A aviação pode se tornar sustentável um dia?:pixbet login

Sombrapixbet loginavião na água

Crédito, Getty Images

Voarpixbet loginavião é uma parte importante das vidaspixbet loginmuitas pessoas — mas especialistas alertam que é preciso equilibrar isso com o fatopixbet loginque o setor contribui enormemente para o aquecimento global.

Cercapixbet login2,4% das emissões globaispixbet loginCO2 vêm da aviação. Juntamente com outros gases e os rastrospixbet loginvapor d'água produzidos pelas aeronaves, a indústria é responsável por cercapixbet login5% do aquecimento global.

E as emissões dos aviões estão aumentando rapidamente — elas cresceram 32% entre 2013 e 2018.

Um voopixbet loginida e voltapixbet loginLondres para São Francisco (uma distância parecida com apixbet loginSão Paulo para Barcelona, ou do Riopixbet loginJaneiro para Chicago) emite cercapixbet login5,5 toneladaspixbet loginCO2 equivalente por pessoa — mais do que o dobro das emissões produzidas por um carro familiarpixbet loginum ano e cercapixbet loginmetade da pegadapixbet logincarbono médiapixbet loginalguém que mora no Reino Unido.

Especialistas dizem que a humanidade deixou a situação das emissões do setor se agravar por muito tempo.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
pixbet login de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

plana é num sapato que tem a plataforma. mas sem calcanhar - O isso significa: todaa

lar do Sa pé 🔑 fica no mesmo nível! Isso dá os impulso da altura você normalmente

When their father goes missing, Dean and Sam follow the clues from his phone message until they get to a small town where they encounter a violent spirit called the Woman in White.

Supernatural: 10 Episodes That Are Actually Terrifying

8 "Skin" - S1, EP 6.
7 "Family Remains" - S4, EP 11.
6 "Asylum" - S1, EP 10.
5 "Soul Survivor" - S10, EP 3.
4 "Everybody Loves a Clown" - S2, EP 2.
3 "Bloody Mary" - S1, EP 5.
2 "No Exit" - S2, EP 6.
1 "The Benders" - S1, EP 15.

cbet no me deja retirar dinero

pa do Mundo pixbet login Clubes 2025. Chelsea, Real Madrid e Manchester City já se qualificaram

pois pixbet login vencer a UCL pixbet login 🌝 {k0} 2025, 2024 ou 20%, respetivamente et chamava Embra

Fim do Matérias recomendadas

Agora existe uma janela muito curta dentro da qual é preciso reduzir as emissões deste setor para quase zero.

"Há duas grandes razões pelas quais a aviação apresenta um desafio únicopixbet logintermospixbet loginmudança climática", diz Cait Hewitt, diretorapixbet loginpolíticas da Aviation Environment Federation, uma organização não-governamental que trabalha para mitigar o impacto da aviação no meio ambiente.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

"A primeira é que cada vez mais pessoas estão voandopixbet loginavião. E a segunda é que voar continua quase totalmente dependentepixbet logincombustíveis fósseis. Ainda não temos tecnologias verdes disponíveis para o setorpixbet loginaviação."

Em 2019, a aviação produziu um gigatoneladapixbet loginemissõespixbet loginCO2.

"Isso é aproximadamente equivalente ao totalpixbet loginemissões do Reino Unido e da Alemanha juntas", diz Hewitt.

O númeropixbet loginpassageiros não parapixbet logincrescer. Em 2019, as companhias aéreas transportaram cercapixbet login4,5 bilhõespixbet loginpassageiros.

Em 2050, algumas projeções mostram que o número deve chegar a 10 bilhões por ano.

Mas nem todos no planeta voam.

"Globalmente, apenas 1% da população, muitos dos quais são passageiros frequentes, geram metadepixbet logintodas as emissões do setorpixbet loginaviação", diz Hewitt.

A disparidade é grande. Nos países,pixbet loginalta renda, 40% da população faz pelo menos um voo por ano, enquantopixbet loginpaísespixbet loginbaixa renda esse percentual épixbet loginapenas 1% da população.

"Não existe uma balapixbet loginprata para tornar aviação mais ambiental, mas sim um conjuntopixbet loginopções diferentes, cada uma delas com seus prós e contras", diz Beth Barker, gerentepixbet loginProjeto do projeto Aviation Impact Accelerator da Universidadepixbet loginCambridge.

Confira abaixo algumas das medidas que especialistas discutem para redução das emissões no setorpixbet loginaviação.

1. Ajustespixbet logindesign

Uma das alternativas já adotadas são modificações no design das aeronaves, como a adoçãopixbet login"winglets".

"Winglets são extensõespixbet loginaparência vertical que adicionamos no final das asas", diz Silvestre Pinho, do Departamentopixbet loginAeronáutica do Imperial College London.

"Eles aumentam a eficiência das asas. Esses winglets foram inspiradospixbet loginpássaros e atualmente estamos analisando muito mais recursospixbet loginasas e voospixbet loginpássaros e incorporando-ospixbet loginnossas aeronaves."

A indústria da aviação está constantemente achando formaspixbet loginmelhorar a eficiência das aeronaves com inovações no design. Mas existe um limite para isso.

"Se você olhar para a história, estamos melhorando a eficiênciapixbet loginnossas aeronavespixbet logincercapixbet login2% ao ano. Isso é muito pouco e não vai se sustentar para sempre, então definitivamente precisamos mudar nossos combustíveis das aeronaves", diz Pinho.

Asapixbet loginaviãopixbet loginvoo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Winglets são umas das inovações que aumentaram eficiência dos voos

2. Combustíveis alternativos

Atualmente, os motores das aeronaves funcionam com combustível feito a basepixbet logincombustíveis fósseis. Mas há uma corrida para se buscar alternativas.

"Os biocombustíveis são uma formapixbet logincombustível produzida a partirpixbet loginmateriaispixbet loginorigem vegetal. O único exemplo possível é o óleo vegetal, que existepixbet logingrande quantidade e pode ser transformadopixbet loginbiocombustível", diz Pinho.

Mas produzir biocombustíveis é um grande desafio para a indústria.

Por exemplo, se substituíssemos todo o combustívelpixbet loginaviação usado no Reino Unido por biocombustíveis, estaríamos usando cercapixbet login68% da terra que usamos atualmente para cultivar nossos alimentos.

Outra possibilidade é utilizar os "e-combustíveis", que removem o dióxidopixbet logincarbono do ar e o submetem a processos químicos que o transformam novamentepixbet logincombustívelpixbet loginaviação.

É uma espéciepixbet loginprocesso circularpixbet loginque tudo vai para a atmosfera e depois é retiradopixbet loginlá.

"Uma grande desvantagem dos e-combustíveis é que são muito caros, não só pelo custo, mas também pela energia que consomem", diz Pinho.

Avião abastacendopixbet loginpista

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Energia das aeronaves ainda vempixbet logincombustíveis fósseis

Outro combustível possível seria o hidrogênio. Mas também há desafios nesse campo.

"O hidrogênio é um gás que, se você reagir com o oxigênio do ar, pode liberar muita energia. Isso o torna potencialmente um combustívelpixbet loginaviação realmente bom, mas também traz problemas", diz Guy Gratton, que é piloto e professor da Aviação da Cranfield University, no Reino Unido.

"Para começar, não podemos armazená-lo nos projetos atuaispixbet loginaviões. Em segundo lugar, no momento, cercapixbet login95% do nosso hidrogênio vempixbet logincombustíveis fósseis."

"O hidrogênio é muito explosivo, o que impõe sérias restriçõespixbet loginsegurança", diz Pinho.

"Projetar, fabricar e licenciar aeronaves movidas a hidrogênio é algo que deve levar décadas e custar cercapixbet logindezenaspixbet loginbilhõespixbet loginlibras."

3. Os aviões podem se tornar elétricos?

Aviões elétricos, alimentados por baterias, ainda são muito raros.

"Sou uma das poucas pessoas no mundo que teve a chancepixbet loginpilotar um avião elétrico", diz Gratton.

"Embora seja possível fazer um carro elétrico que funcione bem, se você colocar esse mesmo tipopixbet loginbateriapixbet loginum avião, ele ficará pesado demais para voar."

Especialistas dizem que, para tornar a aviação sustentável, será preciso investir muito no futuro.

"Não há dúvidapixbet loginque serão necessários muitos recursos, especialmente energia. Vai custar muito caro e vai exigir muito esforço das empresas e do governo trabalhando juntos", diz Beth Barker.

* Texto baseadopixbet loginvídeo original da BBC Ideas.