Os estranhos animais híbridos criados pelas mudanças climáticas:faz o bet aí demora para pagar
faz o bet aí demora para pagar Casosfaz o bet aí demora para pagarespécies diferentes cruzando entre si, e gerando estranhos animais híbridos, vem se tornando cada vez mais comumfaz o bet aí demora para pagarmeio às mudanças climáticas.
Pesquisadores da Universidadefaz o bet aí demora para pagarTuscia, na Itália, flagraram a cena da imagem acima no parquefaz o bet aí demora para pagarPartenio, no sul do país. A fêmea é um exemplar do sapo-europeu (Bufo bufo), uma espécie encontradafaz o bet aí demora para pagarquase todo o continente, enquanto que o macho é um sapo-balear (Bufotes balearicus), característico do sul da Itália, Córsega e Ilhas Baleares (Espanha).
Há vários casos naturaisfaz o bet aí demora para pagarhibridização, especialmente quando as espécies têm genomas semelhantes. O que espantou cientistas no flagra dos sapos foi que as duas espécies estão geneticamente separadas por 30 milhõesfaz o bet aí demora para pagaranos no processofaz o bet aí demora para pagarevolução.
As duas espécies voltaram a se misturar na reprodução por causa do aquecimento global, o que pode se tornar uma tendência cada vez mais frequente, segundo um estudo publicado no periódico científico PeerJ (em inglês).
"A hibridização é muito mais comum entre espéciesfaz o bet aí demora para pagarplantas e animais que estão estreitamente relacionadas. Para se ter uma ideia, cercafaz o bet aí demora para pagar25% das plantas e 10% dos animais sofrem um processofaz o bet aí demora para pagarhibridização", explicou à BBC Mundo Daniele Canestrelli, autora principal da pesquisa.
O estudo sugere que as mudanças climáticas acabaram atrasando o ciclo reprodutivo do Bufo bufo, que coincidiu com a do Bufotes balearicus. Enquanto isso, essa última espécie tem se expandido para outras áreas geográficas.
Outros casos
- faz o bet aí demora para pagar Grolar: um híbrido gerado pelo cruzamento do urso pardo com o urso polar.
- faz o bet aí demora para pagar Coywolf: nomefaz o bet aí demora para pagaringlês que surge do cruzamentofaz o bet aí demora para pagarcoiotes e lobos.
- Hibridização entre a faz o bet aí demora para pagar foca-anelada e a faz o bet aí demora para pagar foca-manchada.
- faz o bet aí demora para pagar Narluga: híbrido entre o narval (também conhecido unicórnio do mar) e a beluga (cetáceo que habita o Ártico).
- Esquilo-voador-do-sul e esquilo-voador-do-norte.
- Lebre-europeia e lebre-da-montanha.
Vantagens e desvantagens
De acordo com Canestrelli, há consequências diferentes para a hibridização natural e aquela influenciada pelo homem.
"As espécies mais relacionadas entre si compartilham partefaz o bet aí demora para pagarseu genoma como consequência da hibridização. Ou seja, os híbridos sãofaz o bet aí demora para pagarparte viáveis e férteis, enquanto que as espécies mais distantes costumam não ter trocas genéticas".
No caso do casalfaz o bet aí demora para pagarsapos, os girinos apresentaram malformações, e nenhum chegou a completar o ciclo completofaz o bet aí demora para pagarmetamorfose até se tornar um anfíbio adulto.
Apesar do papel importante das mudanças climáticas no casofaz o bet aí demora para pagarhibridizaçãofaz o bet aí demora para pagarsapos - e nofaz o bet aí demora para pagarursos, influenciada pelo derretimentofaz o bet aí demora para pagargelo no Ártico - há outros fatores que pesaram, "como por exemplo as alteraçõesfaz o bet aí demora para pagarhabitats provocadas pelo homem ou a introduçãofaz o bet aí demora para pagarespéciesfaz o bet aí demora para pagaroutros ambientes", dizem os pesquisadores.
Entre os riscos da hibridização provocada pela ação humana, estão a fusãofaz o bet aí demora para pagarespécies (como o casofaz o bet aí demora para pagaralguns peixes africanos) ou a substituiçãofaz o bet aí demora para pagaruma espécie por outra (como se vêfaz o bet aí demora para pagarmuitos casosfaz o bet aí demora para pagarespécies invasoras), segundo Canestrelli.
No entanto, quando o processo ocorre naturalmente, ele pode trazer benefícios evolutivos. No caso do homem moderno, por exemplo, fomos capazesfaz o bet aí demora para pagarcolonizar latitudes mais elevadas por conta da hibridização com neandertais, nossos parentes mais próximos e já extintos.