Sonda inicia viagembetnacional mais de 2 golssete anos para estudar asteroide 'perigoso':betnacional mais de 2 gols

Lançamento da Nasa

Crédito, NASA

Legenda da foto, O foguete Atlas V pôsbetnacional mais de 2 golsórbita a sonda que estudará o asteróide

Para isso, a agência desenvolveu um sistemabetnacional mais de 2 golscoleta que, a bordobetnacional mais de 2 golsum braço eletrônico, dará uma espéciebetnacional mais de 2 gols"high five" na superfíciebetnacional mais de 2 golsBennu.

Esse contato fará com que o mecanismo emita um "sopro"betnacional mais de 2 golsgás para levantar fragmentos e armazená-losbetnacional mais de 2 golsuma câmarabetnacional mais de 2 golscontenção.

Osíris-Rex

Crédito, Lockheed Martin

Legenda da foto, A ideia é que o braço eletrônico colete centenasbetnacional mais de 2 golsgramasbetnacional mais de 2 golsmaterial

Asteroides são "sobras" da formação do Sistema Solar, e cientistas acreditam que eles contenham pistas sobre os eventos que resultaram na formação do Sol e dos planetas. Observações telescópicas sugerem que Bennu é ricobetnacional mais de 2 golscompostosbetnacional mais de 2 golscarbono.

"Asteroides como Bennu têm materiais datandobetnacional mais de 2 golsmaisbetnacional mais de 2 gols4,5 bilhõesbetnacional mais de 2 golsanos atrás. Estamos falando da época da própria formaçãobetnacional mais de 2 golsnosso Sistema Solar", explica Christina Richey, uma das principais cientistas da missão Osíris-Rex.

"E esses materiais podem conter moléculas orgânicas que seriam as precursoras da vida na Terra ou no Sistema Solar".

Bennu

Crédito, NASA

Legenda da foto, Bennu faz partebetnacional mais de 2 golslistabetnacional mais de 2 golsmaisbetnacional mais de 2 gols1700 asteróides que, na teoria, poderiam um dia se chocar com a Terra

A sonda passará pelo menos dois anos e meio ao redor do asteroide. E umabetnacional mais de 2 golssuas missões será medir com precisão o "efeito Yarkovsky", teoria que explica como um asteroide alterabetnacional mais de 2 golstrajetória quandobetnacional mais de 2 golssuperfície é aquecida pelo Sol.

O asteroide é aquecido pela luz solar, aumenta abetnacional mais de 2 golstemperatura e emite radiação térmicabetnacional mais de 2 golsdiferentes sentidos durante seu movimentobetnacional mais de 2 golsrotação.

"O asteroide tem que irradiar essa energiabetnacional mais de 2 golsvolta para o espaço. Quando isso acontece, há uma mudança embetnacional mais de 2 golstrajetória", explica Dante Lauretta, pesquisador da missão.

"Se você quiser prever a órbitabetnacional mais de 2 golsum objeto como Bennu, essa informação precisa ser levadabetnacional mais de 2 golsconta".

O efeito é pequeno, mas ao longobetnacional mais de 2 golsséculos pode fazer a diferença entre um asteroidebetnacional mais de 2 golsrisco atingindo a Terra ou não.