Por que envelhecemos mais devagaruma viagemavião:

Homem olhando atravésjanelaavião

Crédito, Getty Images

O efeito é pequeno. Em um voo transatlânticoLondres para Nova York, seu relógio ficará 10 milionésimossegundo atrásoutro deixadoterra.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Nearly the entire 1979 movie was filmed at the property in Toms River, New Jersey, which was altered to recreate the real-life home in Amityville, New York.
The windows are often illuminated in the films, giving the appearance of menacing eyes. The first three films were filmed at a house in Toms River, New Jersey which had been converted to look like 112 Ocean Avenue after the authorities in Amityville denied permission for location filming.

West Ham: um bairro com riqueza histórica {k0} Londres

West Ham é um distrito {k0} East London que tem uma história rica e diversa. Originalmente, era uma pequena aldeia na fronteira oeste da antiga paróquia West Ham, o que explica seu nome. Tornou-se um município borough {k0} 1886 e, antes ser integrada ao London Borough of Newham {k0} 1965, era um cidade separada Essex.

Embora possa haver algumas áreas mais desfavorecidas, West Ham é realmente um excelente local com muitas comodidades, como pode ser conferido por sua história e sua proximidade com o centro Londres.

A vida {k0} West Ham: um lugar acima das aparências

Planejar uma mudança para uma nova cidade nunca foi tão fácil! Apesar possuir algumas áreas mais ousadas, West Ham é, na verdade, um lugar ótimo com muitos recursos e facilidades.

A área está repleta história e preenchida com lugares para visitar e experiências para se fazer. Estar convenientemente localizado perto do centro Londres e, ao mesmo tempo, dispor áreas menos congestionadas, contribui para o seu enorme apelo, além facilitar sua vida diária.

Conhecendo melhor West Ham: dos antigos trabalhos ferro ao Chelsea F.C.

West Ham é também o lar do clube futebol West Ham United, que, atualmente, joga na Premier League inglesa - a melhor liga do futebol inglês.

Observação: Dado que a moeda oficial do Brasil é o "Real" (R$), algumas expressões relativas à libra esterlina foram alteradas {k0} termos relativos - ou seja, usando porcentagem ou "comparativamente mais barato/cara" - modo a evitar menções explícitas àlibra estrolina.

2000, Microsoft 360 e PS 3 é Wii). Era um título lançamento Para o Sony3 que {k0}

Nintendo na 🔑 América do Norte), Europa ou Austrália!É tambéma única boa parte A não ser

Fim do Matérias recomendadas

Mas você terá envelhecido uma fraçãotempo a menos do que se tivesse ficadocasa. E os relógiosHafele e Keating conseguiram medir essa diferença.

Outra previsão da lei da relatividade afirma que a gravidade também causa efeitos sobre o tempo. Se você se afastar da atração gravitacional da Terra, o tempo irá se acelerar.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Este fenômeno afeta os nossos corpos – ele faz com que a nossa cabeça seja sempre um pouco mais velha do que os nossos pés. Também neste caso, o efeito é incrivelmente pequeno, mas,distâncias maiores da Terra, ele ganha importância.

O sistema GPSque todos nós dependemos para nos locomover, com seus satélites a 20 mil quilômetrosalturarelação à Terra, precisa levar este fenômenoconta para poder funcionar adequadamente.

Mesmo com todos esses fenômenos, a Terra é apenas um pequeno planetaum grande Universo. E, entre os buracos negros – objetos imensos com atração gravitacional muito superior àqualquer planeta –, esses efeitos da relatividade são muito mais pronunciados.

Para entender o porquê, imagine que você está caindodireção a um buraco negro. Para isso, vamos considerar que você estejauma espécieespaçonave mágica que protege contra a "espaguetificação" – o estiramento mortal que acontece com tudo o que se aproximar demaisum buraco negro.

Relógio atômico

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Relógios atômicos levadosviagensavião mostraram que o tempo passou mais devagar quando a aeronave voavaalta velocidade

Durante a queda, você não irá notar nenhuma diferença na passagem do tempo para você ou para o ambiente àvolta. Olhando para o seu relógio ou sentindo seu pulso, você irá perceber o mesmo batimento estável, segundo após segundo, enquanto se aproxima da catástrofe quase inevitável.

Mas, se os instrumentos daespaçonave permitirem olhar para trás e observar o Universo fora do buraco negro, você poderá notar algoestranho – eventos lá fora que parecem estar se acelerando.

Se fosse possível olhar para a Terra por um telescópio, você veria o futuro do nosso planeta, com seus moradores correndo comoum filme acelerado paradiversão. Se você pudesse sintonizar os sinaisrádio ou televisão, poderia acompanhar todas as transmissões restantes da humanidade até que o Sol evoluísse e se tornasse uma gigante vermelha que engoliria o planeta – tudoforma acelerada.

Vamos agora mudar a perspectiva. Imagine que você estejauma estação espacialórbita a uma distância segura do buraco negro, acompanhando a quedaum valente, mas infortunado, colega.

A extremidade do buraco negro é o horizonteeventos – o pontoque até os objetos que viajam à velocidade da luz não podem escapar. Parece razoável esperar que o nosso amigo irá atingir esse ponto durante a queda e, então, desaparecer.

Mas o que você realmente observaria é ainda mais estranho. Se ele estivesse acenando para nós, você o veria acenar cada vez mais lentamente, à medida que ele cai no poço gravitacional do buraco negro.

E um relógio instalado no lado externo daespaçonave iria parecer andar mais devagar,comparação com outro instalado com segurança na nossa estação.

Este efeito é explorado no filme Interestelar (2014). Nele, os astronautas que exploravam um planeta pertoum buraco negro emergemum Universo alterado que evoluiu sem eles.

O filme deixa claro que não faz sentido perguntar se o tempo que passa perto ou longe do buraco negro é o tempo "correto". Afinal, a teoria da relatividade nos ensina que isso não existe.

Nunca conseguiremos observar este fenômeno do lado externo, mas o nosso viajante acabará cruzando o horizonteeventos do buraco negro – a fronteira além da qual nada, nem mesmo a luz, consegue escapar.

Este é o pontonão retorno. Além dele, o viajante seria levado à forçadireção ao centro do buraco negro.

Com isso,experiência do tempo pode ser completamente alterada – e ele pode até conseguir se mover para frente e para trás no tempo. Por que isso acontece?

Na nossa vida comum e segura fora do buraco negro, nós podemos nos mover como bem entendermos nas três dimensões do espaço, mas somos obrigados a nos movimentar incessantemente para frente na quarta dimensão: o tempo.

Ocorre que, dentro do horizonteeventosum buraco negro, tudo anda para trás. Ali, o astronauta seria forçado a viajar incessantemente no espaço,direção ao centro do buraco negro. Isso faz com que algumas pessoas acreditem que ele seria capazse movimentar no tempo.

Neste sentido, os buracos negros podem agir como uma máquina do tempo, permitindo que qualquer pessoa com coragem suficiente para entrar neles viaje para épocas muito anteriores ao momentoque ela cruzou o horizonteeventos – até chegar à própria criação do buraco negro.

O único detalhe é que, até onde sabemos, não haveria formasair do buraco negro. Por isso, nenhum viajante do tempo do futuro pode usar este artifício para vir nos visitar aqui na superfície da Terra do século 21.

Mas compreender as possibilidades – e analisar como os buracos negros manipulam o espaço e o tempo àvolta – pode oferecer aos físicos os testes mais precisos sobre as teoriasEinstein e levar a uma compreensão mais profunda daquilo que chamamostempo.

Certamente é melhor do que darvolta ao mundoum avião, com um relógio atômico preso ao assento vizinho.

* Chris Lintott é professorastrofísica da UniversidadeOxford e do Gresham College, no Reino Unido, e coapresentador do programaTV "The Sky at Night", da BBC. Seu recente livro "Our Accidental Universe: Stories of Discovery from Asteroid to Aliens" ("Nosso Universo acidental: históriasdescoberta,asteroides até alienígenas",tradução livre) será lançadobreve.