Bicarbonatoonabet 5d lotionsódio funciona para limpeza, segundo a ciência?:onabet 5d lotion
Será que o bicarbonato poderia ajudar a manter minha casa limpa, reduzindo minhas preocupações ambientais e, ao mesmo tempo, economizando dinheiro?
sibilidade. Então: se A chances for 10% ou 0,10 - as possibilidades são 0,0/0)1,9ou '1a
9' e 0,211!Para transformar De facilidadees 1️⃣ é Uma provável), dividir das frequênciaS
Fim do Matérias recomendadas
Manter a casa limpa com produtos básicosonabet 5d lotioncozinha como bicarbonatoonabet 5d lotionsódio – NaHCO3, para quem gostaonabet 5d lotionquímica – é uma técnica antiga, muito associada às antigas donasonabet 5d lotioncasaonabet 5d lotionvídeos do TikTok e sites especializadosonabet 5d lotionsaúde.
No Reino Unido, ela é lembrada até por Nancy Birtwhistle, vencedora da quinta temporada do reality show da TV The Great British Bake Off.
A ideia é que,onabet 5d lotioncertas situações, o bicarbonatoonabet 5d lotionsódio pode substituir os produtosonabet 5d lotionlimpeza comerciais, poupando prejuízos ao meio ambiente e a nós mesmos.
Vou à mercearia e compro dois pequenos frascos do produto da própria loja por 0,59 libras (cercaonabet 5d lotionR$ 4,30) cada um. Trago também um pequeno frascoonabet 5d lotionmarca por 1,59 libra (cercaonabet 5d lotionR$ 11,60).
Em seguida, ligo para o professoronabet 5d lotionquímica Nathan Kilah, da Universidade da Tasmânia, na Austrália.
"Todas as propriedadesonabet 5d lotionlimpeza que você irá obter do bicarbonatoonabet 5d lotionsódio vêm das propriedades químicas do produto", ele conta. "[Quando limpamos] existem diferentes componentes do pó e da sujeira que podem ser modificados quimicamente pelo bicarbonatoonabet 5d lotionsódio."
Uma toneladaonabet 5d lotioncocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Kilah explica que o bicarbonatoonabet 5d lotionsódio é uma base, ou alcalino. Ou seja, ele possui alto pH.
Por isso, uma das suas propriedades químicas é a capacidadeonabet 5d lotionremover hidrogênioonabet 5d lotionoutros materiais, na formaonabet 5d lotioníons.
"Ou seja, as moléculas literalmente reagem?", pergunto a ele. "Não é só questãoonabet 5d lotionque, se eu esfregar algo, estou retirando a sujeira?" Ele responde que sim, é isso, mesmo.
O bicarbonatoonabet 5d lotionsódio também é levemente abrasivo, ou seja, ele pode remover material persistenteonabet 5d lotionuma superfície suja, com um poucoonabet 5d lotionesforço físico.
Por isso, usar bicarbonatoonabet 5d lotionsódio para remover resíduosonabet 5d lotioncalcário não seria ideal. O calcário também é uma base,onabet 5d lotionforma que os dois tipicamente não reagem.
Para isso, limão ou vinagre funcionam melhor, pois eles são ácidos. Aliás, esta parece ser a regra geral.
"Ácidos são bons para limpar bases", explica Kilah, "e bases são boas para limpar ácidos."
É por isso que a tendência popular na internetonabet 5d lotioncombinar vinagre e bicarbonatoonabet 5d lotionsódio para formar uma misturaonabet 5d lotionlimpeza borbulhante é,onabet 5d lotioncerta forma, falaciosa, já que as duas substâncias simplesmente se anulam.
Mais tarde, fiz meu primeiro experimentoonabet 5d lotionlimpeza.
Apliquei bicarbonatoonabet 5d lotionsódio misturado com água ao tecido manchadoonabet 5d lotionuma almofada do sofá e deixei agir por 30 minutos, antesonabet 5d lotionlimpar.
A mancha desapareceu, mas foi substituída por um anel brancoonabet 5d lotionpó (que, por sinal, iria permanecer ali por semanas).
Enquanto eu retirava a substância, ela parecia escorregadia – uma indicaçãoonabet 5d lotionque eu estava lidando com material alcalino, segundo o professor. Esta sensação pode surgir, às vezes, até quando comemos bolos ou biscoitos feitos com bicarbonatoonabet 5d lotionsódio.
Testei o produto com xícarasonabet 5d lotionchá manchadas, com pouco sucesso. Mas, felizmente, tenho outro especialistaonabet 5d lotionquímica a quem posso recorrer.
"A maioria dos usos que observo para o bicarbonatoonabet 5d lotionsódio [na limpeza] não funciona", afirma o químico e comunicadoronabet 5d lotionciências Dario Bressanini, da Universidadeonabet 5d lotionInsubriaonabet 5d lotionComo, na Itália. Ele é o autor do livro The Science of Cleaning ("A ciência da limpeza",onabet 5d lotiontradução livre).
Bressanini se surpreende com a percepção do público sobre este produto básicoonabet 5d lotioncozinha.
"Você vê todas essas misturas com sucoonabet 5d lotionlimão, vinagre, bicarbonatoonabet 5d lotionsódio e salonabet 5d lotioncozinha. A maioria dessas receitas são completamente falaciosas", explica ele.
Bressanini afirma que o alto pH é o principal poder do bicarbonatoonabet 5d lotionsódio.
Ele pode ser usado para combater mau cheiroonabet 5d lotioncalçados, geralmente causado por ácidos orgânicos produzidos por bactérias, e o odoronabet 5d lotiontomates estragados na geladeira, criado por líquidos ácidos. Mas fica mais ou menos por aqui – e o pó é até bastante fraco para isso.
Mais tarde, despejei uma porção generosaonabet 5d lotionbicarbonatoonabet 5d lotionsódio na pia do banheiro e acrescentei água fervente. Algumas bolhas se formaram e me senti uma feiticeira.
Mas a vazão continua a mesma. Bem, pelo menos, não entupi a pia.
Esfregar é preciso
O bicarbonatoonabet 5d lotionsódio não é detergente. Ele não consegue absorver a sujeira.
A maior parte da sujeira à nossa volta é gordurosa, segundo Bressanini. Para limpar, é preciso usar tensoativos – moléculas que reduzem a tensão superficial entre dois materiais.
"O sabão é tensoativo", explica ele. "O xampu contém tensoativo e os detergentes contêm tensoativos. O bicarbonatoonabet 5d lotionsódio, não."
Mas reluto a desistir. Conto a Bressanini que despejei bicarbonatoonabet 5d lotionsódio e água quenteonabet 5d lotionuma bandeja engordurada do forno, no dia anterior. E retirei facilmente a mistura resultante na lavagem.
Ele explica que isso ocorreu porque a gordura e o bicarbonato reagiram e se transformaramonabet 5d lotionuma base mais forte. Esta é uma formaonabet 5d lotionlimpar uma frigideira incrustada e engordurada.
O que ocorreu é que eu produzi sabão – mas o sabão real, fabricado com os ingredientes certos, nas proporções corretas, teria funcionado melhor, segundo ele.
E quanto à tendência onlineonabet 5d lotionusar bicarbonatoonabet 5d lotionsódio no cabelo? Bressanini aconselha a não fazer isso.
As substâncias alcalinas elevam as pequenas placas, ou cutículas, que cobrem o nosso cabelo e as enfraquecem. Por isso, os xampus são levemente ácidos, ao contrário do sabão.
Mas Kilah e Bressanini garantem que a limpeza com bicarbonatoonabet 5d lotionsódio não é perigosa, desde que você não use o produto para lavar frutas na esperançaonabet 5d lotiondesinfetá-las, nem misture produtos diferentes e corra o riscoonabet 5d lotionreações químicas perigosas. E eles destacam pontos positivos dos produtosonabet 5d lotionlimpeza comerciais que eu nunca havia percebido antes.
Os produtosonabet 5d lotionlimpeza à venda no supermercado,onabet 5d lotionfato, podem utilizar a mesma reação química induzida pelo pH do bicarbonatoonabet 5d lotionsódio e do vinagre. Mas eles também têm outras propriedades. Eles podem decompor a gordura, reduzir a tensão superficial da água ou desinfetar as superfícies.
"O que eu diria sobre muitos desses métodos alternativosonabet 5d lotionlimpeza com bicarbonatoonabet 5d lotionsódio é que eles sempre necessitam que se esfregue", explica Kilah. "Você nunca irá simplesmente pulverizar ali, sair andando e esperar que fique limpo. Você irá esfregar."
Além disso, o bicarbonatoonabet 5d lotionsódio não é um produtoonabet 5d lotionocorrência natural, como relembra Bressanini. É preciso gastar energia e recursos para sintetizar a substância.
Aprendi que ele é criado a partironabet 5d lotioncarbonato – e que cercaonabet 5d lotiondois terços do carbonato são obtidosonabet 5d lotionforma sintética, principalmente por meio do chamado processo Solvay. O restante vem do minérioonabet 5d lotiontrona, que é escavadoonabet 5d lotionminas.
"Ele é produzidoonabet 5d lotionprocessos industriais, que usam amônia, cloretoonabet 5d lotionsódio, carbonatoonabet 5d lotionsódio... muitas das fábricas que usam o processo Solvayonabet 5d lotiontodo o mundo são instalações industriais imensas", explica Bressanini.
O mais importante a fazer é calcular seus produtosonabet 5d lotionlimpeza, sem descarregar produtos desnecessários para o oceano, segundo Bressanini. E usar tudoonabet 5d lotionforma seletiva.
Você não precisa limpar tudo com alvejante, por exemplo. Meu piso, eu acho, não precisa ser tão limpo quanto meus travesseiros.
Esses especialistas garantem que, depoisonabet 5d lotionproduzido, o bicarbonatoonabet 5d lotionsódio, isoladamente, não é prejudicial para o meio ambiente. Então, limpar com bicarbonatoonabet 5d lotionsódio é mais ecológico?
"Em média, eu diria que sim", responde Kilah. "Mas depende da comparação sendo feita... o processoonabet 5d lotionfornecimento, incluindo fabricação e venda, é muito complexo."
Ainda assim, a produção, transporte e embalagem dos produtos químicosonabet 5d lotionlimpeza comuns do supermercado podem ser caros para o meio ambiente. E eles normalmente vêmonabet 5d lotionforma líquida, que ocupa mais volume, e usam embalagens mais complicadas do que o bicarbonatoonabet 5d lotionsódio – que, como destaca Kilah, pode ser vendidoonabet 5d lotioncaixasonabet 5d lotionpapelão.
Esses produtosonabet 5d lotionlimpeza comerciais também podem ser prejudiciais para os seres humanos e o meio ambiente. Eles emitem, por exemplo, compostos orgânicos voláteis (VOC, na siglaonabet 5d lotioninglês) e compostos orgânicos polifluoretados (Pfas) – os chamados "produtos químicos eternos", que são compostos tóxicos que podem permaneceronabet 5d lotionseres humanos e animaisonabet 5d lotiontodo o planeta.
"Pesquisas recentes indicam que as maiores ameaças à saúde das crianças nos ambientes domésticosonabet 5d lotiongrande parte do mundo industrializado talvez não sejam mais os micróbios patogênicos, mas as comunidades microbianas empobrecidas e as substâncias químicas empregadas nos produtosonabet 5d lotionuso diário, incluindo osonabet 5d lotionlimpeza", segundo a pesquisa editada, entre outros autores, pela pesquisadoraonabet 5d lotionsustentabilidade Rachael Wakefield-Rann, da Universidadeonabet 5d lotionTecnologiaonabet 5d lotionSydney, na Austrália. Ela é autora do livro Life Indoors ("Vida dentroonabet 5d lotioncasa",onabet 5d lotiontradução livre) e conversei com ela para aprender mais a respeito.
Ela explica que nós acabamos definindo a higieneonabet 5d lotionforma muito restrita. A palavra virou sinônimoonabet 5d lotionevitar germes.
Mas, na verdade, muitos produtos químicos sintéticos apresentam altos riscos à saúde. Os produtos antimicrobianos, por exemplo, podem desregular o sistema endócrino.
Já alguns micróbios – como os presentes nos nossos animaisonabet 5d lotionestimação – são benéficos e até importantes no treinamento do sistema imunológico das crianças, segundo a pesquisadora.
Produtos que matam 99% dos germes permitem que os micróbios mais desagradáveis sobrevivam e recolonizem nossas casas, como ervas daninhasonabet 5d lotionum canteiroonabet 5d lotionflores vazio, como explica Wakefield-Rann.
"Acho que, usando produtos como vinagre, a biodiversidade não é morta porque você não está... tentando eliminar tudo o que é vivo", orienta ela.
Mas a pesquisadora destaca que, se alguém sofreronabet 5d lotionperturbações no estômago, por exemplo, pode querer empregar algo mais potente.
Wakefield-Rann acrescenta que a nossa experiência nos leva a gostar dos modernos produtosonabet 5d lotionlimpeza.
"Desde muito cedo, muitosonabet 5d lotionnós associamos o cheiroonabet 5d lotionpinho ou limão àquele tipoonabet 5d lotionlimpezaonabet 5d lotionhospital", explica ela. "[E] não é apenas o odor, mas coisas como a espuma. A liberação ou nãoonabet 5d lotionbolhas realmente é fundamental para algumas pessoas avaliarem se aquilo está limpandoonabet 5d lotionforma eficiente."
O mesmo vale para a aparência brilhante. Wakefield-Rann relembra que, muitas vezes, as pessoas parecem achar que os produtosonabet 5d lotionlimpeza naturais não funcionam porque os objetos não parecem suficientemente limpos depois do uso.
Por vários motivos, a limpeza é algo necessário para a nossa vida e a nossa saúde. Mas alguns aspectos são mais culturais, segundo Jo Littler, do departamentoonabet 5d lotionimprensa da Universidade Goldsmithonabet 5d lotionLondres.
Em conjunto com a pesquisadoraonabet 5d lotionsociologia Emma Casey, da Universidadeonabet 5d lotionYork, no Reino Unido, Littler estudou os influenciadoresonabet 5d lotionlimpeza online, como Sophie Hinchliffe, conhecida como Sra. Hinch.
"Ter um certo padrãoonabet 5d lotionlimpeza,onabet 5d lotionuma forma específica, pode conectar você às pessoas, oferecer um status específico ou fazer você parecer respeitável", segundo ela.
Para Casey, as redes sociais fazem a limpeza parecer fácil.
"Mesmo nas contas ecológicas sobre o bicarbonatoonabet 5d lotionsódio, existe muitas vezes uma estética visual muito agradável, muito curada", explica ela. "[Mas] a limpeza com qualquer produto não é fácil, que dirá com bicarbonatoonabet 5d lotionsódio. Não é algo rápido."
Antesonabet 5d lotionencerrar, faço uma última experiência com bicarbonatoonabet 5d lotionsódio.
Seguindo a recomendaçãoonabet 5d lotionBressanini, pego um paronabet 5d lotionbotasonabet 5d lotioncano alto malcheirosas e polvilho bicarbonatoonabet 5d lotionpó. O pó branco se espalha no meu rosto e atinge o tapete. Depoisonabet 5d lotionalgum tempo, o mau cheiro nos calçados permanece.
Encerro meu experimento e concluo que, para salvar o planeta e a minha carteira, preciso observar a limpezaonabet 5d lotiongeral com perspectiva mais ampla – como uma escalaonabet 5d lotiongrausonabet 5d lotioncinza, não apenas como branco ou preto.
O bicarbonatoonabet 5d lotionsódio certamente detém um lugar nesse espectro. Mas, na verdade, esse lugar acabou sendo bastante pequeno.