ganha cadastre e ganhe5 mil metros.

As antenas dele capturam e acumulam ondasaposta ganha cadastre e ganherádio a partiraposta ganha cadastre e ganhefontes astronômicas, permitindo aos astrônomos observarem através da poeira que escurece partes do céu.