Como a faltapropaganda pagbetmedicamento à basepropaganda pagbetBCG coloca milharespropaganda pagbetpacientes com câncerpropaganda pagbetrisco no Brasil:propaganda pagbet

Seringa e vidro com dosepropaganda pagbetvacina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Fundação no Riopropaganda pagbetJaneiro é a única a produzir dosespropaganda pagbetBCG e Imuno BCG no país

O professor conta que já havia feito cinco das seis aplicações semanais do remédio, procedimento padrão para evitar a recorrência do tumor apóspropaganda pagbetretirada.

"Fui ao hospital para tomar a última dose, mas me informaram que a (Imuno) BCG tinha acabado e não havia previsãopropaganda pagbetretorno", conta Netto.

Ele tem procurado a imunoterapiapropaganda pagbetcidades do Estado da Bahia epropaganda pagbetSão Paulo, sem sucesso. "Me informaram que ele só voltará a ser distribuído no primeiro trimestre do ano que vem", diz.

Aplicada pela primeira vezpropaganda pagbetbebês idealmente ainda na maternidade, a vacina BCG também sofreu irregularidades no abastecimentopropaganda pagbet2019, conforme mostrou a BBC News Brasilpropaganda pagbetjulho. Mas, neste caso, parte da demanda é suprida pela importaçãopropaganda pagbetdoses da Índia. Segundo o Ministério da Saúde, a situação da vacina BCG foi regularizadapropaganda pagbetagosto.

No Brasil, os medicamentos à basepropaganda pagbetBCG são produzidos exclusivamente pela Fundação Ataulphopropaganda pagbetPaiva (FAP), laboratório carioca que existe desde 1900.

Em dezembropropaganda pagbet2016, a Agência Nacionalpropaganda pagbetVigilância Sanitária (Anvisa) interditou os trabalhos da fundação, o que acabou paralisandopropaganda pagbetprodução.

O professor Jorge Moysés Netto, 73, paralisou seu tratamentopropaganda pagbetcâncer na bexiga

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, O professor universitário Jorge Moysés Netto, 73, paralisou seu tratamentopropaganda pagbetcâncer na bexiga por faltapropaganda pagbetremédio

Segundo a Anvisa, a interdição à FAP ocorreu porque a entidade "não cumpria os requisitos técnicospropaganda pagbetboas práticaspropaganda pagbetproduçãopropaganda pagbetmedicamentos". Questionada pela BBC News Brasil, a agência não explicou quais seriam esses pontos não cumpridos pela Ataulphopropaganda pagbetPaiva.

A FAP também não detalhou o que levou a agência sanitária a interditá-la, nem comentou a intervenção do órgão, mas afirmou que planeja retomar a produçãopropaganda pagbetImuno BCG no primeiro trimestrepropaganda pagbet2020.

'Um total descaso'

Quase três anos depois da interdição, a situação se agravou no segundo semestre deste ano, pois os estoquespropaganda pagbetImuno BCG praticamente ficaram zerados no Sistema Únicopropaganda pagbetSaúde (SUS) e na iniciativa privada. Achar o medicamento virou tarefa quase impossível para os pacientes com câncer, para quem o tratamento integral e gratuito é,propaganda pagbetregra, garantido pelo SUS.

A aquisição da Imuno BCG pelo sistema público não é centralizada — os hospitais credenciados fazem a compra do material e depois são ressarcidos pelo Ministério da Saúde. A pasta garante que há medicamentos alternativos a esta imunoterapia, como a doxorrubicina, a mitomicina C e a gemcitabina, mas médicos dizem que eles não têm resultados tão eficazes quanto a Imuno BCG.

A fisioterapeuta Cíntia Cardoso Borba, 41, precisou recorrer a outros pacientes para conseguir que seu pai, o aposentado Eli Borba, 80, terminasse a primeira parte do tratamento do câncer — as seis aplicações semanais do remédio.

"Ligueipropaganda pagbetdistribuidorespropaganda pagbettodos os Estados do país, mas não encontrei a Imuno BCG. Então entreipropaganda pagbetum grupopropaganda pagbetpacientes e consegui comprarpropaganda pagbetuma pessoa que também tinha câncer e guardou dois frascos", conta ela, que vive no Riopropaganda pagbetJaneiro. No mercado, cada ampola do remédio custa por voltapropaganda pagbetR$ 700.

Porém, o aposentado ainda precisa usar o medicamento por pelo menos três anos, com novas aplicações mensais. Por ora, seu tratamento está paralisado pela falta da imunoterapia no mercado.

"Meu pai descobriu o câncerpropaganda pagbetestágio inicial. E, segundo os médicos, o tratamento com BCG tem grandes chancespropaganda pagbetmelhora. É uma situação desesperadora não encontrar o remédio, um total descaso com as pessoas com a doença", diz Cíntia.

O aposentado Eli Borba, 80, que tem câncer na bexiga, epropaganda pagbetesposa Elci Cardoso Borba

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, O aposentado Eli Borba, 80, que tem câncer na bexiga, epropaganda pagbetesposa Elci Cardoso Borba

Já o professor Jorge Moysés Netto, que vivepropaganda pagbetItabuna, na Bahia, corre o riscopropaganda pagbetprecisar remover a bexiga por causa da interrupção do tratamento com a Imuno BCG, conhecida também como Onco BCG.

"Recentemente, descobri outro tumor na próstata. Se eu não usar a BCG na bexiga, vou precisar fazer quimioterapia para combater o outro tumor,propaganda pagbetvezpropaganda pagbetradioterapia. Meu médico disse que a quimio pode danificar a bexiga e eu precisaria retirá-la, e usar uma sonda", diz.

Riscos para as vidas dos pacientes

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que houve cercapropaganda pagbet9.500 novos casospropaganda pagbetcâncerpropaganda pagbetbexigapropaganda pagbet2018. Porém, como o tratamento com Imuno BCG normalmente dura três anos, é possível que um número maiorpropaganda pagbetpacientes tenha sido afetado pela paralisação da produção do remédio.

De acordo com o médico Ari Adamy Junior, do departamentopropaganda pagbeturo-oncologia da Sociedade Brasileirapropaganda pagbetUrologia, a Imuno BCG é utilizada na maioria dos casos da doença, quando o tumor é dito superficial — por não ter atingido camadas musculares do órgão. A aplicação da droga é chamadapropaganda pagbetum procedimento adjuvante, ou seja, é posterior à intervenção principal, que é a retirada do tumor.

"BCG evita que a lesão retorne ou se infiltrepropaganda pagbetcamadas mais profundas da bexiga", afirma o médico.

Acredita-se que a imunização com a bactéria atenuada estimule as células do sistema imunológico, tornando-as mais ativas no revestimento da bexiga — evitando, assim, que células cancerígenas se expandam.

Segundo Adamy Junior, a interrupção do tratamento com BCG, como tem ocorrido com pacientes dependentes do medicamento, pode agravar a doença.

"Quando não se faz o tratamento da maneira adequada, existe um riscopropaganda pagbeto tumor se infiltrar nessas camadas musculares da bexiga. Isso pode causar uma necessidadepropaganda pagbetretirada da bexiga ou usopropaganda pagbetquimioterapia, que é algo mais invasivo e tem uma sériepropaganda pagbetefeitos colaterais."

O médico afirma que, nos casospropaganda pagbetque o tumor não invade as camadas musculares, 70% dos pacientes têm uma sobrevidapropaganda pagbetcinco anos — ou seja, eles não morrem por causa do câncer após cinco anos do diagnóstico. Já no tipo mais agressivo do câncer, apenas 5% dos pacientes sobrevivem mais cinco anos.

Homempropaganda pagbetjaleco empropaganda pagbetmesa, pertopropaganda pagbetequipamentospropaganda pagbetuso médico, aponta para miniatura simulando uma bexiga

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Médicos apontam que o tratamento com Imuno BCG é uma etapa fundamental após a retirada do tumor na bexiga

Daniel Fernandes Saragiotto, oncologista da Sociedade Brasileirapropaganda pagbetOncologia Clínica (SBPC), endossa a centralidade da Imuno BCG para o tratamento do câncerpropaganda pagbetbexiga.

"A Onco BCG é a terapia padrão para tratamento adjuvantepropaganda pagbettumores superficiais invasivospropaganda pagbetbexiga", escreveu à BBC News Brasil, por e-mail. "Na ausência da BCG, temos que utilizar muitas vezes outras opções mais agressivas, como o usopropaganda pagbetquimioterapia intravesical com gemcitabina ou mitomicina-C. Temos dado preferência à gemcitabina, pois esta droga é facilmente disponível no Brasil."

Em nota enviada à BBC News Brasil, a diretoria da Fundação Ataulphopropaganda pagbetPaiva, que tem o monopólio da produção do remédio no Brasil, afirmou que "momentaneamente, por motivospropaganda pagbetatendimentopropaganda pagbetexigências da Anvisa, deixou não sópropaganda pagbetproduzir como tambémpropaganda pagbetreceber os recursos resultantes da venda dos produtos".

"Recursos estes que não só mantêm nossas atividades industriais bem como subvencionam nossas atividades na área social. Esta descontinuidade acarreta atraso nas obrigações, pois não temos nenhuma subvençãopropaganda pagbetgovernopropaganda pagbetqualquer esfera."

"Nossa previsãopropaganda pagbetretomada das atividades é a partir do primeiro trimestrepropaganda pagbet2020, disponibilizando assim os nossos produtos Vacina BCG ID e Imuno BCG 40mg, para atendimento a todos os pacientes no território nacional, garantindo assim a continuidadepropaganda pagbetnossa entidade centenária."

'Parque industrial mundialpropaganda pagbetvacinas não está dando conta'

Adamy Junior destaca que não só o Brasil, mas o "mundo todo" tem problemas com abastecimentopropaganda pagbetimunizações à base da BCG.

"A produção é feita com basepropaganda pagbetum bacilo (um tipopropaganda pagbetbactéria), que precisapropaganda pagbetum tempopropaganda pagbetcultura. Não é como um medicamento sintético que produz-se o quanto quiser. E, financeiramente, não é uma produção tão vantajosa para a maior parte dos laboratórios. Então, há um limite na produção que não dá conta da demanda", explica o médico.

Em entrevista à BBC News Brasilpropaganda pagbetjulho, Renato Kfouri, presidente do departamento Imunizações da Sociedade Brasileirapropaganda pagbetPediatria (SBP), também havia apontado para a dimensão global do problema.

"O desabastecimento é uma situação constante, não só para a BCG, e nem apenas no Brasil, mas no mundo. O lado bom é que o consumopropaganda pagbetvacinas no planeta vem aumentando, e a exigência por qualidade e segurança também. Mas isso não vem acompanhado na mesma velocidade pelo parque industrial mundial", explicou, destacando a complexidade da produção e transportepropaganda pagbetvacinas, que envolve fiscalização alfandegária, inspeções sanitárias, certificações, além do transporte e armazenamento.

"Claro que, no Brasil, algumas etapas poderiam ser mais rápidas, mas isso certamente não resolveria todas as questões, pois há um problema maior nas condiçõespropaganda pagbetprodução", diz Kfouri, apontando para a importância da transferênciapropaganda pagbettecnologia e da produção nacionalpropaganda pagbetdoses para chegar mais pertopropaganda pagbetuma autossuficiência.

Línea

propaganda pagbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube propaganda pagbet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospropaganda pagbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapropaganda pagbetusopropaganda pagbetcookies e os termospropaganda pagbetprivacidade do Google YouTube antespropaganda pagbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepropaganda pagbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopropaganda pagbetterceiros pode conter publicidade

Finalpropaganda pagbetYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospropaganda pagbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapropaganda pagbetusopropaganda pagbetcookies e os termospropaganda pagbetprivacidade do Google YouTube antespropaganda pagbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepropaganda pagbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopropaganda pagbetterceiros pode conter publicidade

Finalpropaganda pagbetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospropaganda pagbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapropaganda pagbetusopropaganda pagbetcookies e os termospropaganda pagbetprivacidade do Google YouTube antespropaganda pagbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepropaganda pagbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopropaganda pagbetterceiros pode conter publicidade

Finalpropaganda pagbetYouTube post, 3