Nós atualizamos nossa Política4rabet é confiavelPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termos4rabet é confiavelnossa Política4rabet é confiavelPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como destruição do Cerrado ameaça ‘floresta4rabet é confiavelcabeça para baixo’ e abastecimento4rabet é confiavelaquíferos:4rabet é confiavel
4rabet é confiavel Segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado tem papel central na distribuição das águas que abastecem boa parte do Brasil. É nele que nascem vários dos rios que integram seis das principais bacias hidrográficas brasileiras - Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica -, e mais4rabet é confiavelcem espécies diferentes4rabet é confiavelfrutas, das quais apenas 40 são exploradas comercialmente.
O equilíbrio desse ecossistema, contudo, está ameaçado pelo avanço da agricultura4rabet é confiavellarga escala.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca4rabet é confiavel20% das espécies4rabet é confiavelplantas e animais exclusivas ao bioma já foram extintas, e ao menos 137 espécies4rabet é confiavelanimais da região correm o risco4rabet é confiaveldesaparecer.
"A gente não tem mais aquele habitat natural, porque esse tipo4rabet é confiavelvegetação deu lugar às lavouras: à soja, ao milho, ao feijão, ao arroz - e eles não têm a mesma função ecológica do Cerrado", alerta Mauro Alves4rabet é confiavelAraujo, técnico agrícola especializado na identificação4rabet é confiavelespécies vegetais.
Boa parte das últimas áreas4rabet é confiavelCerrado se encontra na região conhecida como Matopiba (que engloba trechos do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) - considerada uma das últimas fronteiras agrícolas do país.
"A gente está trocando árvore por herbácea, e isso na matemática (da ecologia) é cruel", acrescenta Araujo.
O Cerrado é um dos biomas mais antigos e biodiversos do mundo. Começou a se formar há pelo menos 40 milhões4rabet é confiavelanos e abriga centenas4rabet é confiavelespécies4rabet é confiavelanimais e plantas que só existem lá.
Para sobreviver às longas secas que ocorrem na região, muitas árvores locais desenvolveram sistemas4rabet é confiavelraízes extremamente profundas e ramificadas.
Graças a essas raízes, várias espécies do bioma jamais perdem as folhas, nem mesmo no auge da estiagem.
As raízes podem ser muito mais extensas que as copas das árvores, o que faz com que o Cerrado seja conhecido como "floresta4rabet é confiavelcabeça para baixo".
Árvores presentes no bioma - entre as quais buriti, pequi, jatobá e baru - garantem ainda uma dieta rica para os habitantes da região.
Vídeo: Davi Boarato