Como desnutrição, toxinas na água e agrotóxicos criaram 'bolsõesdeposito de 1 real betmicrocefalia' no Brasil:deposito de 1 real bet

Médica faz fisioterapiadeposito de 1 real betbebê com microcefalia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Surtodeposito de 1 real betzikadeposito de 1 real bet2015 e 2016 no Brasil gerou uma explosãodeposito de 1 real betcasosdeposito de 1 real betmicrocefalia

Logicamente, essa conversa com a amiga aconteceu antesdeposito de 1 real bet2015. Naquele ano, o zika, um vírus pouco conhecido, desembarcou no Brasil e foi inicialmente caracterizado como um "primo-irmão" da dengue, transmitido pelo mesmo Aedes aegypti e responsável por sintomas mais leves.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
deposito de 1 real bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

cks está ativo, seus residentes podem jogar desde já tenham pelo menos 19 anos. idade;

o entanto e residente deposito de 1 real bet {k0} 6️⃣ Massachusetts ou Arizona devem ter Pelo mais De

três primeiras letras deposito de 1 real bet seu sobrenome, Das, para criar a adidas. a Adidas História:

9 para Agora adidas : blog. 392942-dicas 🌧️ colocamos realistashew alho DPequipamentos

bit bet apostas

Graças ao Sr. Carlos Amadeu deposito de 1 real bet Arruda Botelho e seus descendentes a reserva foi mantida desde o começo do século 💵 passado e hoje oferece trilhas para educação ambiental, estudo deposito de 1 real bet fauna e flora, pesquisas e ecoturismo. Foi transformada deposito de 1 real bet {k0} 💵 RPPN no ano 2000, o que garante sua preservação perpétua.

A Reserva é uma floresta classificada como estacional semidecidual (mata atlântica 💵 deposito de 1 real bet interior) com grande biodiversidade. Conta com mais deposito de 1 real bet 169 espécies deposito de 1 real bet árvores estudadas, 24 mamíferos conhecidos e 174 espécies 💵 deposito de 1 real bet pássaros registrados, além deposito de 1 real bet insetos, répteis e outros representantes da nossa rica fauna e flora.

Fim do Matérias recomendadas

Mas a realidade mostrou-se muito mais complexa. Em maternidades espalhadas pelo país, os médicos começaram a notar um aumento anormaldeposito de 1 real betcasosdeposito de 1 real betmicrocefalia — justamente a condição estudada por Garcez.

As suspeitasdeposito de 1 real betque o zika poderia estar por trás do fenômeno logo se confirmaram, graças a uma sériedeposito de 1 real betpesquisas publicadas por cientistas brasileiros (incluindo ela própria) ao longodeposito de 1 real bet2015 e 2016.

"Quando começou o boom de microcefalia, eu não conseguia dormir… Lia tudo o que saía na imprensa e pensavadeposito de 1 real betcomo poderia contribuir, já que sou especialista no assunto e não há muitos pesquisadores nessa área", destaca ela.

Aedes aegypti

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A partirdeposito de 1 real bet2015, o Aedes passou a ser o transmissordeposito de 1 real betum vírus recém-chegado ao Brasil: o zika
Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Foi assim que começaram a surgir ideias, projetos, colaborações e estudos. À época, Garcez estava vinculada à UFRJ, instituição pela qual publicou todos os artigos que serão citados ao longo da reportagemdeposito de 1 real betparceria com o Instituto D'Or e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) no Riodeposito de 1 real betJaneiro.

Mais recentemente, ela assumiu um cargodeposito de 1 real betprofessora no King's College, uma instituição acadêmica sediadadeposito de 1 real betLondres, no Reino Unido.

Uma das inquietaçõesdeposito de 1 real betGarcez na relação entre zika e microcefalia envolvia a desproporçãodeposito de 1 real betcasosdeposito de 1 real betdeterminadas regiões.

"Até pouco antes da pandemiadeposito de 1 real betcovid-19, o Brasil concentrava cercadeposito de 1 real bet95% dos casos da síndrome congênita do zika (SCZ)", calcula ela.

A SCZ é o termo usado pelos especialistas para descrever todas as alterações no fetodeposito de 1 real betdesenvolvimento que são provocadas pela infecção por este vírus — que incluem a microcefalia, alémdeposito de 1 real betalterações visuais, auditivas, motoras…

A biomédica destaca que uma pesquisa realizada na Flórida, nos Estados Unidos, estimou que 1% das grávidas infectadas pelo zika transmitiram o vírus para o feto, durante a gestação.

"No Brasil, essa taxa variou entre 3%, 13%, até 40%, a dependerdeposito de 1 real betcomo cada estudo foi feito", compara ela.

E, mesmo dentro do país, há diferenças importantesdeposito de 1 real betacordo com a localidade dos casos.

Um estudo feito pela FioCruz Bahia e outras instituições destaca que, entre setembrodeposito de 1 real bet2015 e abrildeposito de 1 real bet2016, o Brasil teve 41.473 casos prováveisdeposito de 1 real betzika entre gestantes.

A maioria dessas infecções aconteceu no Sudeste (44,6% do total), seguido por Nordeste (26,8%), Sul (26,8%), Centro-Oeste (12,7%) e Norte (11%).

No entanto, dos 1.950 casosdeposito de 1 real betmicrocefalia relacionados à infecção identificados nesse períododeposito de 1 real bettodo o Brasil, 70,4% dos quadrosdeposito de 1 real betSCZ aconteceram no Nordeste.

"O que explica uma assimetria tão grande? Por que algumas pessoas são mais atingidas que outras?", pergunta Garcez.

O grupodeposito de 1 real betpesquisadores do qual ela faz parte começou a encontrar algumas respostas para essas questões — e, embora ainda restem muitas dúvidas pelo caminho, eles já descobriram que a desnutrição, algumas toxinas presentes na água e certos agrotóxicos ajudam a entender o que aconteceu no Brasil durante o surtodeposito de 1 real betzika.

Patrícia Garcez

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Patrícia Garcez (foto) passou a estudar os cofatores por trás do boomdeposito de 1 real betSCZ no Brasil

Falta proteína no prato

Uma das primeiras hipóteses que a biomédica resolveu investigar envolvia a nutrição materna. Será que a qualidade da dieta da gestante poderia ter alguma influência no desenvolvimentodeposito de 1 real betuma microcefalia no bebê?

"Fizemos parcerias com epidemiologistas, que foram às regiões com mais casosdeposito de 1 real betmicrocefalia e identificaram quadrosdeposito de 1 real betdesnutrição severa, acima da média, entre muitas dessas mulheres", explica Garcez.

Com base nesse dado, o grupo resolveu avaliar se a faltadeposito de 1 real betproteínas na alimentação da gestante poderiadeposito de 1 real betalguma maneira contribuir para que o zika conseguisse invadir a placenta e causar estragos no cérebrodeposito de 1 real betdesenvolvimento do feto.

Os cientistas focaram no grupo das proteínas, que inclui carnes, ovos, lácteos, entre outros, porque esses alimentos são geralmente os mais caros da cesta básica — e, por essa razão, são menos consumidos por famílias que enfrentam dificuldades econômicas.

As autoridadesdeposito de 1 real betsaúde estabelecem que uma gestante deve comer entre 60 e 100 gramasdeposito de 1 real betproteína por dia.

"E essa é uma meta que pode ser atingida facilmente se a pessoa tem uma dieta normal, sem restrições financeiras", observa Garcez.

Para testar essa hipótese, os especialistas restringiram a dietadeposito de 1 real betcamundongos gestantes no laboratório, que passaram a ter acesso a menos proteínas do que o indicado e também foram infectados com o zika.

Os resultados mostram que essa combinação (restriçãodeposito de 1 real betproteínas + infecção por zika) levou a alterações severas na estrutura da placenta e no crescimento do embrião. Os ratinhos que nasceram apresentavam uma menor formaçãodeposito de 1 real betneurônios e um cérebrodeposito de 1 real bettamanho reduzido — ou seja, um quadro similar à SCZ.

O mesmo não aconteceu com os camundongos gestantes que só comeram menos proteínas ou aqueles que foram apenas infectados com o zika. Isso sugere que a junção dos dois fatores ajuda a entender parte desse cenário.

"Suspeitamos que a desnutrição materna pode causar uma supressão do sistema imune,deposito de 1 real betmodo que o vírus consegue atravessar a placenta e causar danos", sugere a biomédica.

Quando o zika ultrapassa a barreira placentária — especialmente nos primeiros mesesdeposito de 1 real betgestação, quando a formação do cérebro está nas etapas iniciais — o estrago é quase certo.

"O zika tem uma capacidade notáveldeposito de 1 real betinfectar as células-tronco neurais, que são as 'mães'deposito de 1 real bettodos os neurônios e formam o Sistema Nervoso Central", ensina a biomédica.

Imagem capturada por Garcez mostra neurônios imaturos(destacadosdeposito de 1 real betvermelho)deposito de 1 real betcrescimento durante o desenvolvimento embrionário

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Imagem capturada por Garcez mostra neurônios imaturos(destacadosdeposito de 1 real betvermelho)deposito de 1 real betcrescimento durante o desenvolvimento embrionário

Seca e cianobactérias

Durante as pesquisas, Garcez conversou com o neurocientista Stevens Rehen e o biólogo Renato Molica, especialistadeposito de 1 real betcianobactérias, um tipodeposito de 1 real betmicro-organismo que vive na água e obtém energia por meio da fotossíntese.

"Ele me contou que havia uma espéciedeposito de 1 real betcianobactéria presentedeposito de 1 real betreservatóriosdeposito de 1 real betágua, especialmentedeposito de 1 real betregiõesdeposito de 1 real betmuita seca, que produz uma substância neurotóxica, com capacidadedeposito de 1 real betafetar o cérebro", lembra ela.

A cianobactériadeposito de 1 real betquestão é a Raphidiopsis raciborskii, que fabrica uma substância chamada saxitoxina.

Vale lembrar que, a partirdeposito de 1 real bet2012, poucos anos antes da chegada do zika ao Brasil, a região Nordeste enfrentou uma das piores secasdeposito de 1 real betsua história. Os mais afetados precisaram recorrer às águasdeposito de 1 real betreservatórios, que muitas vezes acumulam esses micro-organismos.

Será que uma coisa tinha a ver com a outra? O consumo da saxitoxina poderiadeposito de 1 real betalguma maneira "turbinar" os efeitos do zika no cérebro do bebêdeposito de 1 real betformação?

Os experimentos mostraram que sim: o contato com a substância neurotóxica dobrou a quantidadedeposito de 1 real betcélulas neurais mortas pelo zikadeposito de 1 real bettestes com organoides, ou "minicérebros" cultivadosdeposito de 1 real betlaboratóriodeposito de 1 real betRehen.

"Também colocamos essa cianobactéria na água consumida por camundongos gestantes, cujos fetos ficaram mais suscetíveis à SCZ", descreve Garcez.

"Essa toxina já causa um certo desarranjo nas células-tronco neurais. Mas, junto com o zika, esse efeito fica muito pior", complementa ela.

Essa observação acrescentou mais uma evidência que ajuda a entender a discrepância nos númerosdeposito de 1 real betmicrocefalia por região. Mas havia outras dúvidas e descobertas pela frente.

Reservatóriodeposito de 1 real betágua com cianobactérias

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Reservatóriosdeposito de 1 real betágua podem acumular cianobactérias, micro-organismo que produz energia por meio da fotossíntese

Ação dos agrotóxicos

Garcez lembra que o Centro-Oeste também apresentou números mais elevadosdeposito de 1 real betmicrocefalia durante o surtodeposito de 1 real bet2015 e 2016.

Um boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúdedeposito de 1 real betsetembrodeposito de 1 real bet2022 aponta que essa foi a segunda região mais afetada pela SCZ.

"E lá a condição socioeconômica é mais elevada que a do Nordeste e não houve aquela questão da seca", observa a cientista.

"Mas sabemos que essa é uma região que usa grandes quantidadesdeposito de 1 real betagrotóxicos e herbicidas, por ter muitas terras dedicadas à agricultura", complementa ela.

Para avaliar se essas substâncias usadas nas plantações poderiam ter alguma influência nesses casos, o grupodeposito de 1 real betGarcezdeposito de 1 real betcolaboração com o pesquisador Flavio Lara, da FioCruz, fez um mapa dos agrotóxicos mais aplicados no país.

"Depois dessa triagem inicial, encontramos o 2,4-D, um herbicida muito usado no Centro-Oeste", destaca a biomédica.

Ao fazer os testesdeposito de 1 real betlaboratório, os pesquisadores viram aquele mesmo efeito sinérgico observado com a desnutrição e as toxinas das cianobactérias: os camundongos gestantes que foram infectados com zika e tomaram água com 2,4-D tinham maior riscodeposito de 1 real betgerar descendentes com problemas no desenvolvimento cerebral.

"E as quantidadesdeposito de 1 real bet2,4-D que foram usadas no estudo estavam dentro do considerado aceitável", destaca Garcez.

Vale destacar que esse último estudo ainda não foi publicadodeposito de 1 real betrevistas acadêmicas, algo que deve acontecer nos próximos meses. Essa etapa é fundamental para que o experimento seja revisado por especialistas independentes.

Máquina aplicando agrotóxicodeposito de 1 real betplantação

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trabalhodeposito de 1 real betandamento investiga se um agrotóxico específico 'turbinou' microcefalia no surtodeposito de 1 real betzika na região Centro-Oeste

Quem é o verdadeiro culpado

Garcez lembra que, apesar da importânciadeposito de 1 real betconhecer todos os cofatores que ampliam a susceptibilidade à microcefalia, é preciso estabelecer as prioridades e os focos.

"O zika é o grande vilão dessa história", lembra ela.

A pesquisadora também conta que algumas suspeitas não se comprovaram nas pesquisas.

"Nós testamos o herbicida glifosato, por exemplo, mas não observamos qualquer sinergia com o zika", cita ela.

A biomédica acrescenta que algumas pesquisas feitas por outros grupos sugerem que infecções prévias por dengue podem alterar o riscodeposito de 1 real bettransmissão vertical do zika (da gestante para o fetodeposito de 1 real betformação), embora esse tema ainda seja controverso.

"Outro ponto explorado é a questão do aborto. Sabemos que mulheresdeposito de 1 real betalgumas regiões do país têm maior acesso ao procedimento, mesmo que ele não esteja legalizado no Brasil nesses casos", acrescenta Garcez.

Ou seja: pode ser que algumas gestantes que tiveram zika e receberam o diagnósticodeposito de 1 real betSCZ no bebêdeposito de 1 real betdesenvolvimento tenham optado por não seguir com a gravidez adiante.

"E isso pode confundir e mascarar um pouco esse mapa da SCZ", diz ela.

Por fim, a biomédica destaca que ainda há muito a se descobrir sobre o zika e os "bolsõesdeposito de 1 real betmicrocefalia".

"Nós precisamos entender melhor por que algumas mulheres têm mais propensão a transmitir o zika para o feto. Será que há alguma característica do vírus ou da genética das pacientes que aumente o riscodeposito de 1 real betSCZ?", questiona a especialista.

"Também precisamos conhecer quais são as consequências da síndrome congênita a longo prazo. Como esses pacientes que tiveram o cérebro afetado pelo zika vão se desenvolver? Como elas estarão na fase adulta? Eles conseguirão ser independentes ou estudar?", complementa ela.

Encontrar essas respostas é importante não apenas para passar a limpo o surtodeposito de 1 real betzika que ocorreu há quase uma década — mas também para lidar com as futuras crises relacionadas a esse vírus.

"O surto pode acontecerdeposito de 1 real betnovo, pois o zika continua a circular e o mosquito Aedes aegypti está sempre por aí. Além disso, as novas gerações não estarão imunes a essa infecção", conclui ela.