Nós atualizamos nossa Políticaesporte clube taubatéPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosesporte clube taubaténossa Políticaesporte clube taubatéPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Governo Bolsonaro: Contra 'ideologia' na alfabetização, novo secretário quer guinada metodológica no ensino:esporte clube taubaté
Esse tipoesporte clube taubatédisputaesporte clube taubatétorno da melhor formaesporte clube taubatéensinar o alfabeto não é exclusiva do Brasil. Em países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, o conflito ficou conhecido como "reading wars" (guerras da alfabetização) e acabou influenciando debatesesporte clube taubatéoutros locais.
Mas o que dizem os especialistas sobre o assunto?
"Vilão da alfabetização"
Em um dos seus vídeos no YouTube, onde tem um canal com maisesporte clube taubaté5 milhõesesporte clube taubatévisualizações, o novo secretário Carlos Nadalim argumenta que o que chamaesporte clube taubatémétodo construtivista "demonstra uma preocupação exagerada com a construçãoesporte clube taubatéuma sociedade igualitária, democrática e pluralista,esporte clube taubatéformar leitores críticos, engajados e conscientes".
Por outro lado, diz na gravação, as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) não trazem "uma orientação clara com baseesporte clube taubatéevidências científicas comprovadas e atualizadasesporte clube taubatécomo alfabetizar as crianças".
"Há tanta preocupaçãoesporte clube taubatéfomentar a socialização eesporte clube taubatépromover uma visão crítica na criança que resta pouco tempo e pouco investimento para ensinar o básico, o fundamental", conclui Nadalim, após criticar a educadora Magda Soares, professora emérita da UFMG tida como referência nacionalesporte clube taubatéalfabetização.
Para o novo secretário, o "letramento", conceito difundido no país a partir dos anos 1980 pela educadora e usado nos documentos do MEC, é o "vilão da alfabetização" no país.
Como saída, Nadalim e outros adeptos da ênfase na fonética defendem o "método fônico". Nele, a criança deve primeiro ser exposta a atividades que reforcem a relação entre as letras e os sons da fala (grafemas e fonemas), pois assim aprendem a decodificar e codificar a linguagem escrita, para depois evoluir aos textos. Seus defensores argumentam que estudos internacionais já comprovaram a superioridade dessa abordagem.
Em outro vídeo, Nadalim exemplifica como usar o método usando o livro "O Batalhão das Letras",esporte clube taubatéMario Quintana, que traz grandes desenhos do alfabeto. Ao abrir a página do "F", ele fala os nomes correspondentes a desenhos enfatizando o início das palavras: "Ffffrades, ffffformigas, ffffiga, fffflor", recita o secretário.
"Guerrinhaesporte clube taubatémétodos é perdaesporte clube taubatétempo"
Não se sabe ainda como, mas a expectativa é que Nadalim tentará implementar grandes mudanças nas diretrizesesporte clube taubatéalfabetização do país. A BBC News Brasil tentou contato com o secretárioesporte clube taubatéseu blog e no MEC, mas a assessoria do ministério disse que a nova equipe ainda não está atendendo pedidosesporte clube taubatéentrevistas.
Pesquisas deixam claro que há um problema a ser enfrentado. Numa listaesporte clube taubaté70 países analisados pelo Programa Internacionalesporte clube taubatéAvaliaçãoesporte clube taubatéEstudantes (Pisa, na siglaesporte clube taubatéinglês), o Brasil está na 59ª posiçãoesporte clube taubatéleitura e na 66ª colocaçãoesporte clube taubatématemática.
Já um estudo realizado no ano passado pelo Ibope Inteligênciaesporte clube taubatéparceria com a ONG Ação Educativa estima que 29% dos jovens e adultos brasileirosesporte clube taubaté15 a 64 anos (cercaesporte clube taubaté38 milhõesesporte clube taubatépessoas) sejam analfabetos funcionais.
Para estudiosos da alfabetização ouvidos pela BBC News Brasil, no entanto, esse quadro não pode ser atribuído a uma questãoesporte clube taubatémétodo. Parte dos entrevistados considera, inclusive, que Nadalim tem percepções equivocadas sobre o que seja construtivismo, letramento e a abordagem fônica. E ressaltam que, na prática, o que se vê na salaesporte clube taubatéaula é um mixesporte clube taubatéferramentas teóricas e metodológicas.
"Eu acho uma perdaesporte clube taubatéenergia, tempo e neurônios estabelecer essa guerrinha, essa oposição entre método fônico e um método mais global ou construtivista. É absolutamente improdutivo", afirma a professora Izolda Cela, hoje vice-governadora do Ceará.
Cela esteve à frente do processo que, a partiresporte clube taubaté1997, implementou um programaesporte clube taubatéalfabetização extremamente bem-sucedidoesporte clube taubatéSobral (CE). No rankingesporte clube taubatéredesesporte clube taubatéensino municipais, a cidade tem os maiores nota no Ideb (Índiceesporte clube taubatéDesenvolvimento da Educação Básica) para o ensino fundamental. No caso dos anos iniciais (1º ao 5º ano), o Idebesporte clube taubatéSobral éesporte clube taubaté9,1, contra 5,5 da médiaesporte clube taubatétodas as redes municipaisesporte clube taubatéensino do país.
Para a vice-governadora, que coordenou o programa e depois se tornou secretáriaesporte clube taubatéeducaçãoesporte clube taubatéSobral e do Ceará, o sucesso do programa não decorre do método, masesporte clube taubatéum conjuntoesporte clube taubatéfatores como a valorização e qualificação constante dos professores, o planejamento detalhado das atividadesesporte clube taubatésalaesporte clube taubatéaula com alinhamento ao material didático, as metas clarasesporte clube taubatéalfabetização e as avaliações externas realizadas pelo município semestralmente para medir a aprendizagem dos estudantes.
No casoesporte clube taubatéSobral, disse ainda, o programa aplica tanto princípios do letramento,esporte clube taubatéMagda Soares, como material didáticoesporte clube taubatéabordagem fônica do Instituto Alfa e Beto, fundado por João Batista Oliveira. Quando o modelo foi ampliado para outras cidades do estado, conta, o governo pré-selecionou alguns materiais com diferentes ênfases metodológicas e permitiu que as redes municipais escolhessem o que mais se adequasse as suas necessidades.
Ex-secretário-executivo do MEC (1995) e psicólogo com doutoradoesporte clube taubatéeducação pela Florida State University (EUA), Batista Oliveira é um dos principais defensores do método fônico no Brasil, ao ladoesporte clube taubatéFernando Capovilla, professor do Institutoesporte clube taubatéPsicologia da USP (Universidadeesporte clube taubatéSão Paulo). Ambos são citados por Carlos Nadalim ao disparar suas críticas contra Magda Soares.
"Se a escola usa um método ou outro, não é determinante. O importante é se é bem organizado. O fatoresporte clube taubatéfracasso (da alfabetização no Brasil) é o baixíssimo nívelesporte clube taubatéinstitucionalidade da escola pública", acredita Cela.
"Fico apreensiva quando o novo secretário coloca o método como grande questão da alfabetização", disse ainda.
Mas, afinal, o que é letramento?
A professora emérita da Universidade Federalesporte clube taubatéMinas Gerais (UFMG) Magda Soares está indignada com o que chamouesporte clube taubaté"forma equivocada e pouco respeitosa" como vem sendo criticada por Nadalim. Aos 86 anos, se recuperandoesporte clube taubatéuma cirurgia, ela ainda assim tem atendido jornalistas para responder ao que classifica como "disparates" do novo secretário.
Seu livro "Alfabetização: a questão dos métodos",esporte clube taubatéque faz uma ampla revisão dos estudos na área, ganhou o prêmio Jabutiesporte clube taubatéduas categoriasesporte clube taubaté2017: melhor obraesporte clube taubaténão ficção eesporte clube taubatéEducação e Pedagogia. Desde 2007, a professora coordenaesporte clube taubatéforma voluntária o programaesporte clube taubatéalfabetização da prefeituraesporte clube taubatéLagoa Santa (MG). De lá pra cá, o Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede do município passouesporte clube taubaté4,5 para 6,4.
Soares refuta a discussãoesporte clube taubatétermosesporte clube taubaté"métodos fônicos" versus "abordagem construtivista". Ela concorda que a "aprendizagem das relações fonemas-grafemas" é essencial ao processoesporte clube taubatéalfabetização. Seu entendimento, porém, é que o ensino não deve partir das letras, já que as consoantes são "impronunciáveis isoladamente", mas primeiro da consciência das palavras e sílabas. Além disso, Soares considera "enfadonhos" exercícios fonéticos dissociadosesporte clube taubatétextos escritos que dialoguem com realidade das crianças.
"As crianças aprendem com mais interesse e entusiasmo quando se alfabetiza com baseesporte clube taubatépalavras e frasesesporte clube taubatétextos reais, lidos pela professora, eesporte clube taubatétentativasesporte clube taubatéescrever,esporte clube taubatémodo que aprender as relações fonema-grafema ganham sentido", defende.
À BBC News Brasil Soares ressaltou também que alfabetização e letramento são coisas distintas. O primeiro consiste na "aprendizagemesporte clube taubatéuma tecnologia", o sistema alfabético escrito e normas ortográficas, enquanto o segundo é o desenvolvimentoesporte clube taubatéhabilidadesesporte clube taubatéinterpretação e construçãoesporte clube taubatétextos.
"Embora sejam diferentes os processosesporte clube taubatéaprendizagem eesporte clube taubatéensino, a criança se alfabetiza para ler e escrever textos, portanto, é artificial levar a criança a aprender a tecnologia - as relações fonema-grafema - desligadaesporte clube taubatéseu uso. Por isso, a importânciaesporte clube taubatéalfabetizar e letraresporte clube taubatéforma integrada", defende.
esporte clube taubaté Disputa global
A disputaesporte clube taubatétorno da melhor formaesporte clube taubatéensinar o alfabeto não é exclusiva do Brasil. Em países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, o conflito ficou conhecido como "reading wars" (guerras da alfabetização).
Em um amplo estudo publicado no ano passado, pesquisadorasesporte clube taubatéuniversidades britânicas e australiana tentaram por fim à disputa. Nele, as cientistas Anne Castles (Macquarie University), Kathleen Rastle (Royal Holloway University of London) e Kate Nation (University of Oxford) sustentam que a fonética é base essencial para se tornar um bom leitor, mas não é suficiente por si só.
"Uma criança não é alfabetizada a menos que possa entender o que está lendo, portanto, a alfabetização bem-sucedida também exige a aquisiçãoesporte clube taubatéhabilidades sofisticadasesporte clube taubatécompreensãoesporte clube taubatétexto", disse à BBC News Brasil uma das autoras, Kathleen Rastle.
"Isso não significa que as habilidades devam ser ensinadas ao mesmo tempo. Há um forte consenso na pesquisa científicaesporte clube taubatéque a fonética é base necessária para as habilidadesesporte clube taubatéleituraesporte clube taubatéalto nível e, portanto, que a instrução inicial deve se concentraresporte clube taubatégarantir que o conhecimento fonético da criança seja sólido", acrescentou.
Já a professoraesporte clube taubatéHarvard Catherine Snow, referência no estudoesporte clube taubatéabordagensesporte clube taubatéalfabetização nos Estados Unidos, afirma que o ensino do "princípio alfabético", ou seja, a compreensãoesporte clube taubatéque as letras representam sons previsíveis, não deve ocorrer dissociadoesporte clube taubatéatividades que insiram as palavrasesporte clube taubatéfrases e histórias com sentido.
"Esse processo envolve lembrar o aprendiz que as palavras que ele pode decodificar pela relação letra-som são reais e com significado, que a razãoesporte clube taubatéler é entender a mensagem, não apenas pronunciar corretamente", argumenta.
Snow ressalta que os diferentes gruposesporte clube taubatépesquisadoresesporte clube taubatégeral concordam "em 90%" do que compõem um bom ensinoesporte clube taubatéleitura e escrita, mas exageram a importância dos 10%esporte clube taubatédiscordância.
"Todos admitem que as crianças precisam entender o princípio alfabético, que precisam ter fortes habilidadesesporte clube taubatélinguagem oral, que devem escutar leiturasesporte clube taubatévoz alta antes que possam ler (por conta própria) e que os materiaisesporte clube taubatéleitura devem ser interessantes e motivadores etc.", ressalta.
"Ignorar esses pontosesporte clube taubatéconcordância por causaesporte clube taubatéum nível diferenteesporte clube taubatéênfase na importânciaesporte clube taubatéensinar explicitamente o princípio alfabético teve efeitos muito negativos na instruçãoesporte clube taubatéalfabetização nos Estados Unidos. Espera-se que o Brasil não repita essa história", crítica.
esporte clube taubaté Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube esporte clube taubaté ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesporte clube taubatéautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesporte clube taubatéusoesporte clube taubatécookies e os termosesporte clube taubatéprivacidade do Google YouTube antesesporte clube taubatéconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesporte clube taubaté"aceitar e continuar".
Finalesporte clube taubatéYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesporte clube taubatéautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesporte clube taubatéusoesporte clube taubatécookies e os termosesporte clube taubatéprivacidade do Google YouTube antesesporte clube taubatéconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesporte clube taubaté"aceitar e continuar".
Finalesporte clube taubatéYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesporte clube taubatéautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesporte clube taubatéusoesporte clube taubatécookies e os termosesporte clube taubatéprivacidade do Google YouTube antesesporte clube taubatéconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesporte clube taubaté"aceitar e continuar".
Finalesporte clube taubatéYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível