As 'misteriosas' explosõesestrela 8 pontaspagers que mataram membros do Hezbollah e deixaram milhares feridos:estrela 8 pontas
A explosãoestrela 8 pontasaparelhosestrela 8 pontasmensagem do tipo pager usados pelo grupo armado Hezbollah, no Líbano, deixou ao menos nove pessoas mortas e milharesestrela 8 pontasferidos nesta terça-feira (17/9), informou o Ministério da Saúde do país.
O Hezbollah afirmou que oito membros do grupo foram mortos nos ataques. Além deles, morreu também uma meninaestrela 8 pontasmeio às ocorrências.
O Líbano e o Hezbollah, grupo que também atua como um partido político, responsabilizaram Israel pela explosão dos aparelhos, também chamados no Brasilestrela 8 pontas"bipe" e muito usados no passado para trocaestrela 8 pontasmensagens.
As explosões teriam acontecidoestrela 8 pontasdiversos lugares, incluindo ruas, supermercados e barbearias.
O governo libanês afirma que 200 dos cercaestrela 8 pontas2.800 feridos estãoestrela 8 pontasestado crítico.
músicas e ligar o seu sistema estrela 8 pontas uma maneira que não interromperá os jogos ou tarefas
e outras pessoas, então 💲 pode haver alguns problemas. Como ouvir música enquanto joga: O
League of Legends é um modo estrela 8 pontas jogo estrela 8 pontas {k0} que os jogadores podem criar e gerenciar suas próprias equipes, 🌈 composta por campeões da Liga das Lendas reais na vida real. O objetivo do game consiste no maior número possível 🌈 dos pontos ao selecionarem as melhores campeães strategicamente para serem utilizadas nas várias funções:
Criação estrela 8 pontas Equipe: Os jogadores criam sua 🌈 própria equipe selecionando um máximo seis campeões, cada qual com suas próprias habilidades e pontos fortes únicos.Os Campeões são divididos 🌈 estrela 8 pontas {k0} vários papéis como atiradores slateristas (marcadores), lutadores assassino a ou defensores do apoio ao jogador(as).
plataforma realsbete (-) Alex Wong - Doce / Ensemble; TIO M com Allison Holker o que Joseph SimmonS).
ro MC/ Narrador
Fim do Matérias recomendadas
Entre os feridos, está o embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani. A esposa dele disse à imprensa que ele ficou "levemente ferido" por uma das explosões e que estava “bem” no hospital.
O Centro Médico LAU,estrela 8 pontasBeirute, precisou limitar o númeroestrela 8 pontaspessoas que pode entrarestrela 8 pontassuas instalações.
"É muito delicado e algumas cenas são horríveis", disse um membro da equipe do hospital à BBC.
A maioria dos ferimentos ocorreu na cintura, rosto, olhos e mãos, disse ele.
"Muitas vítimas perderam dedos,estrela 8 pontasalguns casos todos eles", disse a fonte.
Em um comunicado, o Hezbollah disse que Israel, que classificou como um "inimigo traidor e criminoso", "certamente" iria receber "o castigo justo por esta agressão pecaminosa, queira ou não".
O grupo armado apoiado pelo Irã, com sede no Líbano, tem sido inimigoestrela 8 pontasIsrael há décadas. Os combates entre os dois lados se intensificaram nos últimos meses, princupalmente após início do guerraestrela 8 pontasGaza, aumentando o receioestrela 8 pontasuma guerra total.
O governo do Líbano também culpou as autoridades israelenses. O ministro da Informação do país, Ziad Makary, condenou as explosõesestrela 8 pontaspagers como um "ataque israelense",estrela 8 pontasacordo com a emissora libanesa Al-Manar TV.
Israel ainda não comentou sobre o ocorrido.
As explosões
A agênciaestrela 8 pontasnotícias estatal do Líbano informou que ocorreram explosões nos subúrbiosestrela 8 pontasBeirute eestrela 8 pontasoutras áreas do país.
A emissoraestrela 8 pontastelevisão Al-Manar, ligada ao Hezbollah, também noticiou a explosãoestrela 8 pontasmuitos pagers, sem identificar os feridos.
Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram homens feridos sentados ou deitados no chão, e outros sendo transportados para hospitais.
Imagensestrela 8 pontascâmerasestrela 8 pontassegurança não verificadas mostram explosõesestrela 8 pontaslojas.
Um membro do Hezbollah disse à agênciaestrela 8 pontasnotícias Reuters que se tratou da "maior falhaestrela 8 pontassegurança [do grupo]" desde que as hostilidades com Israel se intensificaram há 11 meses,estrela 8 pontasparalelo à guerraestrela 8 pontasGaza.
Em um primeiro comunicado, o Hezbollah classificou as explosões como "misteriosas" e disse que elas causaram a morte de, pelo menos, três pessoas.
"Explodiram pagers que pertenciam a funcionáriosestrela 8 pontasvárias unidades do Hezbollah e instituições", disse a milícia armadaestrela 8 pontasum comunicado, acrescentando que no incidente morreram "uma jovem e doisestrela 8 pontasnossos irmãos".
O grupo acrescentou que estava conduzindo uma "ampla investigaçãoestrela 8 pontassegurança e científica" sobre as causas das detonações "simultâneas".
Um ex-peritoestrela 8 pontasmunições do Exército britânico, que pediu para não ser identificado, disse à BBC que os dispositivos provavelmente estavam carregados com entre 10 a 20 gramasestrela 8 pontasexplosivoestrela 8 pontasalta qualidade, escondido dentroestrela 8 pontasum componente eletrônico falso.
Logo após as explosões, muitos apontaram para a possibilidadeestrela 8 pontasum ataque hacker que poderia ter causado o superaquecimento das baterias dos pagers e as explosões — o que seria completamente inédito.
De acordo com Joe Tidy, repórterestrela 8 pontascibersegurança da BBC, especialistas estão apontando para o fatoestrela 8 pontasque as imagens das explosões não são consistentes com um possível superaquecimentoestrela 8 pontasuma bateria.
Silêncioestrela 8 pontasIsrael
Desde que o grupo armado palestino Hamas lançou o surpreendente e mortal ataque contra Israel no dia 7estrela 8 pontasoutubro, dando início à guerraestrela 8 pontasGaza, a fronteira do Líbano se tornou uma espécieestrela 8 pontassegundo front, onde o Exércitoestrela 8 pontasIsrael tem trocado fogo com o Hezbollah.
As Forçasestrela 8 pontasDefesaestrela 8 pontasIsrael (IDF) ainda não comentaram as explosões ocorridas nesta terça-feira no Líbano.
No entanto, os acontecimentos ocorreram horas depoisestrela 8 pontaso gabineteestrela 8 pontassegurançaestrela 8 pontasIsrael definir como objetivo oficial da guerra o retorno seguroestrela 8 pontas60 mil residentes ao norte do país, que haviam sido deslocados pelos ataques do Hezbollah.
"O gabineteestrela 8 pontassegurança atualizou os objetivos da guerra para incluir o seguinte: levar os moradores do norteestrela 8 pontasforma segura às suas casas", disse o escritório do primeiro-ministroestrela 8 pontasIsrael, Benjamin Netanyahu.
"Israel continuará a agir para implementar esse objetivo."
Na segunda-feira (16/9), o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou durante uma reunião com o enviado americano Amos Hochstein que a única maneiraestrela 8 pontaslevarestrela 8 pontasvolta os residentes ao norteestrela 8 pontasIsrael seria por meioestrela 8 pontasuma "ação militar".
"A possibilidadeestrela 8 pontasum acordo está se esgotando, já que o Hezbollah continua 'se ligando' ao Hamas e se recusa a por fim ao conflito", afirmou um comunicadoestrela 8 pontasseu escritório.
Israel advertiu repetidamente que poderia lançar uma operação militar para expulsar o Hezbollah da fronteira.
Em seu comunicado, o Hezbollah reiterou seu "apoio e respaldo à corajosa resistência palestina".
Análise: 'Devastor para o Hezbollah'
estrela 8 pontas De Paul Adams, jornalista da BBC especializadoestrela 8 pontasdiplomacia
É difícil imaginar um ataque mais calculado para espalhar medo e confusão.
O Hezbollah dependeestrela 8 pontasgrande medidaestrela 8 pontaspagers para as comunicações do grupo.
Os telefones celulares foram abandonados há muito tempo por serem muito vulneráveis, como demonstrou o assassinato, por parteestrela 8 pontasIsrael, do fabricanteestrela 8 pontasbombas do Hamas, Yahya Ayyash,estrela 8 pontas1996.
Os membros do Hezbollah foram vítimasestrela 8 pontasexplosõesestrela 8 pontassupermercados, nas ruas,estrela 8 pontasautomóveis,estrela 8 pontassuas casas e até mesmoestrela 8 pontasbarbearias.
Incidentes foram relatados por todo o Líbano, desde Beirute até o vale do Bekaa, e até mesmo na vizinha Síria.
Cada explosão pode ter sido pequena, mas algumas causaram danos catastróficos.
Em um momentoestrela 8 pontasque Hezbollah e Israel estão envolvidosestrela 8 pontasuma guerraestrela 8 pontasbaixa intensidade, esses ataques terão consequências devastadoras para a forçaestrela 8 pontastrabalho, as comunicações e o moral do Hezbollah.
Israel ainda não comentou, mas é evidente que foi obra deles.
É o prelúdioestrela 8 pontasum ataque maior? O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse na segunda-feira ao enviado americano Amos Hochstein que Israel "faria o que fosse necessário para garantirestrela 8 pontassegurança".
Ainda não há sinaisestrela 8 pontasque esteja sendo reunido o númeroestrela 8 pontashomens e veículos blindados necessários para uma grande incursão militar no sul do Líbano, mas os ataquesestrela 8 pontashoje representam uma nova escalada e é difícil imaginar que o Hezbollah não se sinta obrigado a responderestrela 8 pontasalguma forma.