Jack Sweeney: o 'vigiapoker gloryjatinhos' que irritou Taylor Swift e Elon Musk:poker glory
Mas são especificamente as informações sobre a localização dos aviões privados dos ricos e poderosos — publicadas nas redes sociais — que têm repetidamente tornado o jovempoker glory21 anos alvopoker glorynotícias e ameaças legais.
para jogar. Você pode jogar nossos jogos poker glory Natal durante todo o ano. Mas, durante os
períodos poker glory inverno, 5️⃣ nossa categoria poker glory Natal se transforma poker glory {k0} uma verdadeira das
Poki?
There are no Poki games here! Why? One of the tasks of our site is to
pixbet reclamaçõesVocê está procurando saber qual é a hora da conversação na Seleção Brasileira? Bem, você vai ao lugar certo!
Dados:
Fim do Matérias recomendadas
Sweeney é filhopoker gloryum controladorpoker gloryoperaçõespoker gloryuma companhia aérea epoker gloryuma professora, e cresceu nos subúrbiospoker gloryOrlando. Ele diz que sempre teve interessepoker gloryaviação e tecnologia, e particularmente nas empresas SpaceX e Tesla, que pertencem a Elon Musk.
Esses interesses gradualmente o levaram a desenvolver um sitepoker gloryrastreamentopoker gloryaviões — o TheAirTraffic.com — e perfispoker gloryredes sociais que rastreiam aeronavespoker glorycelebridades, políticos, magnatas e oligarcas.
Uma toneladapoker glorycocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
O sistema baseia-sepoker glorydados disponíveis publicamente, recolhidos por entusiastas amadores. Durante as viagens, os aviões enviam regularmente informações sobre a localização, e esses sinais podem ser captados por pessoas que usam receptores simples e baratos que estão no solo.
Esse grupopoker gloryrastreadorespoker gloryaviões faz partepoker gloryuma comunidade maior conhecida como Osint (inteligênciapoker glorycódigo aberto). Ela é povoada por pessoas que se aprofundampoker glorygrandes volumespoker glorydados online disponíveis gratuitamentepoker glorybuscapoker gloryinformações incriminatórias, perspicazes ou simplesmente interessantes.
Trata-sepoker gloryum grupo heterogêneo, que inclui uma variedadepoker gloryindivíduos —desde os ligeiramente curiosos até investigadores dedicados e jornalistas empenhados.
"Originalmente, eu estava fazendo isso apenas como um hobby, pois achei interessante", disse Sweeney, que está atualmente no terceiro ano do cursopoker gloryTecnologia da Informação na Universidade da Flórida Central, nos EUA.
Com o passar do tempo, ele encontrou um propósito mais específico. Ele diz acreditar "na importância da transparência e da informação pública".
E há um ângulo ambiental na abordagempoker glorySweeney: "Os usuáriospoker gloryjatinhos e aviões particulares estão tentando esconder o impacto negativo das emissões [de carbono]."
Os dados coletados pela plataforma criada pelo estudante foram usadospoker gloryestudos que mostram a enorme pegadapoker glorycarbonopoker glorySwift e comitiva.
A cantora defende que comprou compensaçõespoker glorycarbono suficientes para neutralizarpoker gloryduas vezes as emissõespoker glorysua última turnê.
Mas também há questõespoker gloryprivacidadepoker gloryjogo. Swift, por meiopoker gloryseus advogados, afirma que revelar a localização do avião particular da cantora a colocapoker gloryrisco.
Numa carta revelada pela primeira vez pelo jornal americano The Washington Post, os advogados da cantora argumentaram que o rastreamento do avião era uma "questãopoker gloryvida ou morte" e que não havia "nenhum interesse legítimo ou necessidade pública desta informação, a não ser para perseguir, assediar, e exercer domínio e controle".
Sweeney rejeita essas afirmações e diz que há um interesse público fundamentalpoker glorylocalizar o avião da estrela pop. A evidência que ele apresenta? Os próprios Swifties, como são descritos os fãs da cantora.
"Seus fãs estão realmente interessados", diz ele. "Essas contaspoker gloryrastreamento têm consistentemente mais apoiadores e fãs [do que detratores]."
E dadas as turnês mundiais e as inúmeras aparições públicas — incluindo durante jogos importantes da NFL, a ligapoker gloryfutebol americano dos EUA — é relativamente fácil descobrir onde Swift estarápoker gloryalgum momento no futuro, defende o estudante.
Nas últimas duas semanas, por exemplo, inúmeras reportagens foram publicadas sobre como ela poderia viajar entre dois compromissos importantes — um show sábado à noite (10/2)poker gloryTóquio, no Japão, e o Super Bowlpoker glorydomingo (11/2),poker gloryLas Vegas, nos Estados Unidos.
O Super Bowl é a final da ligapoker gloryfutebol americano e está entre os eventos esportivos mais assistidospoker glorytodo o mundo.
Muitas dessas informações públicas são mais granulares do que a localizaçãopoker gloryum avião. Os dadospoker gloryvoo podem mostrar quem é o proprietáriopoker gloryuma aeronave e onde ela está no céu, mas não quem está nela, ou para onde essas pessoas viajam depois que o avião pousou.
Mas os representantes jurídicospoker glorySwift dizem que as informações do avião fornecem horários e locais exatos dos movimentos da cantora, e observam que um suposto perseguidor foi recentemente preso do ladopoker gloryfora da casa delapoker gloryNova York.
O assessor da estrela, Tree Paine, dissepoker glorycomunicado: "As postagens dele [Sweeney] dizem exatamente quando e onde ela estaria."
Sweeney também deu alguns conselhos à estrela — sugerindo gentilmente que, se a privacidade for a principal preocupação, ela poderia registrar o jato particular por meiopoker gloryuma entidade corporativa anônima e talvez escolher um códigopoker gloryidentificação que não inclua a datapoker glorynascimento e as iniciais dela.
James Slater, advogadopoker glorySweeney, diz que não espera que Swift tome qualquer outra ação legal.
"A carta foi uma tentativapoker gloryintimidar Sweeney para que fizesse algo que legalmente ele não era obrigado a fazer", disse ele. "Infelizmente, pessoas com poder e dinheiro costumam fazer isso."
"Ele não está fazendo nada ilegal."
Os advogadospoker glorySwift não responderam a um pedido feito pela BBC News para comentar o assunto.
Uma questão é se a basepoker gloryfãspoker glorySwift ainda seguirá os relatospoker glorySweeney após as últimas notícias.
Depois que a história sobre a carta dos advogados foi publicada no jornal, houve uma enxurradapoker glorypublicações nas mídias sociais sobre o caso. Algumas apoiavam Sweeney, mas outras expressavam sentimentos como: "Jack Sweeney quer que Taylor Swift morra como a princesa Diana. Não vou deixar isso acontecer. Estou com muita raiva."
Mas essa não é a primeira vez que Sweeney sofre pressãopoker gloryricos e famosos.
Quando comprou o Twitter (agora X)poker glory2022, Elon Musk prometeu,poker glorynome da liberdadepoker gloryexpressão, não tomar medidas contra a conta @elonjet, mantida por Sweeney.
Algumas semanas depois, no entanto, Musk reverteu o cursopoker gloryação, baniu a conta e ameaçou Sweeney com um processo, alegando que as informações divulgadas na @elonjet resultarampoker gloryum perseguidor que o rastreou e subiu empoker gloryaeronave enquanto seu filho pequeno estava lá dentro.
Posteriormente, a polícia identificou um membro da equipepoker glorysegurançapoker gloryMusk como suspeito pelo ato e disse que o relatopoker glorySweeney não tinha nada a ver com o incidente.
Sweeney agora administra uma conta que rastreia o jatopoker gloryMusk e divulga informações com um atrasopoker glory24 horas, parapoker glorycumprir uma regra do site que proíbe o rastreamentopoker glorylocalizaçãopoker glorytempo real.
Ele também mantém contaspoker gloryvárias redes sociais que monitoram aviõespoker glorypropriedadepoker gloryKim Kardashian, Jeff Bezos, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Donald Trump, entre outros.
Mas ele expressou frustração com os caprichos das regras das mídias sociais, observando que a Meta suspendeu as contas do Facebook e do Instagram que acompanham o aviãopoker glorySwift, mas deixou várias outras contaspoker gloryrastreamentopoker gloryaviões — incluindo as que rastreiam a aeronavepoker gloryZuckerberg.
A BBC entroupoker glorycontato com Meta para comentar o caso, mas não recebeu respostas até a publicação dessa reportagem.
Enquanto isso, os "vigiaspoker gloryjatinhos" que interagem no servidorpoker glorySweeney no Discord defenderam a posição do estudante — junto com o entusiasmo dele pelo hobby. Alguns também admitiram que são fãspoker glorySwift.
"Não tenho dúvidaspoker gloryque pessoas malucas enviaram ameaças selvagens para ela", disse um comentarista, "mas o aeroporto não é um lugar onde ela está vulnerável".
*Com reportagempoker gloryGareth Evans