A cidade brasileira que está no centro da maior crateranao consigo depositar no sportingbetasteroide na América do Sul:nao consigo depositar no sportingbet

Parte das montanhasnao consigo depositar no sportingbetAraguainha, na área central da cratera

Crédito, Rodinei Crescêncio/RDNews

Legenda da foto, Parte das montanhasnao consigo depositar no sportingbetAraguainha, na área central da cratera

"O impacto foi indireto, diferente daquele asteroide que matou os dinossauros. A colisãonao consigo depositar no sportingbetAraguainha provocou um sismo enorme, responsável pela liquefação dos sedimentos da Bacia do Paraná, lançando para a atmosfera uma grande quantidadenao consigo depositar no sportingbetmetano, um gás com poderoso efeitonao consigo depositar no sportingbetestufa, 60 vezes maior que o dióxidonao consigo depositar no sportingbetcarbono", explica o geólogo norte-americano Eric Tohver, um dos autores dos estudos e professor visitante da Universidadenao consigo depositar no sportingbetSão Paulo (USP).

Como consequência, milhõesnao consigo depositar no sportingbetseres vivos teriam morrido. Segundo os estudos, teriam sido extintas cercanao consigo depositar no sportingbet90% das espéciesnao consigo depositar no sportingbetseres que habitavam o planeta. No período, a Terra era composta por répteis e anfíbios. O desaparecimentonao consigo depositar no sportingbetvida decorrente do meteoritonao consigo depositar no sportingbetAraguainha, conforme pesquisadores, foi mais intenso que o fenômeno que levou à extinção dos dinossauros, que ocorreu há 65 milhõesnao consigo depositar no sportingbetanos, também causado por um corpo celeste. Neste, foram extintasnao consigo depositar no sportingbet60% a 65% das espéciesnao consigo depositar no sportingbetseres vivos da Terra.

"Mas é importante ressaltar que essas afirmaçõesnao consigo depositar no sportingbetque o asteroidenao consigo depositar no sportingbetAraguainha causou a maior extinçãonao consigo depositar no sportingbetvida na terra não foram comprovadas, ao menos por ora. Então é um pouco especulativo ainda", diz Alvaro Crósta, professornao consigo depositar no sportingbetGeologia da Universidade Estadualnao consigo depositar no sportingbetCampinas (Unicamp) e estudioso sobre a crateranao consigo depositar no sportingbetAraguainha há maisnao consigo depositar no sportingbet40 anos.

A crateranao consigo depositar no sportingbetAraguainha vista por satélite; os pontilhados brancos no circulo mostram os 40 kmnao consigo depositar no sportingbetdiâmetro da cratera.

Crédito, Reproduçãodo Satélite Landsat/ETM+

Legenda da foto, A crateranao consigo depositar no sportingbetAraguainha vista por satélite

O impacto do asteroide com a Terra

Os primeiros estudos sobre o tema apontam que o asteroide atingiu a região no início do período Triássico,nao consigo depositar no sportingbet250 a 201 milhõesnao consigo depositar no sportingbetanos atrás, primeira fase da era Mesozóica - que posteriormente teve os períodos Jurássico e Cretáceo -, conhecida como a "idade dos dinossauros". Nesta época, os dinossauros ainda não existiam. Eles surgiram milhõesnao consigo depositar no sportingbetanos depois, ainda durante o período Mesozóico.

"Quando o asteroide atingiu a regiãonao consigo depositar no sportingbetque hoje está Araguainha, havia répteis e anfíbios. No período, alguns peixes estavam começando a rastejar", explica Alvaro Crósta.

O asteroide tinha pouco maisnao consigo depositar no sportingbet1,7 quilômetrosnao consigo depositar no sportingbetdiâmetro e atingiu a terranao consigo depositar no sportingbetuma velocidadenao consigo depositar no sportingbet15 a 18 quilômetros por segundo - maior que anao consigo depositar no sportingbetuma balanao consigo depositar no sportingbetcanhão.

Segundo estudiosos, a região atingida pelo asteroide era considerada uma plataforma marítima continental, ou seja, um mar raso e com sedimentos depositadosnao consigo depositar no sportingbetseu interior. A área está localizada na Bacia Sedimentar do Paraná. Na época da colisão, todos os continentes estavam agrupadosnao consigo depositar no sportingbetum só, chamado Pangeia, que era circundado pelo oceano Phantalassa - atualmente o Pacífico.

"Em razão das dimensões da rocha e da velocidade, a energia produzida pelo impacto formou uma cratera muito grande. Por ser um asteroidenao consigo depositar no sportingbetgrande dimensão, ele se chocou, praticamente, sem ser freado pela atmosfera, que consegue alterar apenas corpos menores", afirma o professor da Unicamp.

Os répteis e os anfíbios que viviam na região foram afetados pelo impacto. "Já havia, por exemplo, tubarões. São formasnao consigo depositar no sportingbetvida muito antigas", diz Crósta. Segundo ele, todos seres que viviam na área ou nas proximidades do astroblema - como são definidas craterasnao consigo depositar no sportingbetimpacto deixadas na superfície terrestre - foram atingidos pela colisão.

O asteroide atingiu a Terra ao ser atraído pela gravidade, assim como outros corpos celestes que caíram no planeta. "Há milharesnao consigo depositar no sportingbetasteroides, assim como cometas, vagando pelo universo. Eles têm órbitas que, às vezes, trazem esses corpos para perto da Terra. Há uma forçanao consigo depositar no sportingbetatração, que tem a ver com a gravidadenao consigo depositar no sportingbetplanetas como o nosso, que é um grande corpo do sistema solar. Então se um desses asteroides, ou cometas, se aproximar muito, acaba sendo atraído pela gravidade da Terra", explica Crósta.

Ao se chocar com a Terra, o asteroide adentrou dois quilômetros e meionao consigo depositar no sportingbetprofundidade. Com isso, alémnao consigo depositar no sportingbetformar montanhas e relevos, trouxe à superfície minerais que estavam abaixo do solo - como granito, turmalina, feldspato e hematita. Em muitas áreas do astroblema, é comum encontrar tais minerais com facilidade.

O mineral mais comum na região, porém, é outro: o ferro. "Entre Ponte Branca [que também está dentro do astroblema] e Araguainha há algo superior a 40 hectaresnao consigo depositar no sportingbetferro. Isso acontece porque, normalmente, quando um meteorito cainao consigo depositar no sportingbetdeterminada região, algum mineral acaba se tornando mais comum. No Canadá, por exemplo, foi níquel. Na África do Sul, o diamante", diz Ruy Ojeda, do Institutonao consigo depositar no sportingbetDefesa Agropecuária do Estado e Mato Grosso (Indea).

Outra transformação causada pelo asteroide é que diversas rochas da região possuem formatos distintos - muitos moradores, inclusive, guardam algumas delasnao consigo depositar no sportingbetcasa.

Rocha guardada por um dos moradores da cidade, que acredita que ela foi alterada pela colisão do asteroide

Crédito, Rodinei Crescêncio/RDNews

Legenda da foto, Rocha guardada por um dos moradores da cidade, que acredita que ela foi alterada pela colisão do asteroide

Pesquisas indicam que impacto pode ter causado a maior extinçãonao consigo depositar no sportingbetvida na Terra

Um estudonao consigo depositar no sportingbet2013, conduzido por pesquisadoresnao consigo depositar no sportingbetdiferentes países e publicado na revista científica Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology afirma que a maior extinção conhecida no planeta foi causada pelo asteroide que atingiu Araguainha.

Diferentemente do que havia sido apontado nas primeiras pesquisas sobre o tema, o estudonao consigo depositar no sportingbet2013 defende que o asteroide teria atingido a Terra no fim do período Permiano,nao consigo depositar no sportingbet290 a 250 milhõesnao consigo depositar no sportingbetanos atrás, o último da era Paleozoica.

Não é apenas uma divergêncianao consigo depositar no sportingbetdatas. O Permiano se encerrounao consigo depositar no sportingbetmeio à maior extinçãonao consigo depositar no sportingbetvida na Terra. Assim, dizem os cientistas, essa extinção teria sido motivada pelo asteroide que atingiu Araguainha.

Segundo os pesquisadores, há evidências geológicasnao consigo depositar no sportingbetque a colisão do meteorito pode ter gerado terremotos com magnitudenao consigo depositar no sportingbetaté 9,9 graus na escala Richter,nao consigo depositar no sportingbetum raionao consigo depositar no sportingbetmil quilômetrosnao consigo depositar no sportingbettorno da cratera. Os tremores teriam afetado rochas ricasnao consigo depositar no sportingbetcarbono orgânico e liberado uma quantidade descomunalnao consigo depositar no sportingbetmetano.

Em julho deste ano, um novo artigo, publicado na revista Geological Society of America Bulletin, também defende que o asteroide que atingiu Araguainha foi responsável pela maior extinçãonao consigo depositar no sportingbetvida na Terra. A pesquisa é assinada por especialistasnao consigo depositar no sportingbetdiferentes países, entre eles o geólogo norte-americano Eric Tohver, que também participou do estudonao consigo depositar no sportingbet2013.

De acordo com o estudo recente, o asteroidenao consigo depositar no sportingbetAraguainha teve como principal consequência um tsunami que afetou até mil quilômetrosnao consigo depositar no sportingbetdistância da cratera. "O material oriundo da cratera comprovou que o tsunami foi causado pelo impacto do asteroide. Isso faz com que Araguainha seja a cratera mais antiga, já documentada, a preservar uma camada tsunamítica", relata Tohver.

Tais consequências teriam matado milhõesnao consigo depositar no sportingbetseres vivos e dado fim à era Paleozoica.

No entanto, ainda não há um consenso científico sobre o assunto.

A história da descoberta da origem da crateranao consigo depositar no sportingbetAraguainha

A cratera começou a ser descoberta na décadanao consigo depositar no sportingbet60, quando equipes da Petrobras procuravam petróleonao consigo depositar no sportingbetdiversas regiões do Brasil. Naquele período, "geólogos viram que havia uma estrutura circular na região, só que ela era muito grande para ser uma estrutura vulcânica. Então, imaginaram que o magma subiu pela crosta da terra, se solidificou e deixou aquela estrutura arredondada", conta Crósta.

Anos depois, na décadanao consigo depositar no sportingbet1970, imagensnao consigo depositar no sportingbetsatélite identificaram o astroblema. "Alguns geólogos dos Estados Unidos, que trabalham com cratera, viram aquele buraco e avaliaram que poderia ter sido causado pelo impactonao consigo depositar no sportingbetuma rocha", relata o especialista.

Pouco após saber da descoberta feita por meio do satélite, Crósta, que fazia mestrado, passou a se aprofundar no tema. Por diversas vezes, ele foi à regiãonao consigo depositar no sportingbetAraguainha. A partirnao consigo depositar no sportingbetentão, tiveram início os estudos sobre o astroblema da região.

Em razão da descoberta, a cidade localizada no centro da cratera passou a ser conhecida como Domonao consigo depositar no sportingbetAraguainha - termo usadonao consigo depositar no sportingbetreferência aos círculos formados pelas montanhas na área central do município.

Hoje, grande parte das áreas montanhosas da cratera ou que guardam rochas com formações distintas está localizadanao consigo depositar no sportingbetpropriedades particulares, principalmentenao consigo depositar no sportingbetfazendas.

Alémnao consigo depositar no sportingbetAraguainha, a cidade mato-grossensenao consigo depositar no sportingbetPonte Branca também está localizada dentro da crateranao consigo depositar no sportingbetimpacto, na borda do astroblema. O meteorito acertou também partenao consigo depositar no sportingbetAlto Araguaia (MT) e das cidadesnao consigo depositar no sportingbetDoverlândia, Mineiros e Santa Rita do Araguaia,nao consigo depositar no sportingbetGoiás.

Igrejanao consigo depositar no sportingbetAraguainha, pequena e pintadanao consigo depositar no sportingbetcornao consigo depositar no sportingbetrosa, à frentenao consigo depositar no sportingbetuma árvore florida com flores vermelhas

Crédito, Rodinei Crescêncio/RDNews

Legenda da foto, Cidadenao consigo depositar no sportingbetAraguainha é pequena e pacata, com menosnao consigo depositar no sportingbetmil moradores

Lenda conta que Hitler teria enviado tropas para a cratera

Em Araguainha, os moradores sabem que a cidade está no centronao consigo depositar no sportingbetuma cratera causada por um asteroide. Poucos, porém, conhecem,nao consigo depositar no sportingbetfato, a história sobre a colisão entre o corpo celeste e o solo. Apesar disso, possuem histórias e lendas sobre o fato.

Uma das histórias contadas pelos moradores do município diz que Adolf Hitler enviou aliados para a região antes da Segunda Guerra Mundial. O objetivo do líder nazista, segundo os relatos na cidade, seria buscar forças para o embate,nao consigo depositar no sportingbetrazãonao consigo depositar no sportingbetsupostas energias cósmicas da região atingida pelo asteroide.

A versão, no entanto, é desmentida por estudiosos. "Não há nenhuma comprovação sobre essa histórianao consigo depositar no sportingbetHitler ter ido a Araguainha. Os moradores podem ter pensado isso porque muitos estudiosos alemães foram ao local logo após a descoberta da cratera, mas isso foi depois dos anos 70", comenta Ruy Ojeda.

Outra história que os moradores contam é que estrangeiros foram à cratera e pegaram rochas para comercializarnao consigo depositar no sportingbetoutros países. Esta versão é considerada verdadeira. Uma estudiosa sobre o Domonao consigo depositar no sportingbetAraguainha descobriu durante pesquisa na internet,nao consigo depositar no sportingbet2006, que amostras retiradas do astroblema estavam sendo expostas e comercializadasnao consigo depositar no sportingbetgaleriasnao consigo depositar no sportingbetartesnao consigo depositar no sportingbetParis, na França. O fato tornou-se alvonao consigo depositar no sportingbetinvestigação do Ministério Público Federal (MPF)nao consigo depositar no sportingbetMato Grosso.

A BBC News Brasil teve acesso ao inquérito sobre a suposta comercializaçãonao consigo depositar no sportingbetrochas retiradas da cratera. Conforme os autos da investigação, o MPF tentou recuperar os fósseis ou fazer um acordo com a França. No entanto, as apurações apontaram que a medida seria inviável,nao consigo depositar no sportingbetrazão da faltanao consigo depositar no sportingbetlegislação a respeito do Domonao consigo depositar no sportingbetAraguainha. As investigações foram arquivadas.

Possíveis acordos com a França foram prejudicados, segundo o MPF,nao consigo depositar no sportingbetrazão da faltanao consigo depositar no sportingbetaçõesnao consigo depositar no sportingbetproteção referentes ao Domonao consigo depositar no sportingbetAraguainha. Na região, não há nenhuma determinação sobre a preservação da região ounao consigo depositar no sportingbetseus itens. Tal situação foi criticada pelo procurador da República Everton Pereira Aguiar Araújo, responsável pelo inquérito.

"A ausêncianao consigo depositar no sportingbetlegislação protetiva dá azos ao abandono culturalnao consigo depositar no sportingbetpatrimônios extremamente ricos, tantonao consigo depositar no sportingbetmatéria comonao consigo depositar no sportingbetoportunidadenao consigo depositar no sportingbetexpansão científica, impedindonao consigo depositar no sportingbetinserção na identidade pátria. Tal fator impede que atitudes como a retirada e vendanao consigo depositar no sportingbetamostrasnao consigo depositar no sportingbetum astroblema - como ocorreu pela galeria francesa - signifique uma transgressãonao consigo depositar no sportingbetdireitos culturais aos olhos da população e das próprias autoridades públicas", assinala o membro do MPF,nao consigo depositar no sportingbetpublicação feitanao consigo depositar no sportingbetjunho deste ano.

Entrada da cidadenao consigo depositar no sportingbetAraguainha, com uma placanao consigo depositar no sportingbetboas-vindas derrubada pelo vento: 'Sejam bem-vindos à cidade do domo'

Crédito, Rodinei Crescêncio/RDNews

Legenda da foto, Entrada da cidadenao consigo depositar no sportingbetAraguainha, com uma placanao consigo depositar no sportingbetboas-vindas derrubada pelo vento: 'Sejam bem-vindos à cidade do domo'

Moradores querem promover o turismo para a cratera

A populaçãonao consigo depositar no sportingbetAraguainha tem reduzido. Em 1970, tinha 1,7 mil moradores - quase o dobro da população atual.

O principal motivo é a ausêncianao consigo depositar no sportingbetempregos. Na cidade, a principal fontenao consigo depositar no sportingbetrenda é o serviço público - umnao consigo depositar no sportingbetcada cinco moradores são funcionários públicos.

Apenas metade das ruas são asfaltadas - a outra metade tem calçamento rústico, feito com pedranao consigo depositar no sportingbetgarimpo e areia.

Para os moradores da cidade, a ausêncianao consigo depositar no sportingbetiniciativas do poder públiconao consigo depositar no sportingbetrelação à cratera da região é prejudicial ao município. "O turismo poderia ser melhor explorado e também geraria empregos. Mas isso não acontece, porque falta estrutura", diz uma moradoranao consigo depositar no sportingbetAraguainha, que pediu para não ser identificada. Proprietária do único hotel da cidade, Juscima Angela Mascena lamenta a faltanao consigo depositar no sportingbetvisitantes no município. "Há semanasnao consigo depositar no sportingbetque não recebo nenhum hóspede novo. É muito complicado".

A Prefeituranao consigo depositar no sportingbetAraguainha diz que não há recursos para investir no turismo da região. A cidade tem como principal fontenao consigo depositar no sportingbetrecursos R$ 11 milhões repassados por meio do Fundonao consigo depositar no sportingbetParticipação dos Municípios (FPM). Segundo o Executivo municipal, os recursos são empregadosnao consigo depositar no sportingbetsetores como saúde, segurança e educação.

Nas ruas da cidade, é comum ver casas abandonadas. Os moradores que vão embora comumente não vendem suas residências. "Não tem ninguém para comprar, por isso há tantas construções sem donos", explica a aposentada Izaína Pereiranao consigo depositar no sportingbetSouza,nao consigo depositar no sportingbet74 anos, que mora na região desde a infância e não planeja ir embora. "Hoje, para mim aqui é o melhor lugar do mundo, porque é muito tranquilo", relata à reportagem.

Os filhosnao consigo depositar no sportingbetIzaína deixaram Araguainha décadas atrás, para estudar ou trabalharnao consigo depositar no sportingbetmunicípios vizinhos. Entre os mais jovens, é comum sair do município para fazer curso superior. Na cidade há duas escolas, uma estadual e outra municipal, que possuem turmas até o fim do ensino médio.

Há poucos comércios na cidade: uma farmácia, três restaurantes, três mercados e uma lotérica. Não há indústrias. "Para quem não trabalha no serviço público, é muito difícil encontrar oportunidadenao consigo depositar no sportingbetemprego por aqui", diz a autônoma Josiane Franco, 42 anos, que nasceunao consigo depositar no sportingbetAraguainha.

Outra fontenao consigo depositar no sportingbetrenda da região é a agropecuária. Porém, o segmento não emprega muitas pessoas no município. "Geralmente são as próprias famílias que cuidam disso", explica o prefeitonao consigo depositar no sportingbetAraguainha, Silvio Josénao consigo depositar no sportingbetMorais Filho, o Silvinho (PSD).

Projetos para preservar a cratera ainda não foram para frente

Em 2002, a Comissão Brasileiranao consigo depositar no sportingbetSítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP) declarou o Domonao consigo depositar no sportingbetAraguainha como um sítio geológico - áreanao consigo depositar no sportingbetinteresse para o estudo da geologia e relevante para o turismo. Na época, a entidade apontou que deveria ser feita a preservação do lugar e conscientização dos moradores da região sobre a importância do local. Porém, tais medidas nunca chegaram a ser feitas. O principal motivo teria sido a faltanao consigo depositar no sportingbetapoio do poder público ou da iniciativa privada.

No MPFnao consigo depositar no sportingbetMato Grosso, apesarnao consigo depositar no sportingbeto procurador da República ter determinado o arquivamento das apurações sobre a possível comercializaçãonao consigo depositar no sportingbetitens do astroblema, ele manteve o inquérito sobre a cratera, cobrando medidasnao consigo depositar no sportingbetpreservação da área.

"É necessária uma abordagem multifuncional, que promova ao mesmo tempo a preservação, possibilite estudos, mas que também divulgue e dê acesso à população, disseminando a correta valorizaçãonao consigo depositar no sportingbetbens paleontológicos brasileiros, como o Domonao consigo depositar no sportingbetAraguainha", afirma o procurador da República.

No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) há um processonao consigo depositar no sportingbettombamento do astroblema. Em comunicado enviado à BBC News Brasil, o instituto limita-se a informar que o procedimento sobre a cratera estánao consigo depositar no sportingbetanálise e dentro dos prazos legais para que haja uma resposta.

No Instituto Chico Mendesnao consigo depositar no sportingbetConservação da Biodiversidade (ICMBio), existe um projeto para a criaçãonao consigo depositar no sportingbetuma Unidadenao consigo depositar no sportingbetConservação denominada "Domonao consigo depositar no sportingbetAraguainha", para cuidar da preservação da área. A medida também estánao consigo depositar no sportingbetandamento e sem prazo para ser concluída.

Outro projetonao consigo depositar no sportingbetpreservação é um estudo elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil para que a região se torne um geoparque, para que possa receber estrutura adequada para visitantes e estudiosos.

"Para ser considerado geoparque, é preciso mostrar para a população e para os turistas que se tratanao consigo depositar no sportingbetalgonao consigo depositar no sportingbetinteresse geoturístico. No Brasil só existe um, que é o parquenao consigo depositar no sportingbetpegadasnao consigo depositar no sportingbetdinossauros, no Nordeste. Foi o único que deu certo", relata Crósta, um dos autores da proposta para transformar o astroblemanao consigo depositar no sportingbetAraguainhanao consigo depositar no sportingbetgeoparque.

"O geoparque mantém as coisas exatamente como estão e só separa alguns locaisnao consigo depositar no sportingbetinteresse para visitação. Neste caso, são pequenas pedreiras. Não é nada que vai afetar a produção agrícola ou a agropecuária. Mas é difícilnao consigo depositar no sportingbetexplicar isso para os fazendeiros, porque eles reagem muito fortemente a esse tiponao consigo depositar no sportingbetideia", acrescenta Crósta.

O geoparque somente pode ser criado após autorização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para que a entidade avalie o projeto, a proposta deve ser enviada por meionao consigo depositar no sportingbetrepresentantes do poder público ou da iniciativa privada que demonstrem interessenao consigo depositar no sportingbetauxiliar na ação. Ao menos por ora, a proposta não foi levada para avaliação da Unesco.