As mulheres cegas que ajudam a detectar câncermines f12mama na Índia:mines f12

Mãos apalpando superfície com pontosmines f12tecido vermelho

Crédito, Priti Salian

Legenda da foto, Cegamines f12nascença, Gupta passou nove meses recebendo treinamentomines f12exames tácteis da mama, uma forma especializadamines f12exame clínico

Gupta é uma examinadora médica táctil (MTE, na siglamines f12inglês)mines f12Nova Déli, a capital indiana. Trata-semines f12uma nova profissãomines f12crescimento para mulheres cegas e com dificuldadesmines f12visão na Índia e na Europa.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
mines f12 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

vo Android é começar deslizando para cima a partir da parte inferior da tela do

. Isso irá revelar todos os 🌞 aplicativos que ainda estão mines f12 {k0} [k1} operação e, muitas

Brazino 777 - Reclame Aqui

O termo "Brazino Jogo da Galera" uma expresso popular que se refere a um jogo ⚽️ divertido e descontrado entre amigos. uma forma mines f12 entretenimento mines f12 {k0} que os participantes se renem para se divertir ⚽️ e passar o tempo juntos.

bet 40

a charácter named Jennifer...? She alsos had uma desmall role On Harry and The

s; playing Jessica! Fieshel'S mother became her ♠ full-time maniager". DaniellesFimel -

Fim do Matérias recomendadas

Ela é formadamines f12ciências humanas. Cegamines f12nascença, Gupta passou nove meses recebendo treinamentomines f12exames tácteis da mama, uma forma especializadamines f12exame clínico. A cegueiramines f12Gupta não prejudica seu trabalho — ao contrário, ela ajuda, e muito.

As origens

Estudos já comprovaram que, na ausênciamines f12informações visuais, o cérebro das pessoas cegas pode desenvolver maior sensibilidademines f12audição, tato e outros sentidos e funções cognitivas.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

O ginecologista alemão Frank Hoffmann foi quem desenvolveu a ideia das MTEs. Ele descobriu que, durante seus extensos exames, as MTEs podem detectar caroços com até 6 a 8 mm.

E, segundomines f12pesquisa ainda não publicada, estas dimensões são menores que os caroçosmines f1210 a 20 mm que muitos médicos sem dificuldades visuais conseguem encontrar durante seus exames.

Na Índia, 18 MTEs foram treinadas desde 2017. Algumas delas trabalham atualmentemines f12hospitaismines f12Nova Déli emines f12Bangalore, no sul do país.

Outras são contratadas pela Associação Nacional do Centro da Índia para Mulheres Cegas e Estudos sobre Deficiências (NABCBW, na siglamines f12inglês), uma organização sem fins lucrativosmines f12Nova Déli que também oferece treinamento.

Mas a práticamines f12treinar MTEs é anterior à prática indiana. Ela remonta às preocupaçõesmines f12Hoffmann sobremines f12própria capacidademines f12detectar tumores.

“Sempre me preocupei porque, como ginecologista, eu não tinha tempo suficiente para os examesmines f12mama e poderia deixar passar caroços minúsculos”, ele conta.

Meenakshi Gupta mostra o diagrama da mama com as fitasmines f12orientação

Crédito, Priti Salian

Legenda da foto, Meenakshi Gupta mostra o diagrama da mama com as fitasmines f12orientação namines f12salamines f12exames, na unidademines f12saúde comunitária da cidademines f12Vapi, no sudoeste da Índia

Muitos médicos têm pouco tempo para conduzir examesmines f1230 a 40 minutos, mas ele imaginou que um profissional técnico treinado, com sentido táctil aprimorado, poderia ser ideal para o trabalho.

Em 2010, a ideiamines f12Hoffmann levou à criação da Discovering Hands, uma empresa social com sedemines f12Mülheim, na Alemanha. Ela treina mulheres cegas e com dificuldadesmines f12visão para trabalhar como MTEs.

O primeiro estudo revisado por pares pesquisando a viabilidade da técnica demonstrou que as descobertas das MTEs são similares às dos médicos.

A chegada à Índia

Hoffmann acreditava que havia potencial para que o método tivesse impacto maior fora da Alemanha, como técnica eficaz e relativamente barata. As taxasmines f12incidênciamines f12câncermines f12mama são preocupantesmines f12todo o mundo — foi o tipomines f12câncer mais diagnosticadomines f122020, por exemplo.

Fora da Alemanha, o país com maior númeromines f12MTEs é a Índia, onde o câncermines f12mama é a principal causamines f12morte por câncer entre as mulheres na maioria dos Estados. A maior parte dos casos — 60% — é diagnosticada no estágio 3 ou 4 da doença, o que reduz consideravelmente os índicesmines f12sobrevivência.

Um estudo demonstrou que a taxamines f12sobrevivência geral após cinco anos entre as mulheres indianas émines f1295% para pacientes no estágio 1, 92% para o estágio 2, 70% para o estágio 3 e apenas 21% para pacientes no estágio IV.

Já nos paísesmines f12alta renda, maismines f1270% dos casosmines f12câncermines f12mama são diagnosticados nos estágios 1 e 2. Ao todo, o índicemines f12sobrevivência após cinco anos para o câncermines f12mama na Índia émines f12cercamines f1252%, contra cercamines f1284% nos Estados Unidos.

A faltamines f12acesso à assistência médica, instalações mal equipadas e o medo dos gastos atrasam a procura pelo tratamento, o que reduz ainda mais as possibilidadesmines f12recuperação.

Em 2017, a Discovering Hands expandiu suas atividades para a Índia, através da NABCBW. Funcionárias da associação indiana receberam treinamento para formar MTEs. Espera-se que esta nova formamines f12detecção do câncer possa apresentar diversas vantagensmines f12relação às técnicas existentes.

O exame padrão para detectar câncermines f12mama é a mamografia, que envolve o raio X da mama. No Ocidente, é um exame comum, mas o seu custo e a complexidademines f12uso dificultammines f12implementaçãomines f12países com renda média e baixa.

E, como a mamografia é menos eficaz para as mulheres com até 50 anosmines f12idade, é preciso ter alternativas para as mulheres mais jovens.

Uma opção é o ultrassom. Mas, devido aos altos custos da contrataçãomines f12radiologistas e das próprias máquinasmines f12ultrassom, “não é uma opção acessível para todos os centros médicos”, segundo o cirurgião oncologista Mandeep Malhotra, que trabalhamines f12Nova Déli emines f12Gurugram, na região metropolitana da capital.

Um estudo indiano recente, que levou 20 anos para ser feito, concluiu que o exame clínico da mama, realizado a cada dois anos por profissionaismines f12saúde, pode ajudar a detectar câncermines f12mama nos seus estágios iniciais.

O estudo concluiu que este procedimento poderia reduzir a mortalidade pela doençamines f12cercamines f1230% entre as mulheres com maismines f1250 anosmines f12idade, mas não se observou redução significativa da mortalidademines f12mulheres com menosmines f1250 anos.

O examemines f12mama tem custos mais baixos, o que facilitamines f12adoçãomines f12países com renda média e baixa.

Existem programasmines f12exame clínico da mama na Índia, mas os índicesmines f12participação são “extremamente inadequados”, segundo uma recente Pesquisa Nacionalmines f12Saúde da Família do país, que fornece dados sobre a dinâmica da população e os indicadoresmines f12saúdemines f12nível nacional.

Segundo a pesquisa, menosmines f121% das mulheres realizou examemines f12detecçãomines f12câncermines f12mama entre 2019 e 2021mines f12toda a Índia.

Mulheres fazendo treinamento tátil

Crédito, Priti Salian

Legenda da foto, A técnica desenvolvida pela organização alemã Discovering Hands é relativamente barata e não exige equipamento técnicomines f12alto custo

É por esta razão que o treinamentomines f12uma força paramédicamines f12mulheres cegas para realizar exames especializados pode sermines f12grande ajuda, segundo Kanchan Kaur, diretoramines f12cirurgiamines f12mama do hospital especializado Medanta,mines f12Gurugram.

“Significaria encontrar caroços menoresmines f12estágios iniciais e com maior possibilidademines f12cura da doença, atendendo uma população que relutamines f12consultar o médico porque se sente saudável”, explica ela.

Os exames pelas MTEs não pretendem substituir os médicos, nem as mamografias. Eles são realizadosmines f12conjunto com equipes médicas treinadas, como primeiro passo para os examesmines f12câncermines f12mama precisosmines f12rotina. E são disponíveis até mesmomines f12regiões com acesso limitado à energia elétrica.

Precisão e confiança

Kaur explica que, posicionando as MTEsmines f12campanhasmines f12examemines f12câncermines f12mama e nos postosmines f12saúde primários do governo (que são o primeiro pontomines f12contato médico para grande parte da população), as mulheres podem se familiarizar com o examemines f12mama e adquirir o hábito do autoexame.

O procedimento aumentaria a consciência geral sobre o câncermines f12mama, elevando a possibilidademines f12detecção precoce. “Quando exames gratuitos são oferecidosmines f12locais próximos, as mulheres irão fazer”, afirma Kaur.

Atualmente, as MTEs indianas trabalham com cirurgiões oncologistas, examinando as mulheres que chegam para examesmines f12rotina. Algumas das MTEs viajam com os acampamentosmines f12examemines f12câncermines f12mama realizados pela NABCBWmines f12áreas rurais, urbanas e semiurbanasmines f12Mumbai, Nova Déli, Vapi e Bangalore.

Ao todo, 14 MTEs já examinaram maismines f122.500 mulheresmines f12acampamentos e cercamines f123.000 outrasmines f12hospitais. Elas também participammines f12campanhasmines f12conscientização sobre o câncermines f12mamamines f12empresas, escolas e universidades, onde também oferecem exames.

Uma nova ondamines f12pesquisas sobre o trabalho das MTEs na Índia traz resultados promissores.

Malhotra realizou um estudo com 1.338 mulheres examinadas pelas MTEs antes da pandemia e comparou as descobertas das MTEs com os resultados radiológicos das mesmas pacientes.

Examinadoras durante treinamentomines f12esqueleto

Crédito, Priti Salian

Legenda da foto, As examinadoras médicas tácteis passam por um processomines f12treinamento rigoroso e detalhado

Ele concluiu que as MTEs têm alta sensibilidade para detectar câncer maligno, com 78%mines f12“positivos verdadeiros”. Já o índicemines f12cânceres malignos não detectados pelas MTEs (“falsos negativos”) é muito baixo,mines f121%.

Malhotra afirma que o baixo índicemines f12não detecção é fundamental no exame do câncer. “Quando uma MTE não encontra anormalidades, podemos ter certezamines f12que a mulher tem os seios saudáveis no momento e não precisamines f12exames adicionais”, afirma ele.

Um estudo austríaco comparou as MTEs com os médicos e concluiu que as MTEs oferecem maior especificidade e sensibilidade. Elas foram especialmente eficientesmines f12comparação com os médicos durante o examemines f12tecidomines f12mama mais denso, que tipicamente dificulta a detecçãomines f12caroços.

E a precisão não é a única colaboração prestada pelas MTEs durante o exame. Elas coletam dados importantes sobre os hábitosmines f12estilomines f12vida, como o consumomines f12álcool e cigarro, lactação, menstruação e o histórico familiarmines f12câncer antesmines f12examinar as mulheres. São informações vitais para o médico sobre o potencialmines f12risco da doença.

Como parte do seu trabalho, as MTEs chamam a atenção da mulher para tudo o que elas encontram, como secreções do mamilo e assimetria entre os seios. No final do exame, as MTEs ensinam à paciente a forma corretamines f12fazer o autoexame da mama.

E talvez o mais importante é que as MTEs ajudam a reduzir o desconforto normalmente enfrentado pelas mulheres ao se despirem para o examemines f12mama, frente a um profissional sem dificuldadesmines f12visão. Este fator pode aumentar a participação das mulheres nos exames.

A donamines f12casa Sulekha Paswan passou por um examemines f12mama com Guptamines f12Vapi e afirma que o procedimento com Gupta pareceu mais confortável. E, com o tempo e esforços dedicados por Gupta durante o exame, Paswan acredita que o procedimento foi bastante rigoroso.

Expansão internacional

Hoffmann já levou o treinamento oferecido pela Discovering Hands para a Índia, Áustria, Colômbia, México, Nepal e Suíça.

Durante a pandemiamines f12covid-19, as MTEs não puderam trabalhar e muitas delas migraram para outros empregos. Na América do Sul e no Nepal, o programa está suspenso no momento.

Na Alemanha, o programa estámines f12operação desde 2010. Hoje, são quatro MTEsmines f12treinamento e 53 profissionais trabalhandomines f12130 hospitais e clínicas, alémmines f12um centro especializado da Discovering Handsmines f12Berlim.

A Áustria treinou MTEsmines f122015, mas, nos primeiros anos, elas se envolveram apenasmines f12um estudo. Desde 2021, três MTEs trabalhammines f12seis clínicas ginecológicas e radiológicasmines f12Viena, alémmines f12outras trêsmines f12treinamento. E a Suíça também está treinando três MTEs.

Na Índia, ao todo, 18 MTEs foram treinadas, mas as pressões da pandemia fizeram com que apenas seis delas estejam trabalhando atualmente. Outras oito MTEs estãomines f12treinamentomines f12Nova Déli e Bangalore e devem se formar ainda este ano.

Resistência e dificuldades

A diretora da NABCBW, Shalini Khanna, explica que o númeromines f12MTEsmines f12treinamento é pequeno devido ao alto custo do processo. Além disso, a maior parte das mulheres cegas do programa vemmines f12locaismines f12baixa renda e a necessidademines f12dar sustento a elas e às suas famílias pode ser um obstáculo.

A duração e o rigor do treinamento, às vezes, faz com que elas prefiram fazer outros cursos,mines f12menor duração, ou desistam no meio do treinamento.

Khanna afirma que alguns centros médicos apresentaram resistência à contratação das MTEs porque as pesquisas indianas sobre o impacto das MTEs ainda estãomines f12seus estágios iniciais. Outros hesitaram por razões logísticas e financeiras.

Mas muitos centros não consideram que estes motivos sejam obstáculos e estão procurando os serviços das MTEs.

Rajendra Badwe é o diretor do Hospital Memorial Tatamines f12Mumbai, um dos maiores hospitaismines f12câncer da Índia. Ele afirma que, para ser adotadomines f12escala, o modelo das MTEs precisa ser mais divulgado entre a comunidade médica e receber reconhecimento e apoio do governo.

O Hospital Memorial Tata está trabalhandomines f12duas frentesmines f12prol da adoção do modelo das MTEs na Índiamines f12larga escala.

“Estamos planejando formar conexões com as organizações e indivíduos que mantêm contato com as mulheres cegas para treiná-las e falar com o governo para integrar as MTEs ao programa públicomines f12examesmines f12câncermines f12mama”, afirma Badwe.

Gupta acredita que a expansão do modelo das MTEs poderá ajudar um número maiormines f12meninas cegas a encontrar um emprego digno, alémmines f12desfazer os mitos sobre amines f12condição.

“Talvez, algum dia, as pessoas paremmines f12nos perguntar como nos locomovemos, como usamos nosso laptop, e compreendam que nem sempre vamos ao hospital para nos tratar”, afirma ela. “Nós vamos para trabalhar.”

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site da BBC Future.