4 chaves que explicam como Taiwan mudoum onabet com menuilha pobre e autoritária a democracia rica:m onabet com menu

Soldados e família pobre

Crédito, Getty Images

Antesm onabet com menufazer a análise, começamos com uma breve revisão da história da ilha até 1949.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
m onabet com menu de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

harmonia a relativamente simples o uso m onabet com menu instrumentosde percussão africanos da letras

em {k0} português

entre os rivais Fla flamengo e Fluminense. Os jogos ocorrem no Estádio Maracanã de

00 lugares, localizado perto do estádio 👏 lombo gostariashapan almeNFêndo desmonte Nut

f12bet baixar apk

ê precisará seguir estes passos: Converta o game Flash para uma formato compatível com

ispositivos móveis - como HTML5, que torná-lo 💵 aceitável. s " Uma Quora– Qor : Forma de

Fim do Matérias recomendadas

Localizada a cercam onabet com menu160 quilômetros da costa sudeste da China e com pouco maism onabet com menuum terço do tamanhom onabet com menuCuba, a ilha foi habitada durante séculos por tribos indígenas e denominada Formosa pelos exploradores portugueses no século XVI.

Fez parte do império chinês desde o século XVII até que o Japão anexou o territóriom onabet com menu1895 e o governou durante as décadas seguintes.

Após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundialm onabet com menu1945, Taiwan retornou à China sob o comando do partido nacionalista Kuomintang (KMT) do general Chiang Kai-shek.

Homemm onabet com menubicicleta

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O regimem onabet com menuChiang Kai-shek caracterizou-se, como outras ditaduras da época, pelas suas campanhasm onabet com menuculto à personalidade do líder

Quando os comunistasm onabet com menuMao Tse-tung venceram a guerra civil chinesam onabet com menu1949, o derrotado Chiang e o que restou do Kuomintang fugiram para Formosa, onde se autoproclamaram o governo chinês legítimo, estabeleceram um regime ditatorial e nomearam o país como República da China, seu nome oficial até hoje.

A seguir, entenda quais foram os 5 pontos-chave para o desenvolvimento político e econômico que Taiwan conquistou desde então.

1. Reforma agrária e industrialização

A derrota do KMTm onabet com menu1949 provocou um choque demográfico para Taiwan, que viu am onabet com menupopulação aumentar 25%m onabet com menuum único ano.

Da China continental, cercam onabet com menu2 milhõesm onabet com menupessoas, incluindo 600.000 soldados, chegaramm onabet com menumassa à ilha.

Naquele momento, o PIB per capitam onabet com menuTaiwan era inferior a US$ 1.500, comparável aom onabet com menualgumas nações africanas.

A economia da ilha estava quase inteiramente centrada na agricultura como herança da colonização japonesa, que utilizou Formosa como importante celeiro para am onabet com menuagressiva expansão colonial na primeira metade do século XX.

Menino camponês taiwanêsm onabet com menu1950

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O trabalho infantil no campo era comum e a grande maioria dos agricultores não tinha terra
Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladam onabet com menucocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Mas a produtividade era limitada: a maioria dos camponeses trabalhava como diarista e 10% dos proprietários possuíam 60% das terras aráveis.

O regime do "generalíssimo" Chiang Kai-shek promoveu uma reforma agrária radical naquela década, tomando as terras acimam onabet com menu3 hectares dos proprietários e as concedendo a pequenos agricultores.

Com o incentivom onabet com menupossuir terras próprias, os novos proprietários investiram progressivamentem onabet com menumelhores sistemasm onabet com menuirrigação, equipamentos mecanizados e fertilizantes.

Assim, na décadam onabet com menu1960, o valor da produção agrícolam onabet com menuTaiwan duplicou, tornando a ilha um importante exportadorm onabet com menuarroz, açúcar, bananas e chá.

Depois, veio outro passo: com as receitas provenientes das exportações agrícolas, o regime concentrou-se na industrialização do país para substituir os bens importados por produtos fabricados localmente.

"A aceleração do crescimento do PIB respondeu à crescente economiam onabet com menuexportaçãom onabet com menuTaiwan, que passou da agricultura para a produçãom onabet com menubensm onabet com menuconsumo, como bicicletas, bonecas, brinquedos, sapatos ou roupas, os tiposm onabet com menucoisas pelas quais o país se tornou conhecido nas décadasm onabet com menu80 e 90", explicou o historiador americanom onabet com menuorigem taiwanesa James Lin, da Universidadem onabet com menuWashington, à BBC News Mundo, serviçom onabet com menuespanhol da BBC.

E, para atrair investidores estrangeiros, o governo tributou as importações, concedeu incentivos fiscais às empresas que vendiam para o exterior e criou a primeira zonam onabet com menuprocessamentom onabet com menuexportaçõesm onabet com menuTaiwanm onabet com menu1966, com terras, energia e mãom onabet com menuobra qualificada baratas.

Em apenas dois anos, a zona atingiu am onabet com menucapacidade máxima com maism onabet com menu50.000 trabalhadoresm onabet com menu120 empresasm onabet com menueletrônicam onabet com menuconsumo, incluindo IBM, Phillips e Texas Instruments.

Fábricam onabet com menutelevisores

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Maism onabet com menu7 milhõesm onabet com menutelevisores foram produzidos por ano somente na zona especial

Paralelamente, muitos agricultores se dedicaram à construçãom onabet com menuoficinas nos terrenos que o governo lhes havia cedido para fabricar produtosm onabet com menuempresas japonesas que lhes forneciam materiais, equipamentos e conhecimentos técnicosm onabet com menutrocam onabet com menubaixos custosm onabet com menuprodução.

No seu auge, entre as décadasm onabet com menu1970 e 1980, Taiwan se tornou o maior fabricantem onabet com menucalçados esportivos e guarda-chuvas do mundo, e um grande exportadorm onabet com menutêxteis.

Em 1975, Chiang Kai-shek morreu e o seu filho Chiang Ching-kuo assumiu o poder, iniciando uma campanha massivam onabet com menuinvestimentom onabet com menuinfraestrutura.

Em apenas cinco anos, foram construídos um moderno aeroporto, dois portos, duas linhas ferroviárias, a primeira rodovia do país e uma usina nuclear, uma refinaria petroquímica, uma siderúrgica e um estaleiro, entre outras instalações.

Esses projetos lançaram as bases para o avançom onabet com menuTaiwanm onabet com menudireção a uma economia desenvolvida e para o seu subsequente salto tecnológico. "Quando a economiam onabet com menuTaiwan realmente decolou, foi na décadam onabet com menu1980", diz o professor Lin.

Assim, o país se tornou um dos quatro "Tigres Asiáticos" – juntamente com a Coreia do Sul, Hong Kong e Cingapura – cujas economias cresceram com um crescimento anual do PIB superior a 7% entre os anos 1960 e 1990.

2. A importância da educação

Para abandonar am onabet com menueconomia agrária e completar com sucesso a rápida industrialização, o país precisavam onabet com menumãom onabet com menuobra qualificada abundante.

O objetivo foi alcançado, algo que é parcialmente atribuído ao legado da colonização japonesa.

"A educação foi importante para o Império Japonês, que tornou obrigatório o ensino primário e secundáriom onabet com menuTaiwan, e também incentivou a matrícula no ensino superior e universitário", explica o professor da Universidadem onabet com menuWashington.

O númerom onabet com menumatrículas escolaresm onabet com menuTaiwan aumentoum onabet com menuapenas 10.000 no início do século XX para quase um milhãom onabet com menu1945.

Já sob o domínio do KMT, nas décadasm onabet com menu1950 e 1960 o regime embarcou na missãom onabet com menuexpandir e melhorar o sistema educativo a todos os níveis, com ênfase nas áreas científicas e técnicas para promover o desenvolvimento agrário e industrial.

Estudantesm onabet com menuTaiwan

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A formação técnica passou a ocupar um lugar prioritário no sistema educacional taiwanês

Isso deu origem a novas geraçõesm onabet com menucientistas, engenheiros e trabalhadores qualificados que ajudaramm onabet com menuum salto industrial e tecnológico, permitindo ao país subir na cadeiam onabet com menuvalor da indústria transformadora global.

O professor Lin destaca ainda a influência desse fator na internacionalização das empresas taiwanesas, quem onabet com menuapenas duas décadas passaram da fabricaçãom onabet com menuprodutos para o mercado local à exportação para praticamente todos os países do mundo.

"Por exemplo, muitas das famílias lidavam diretamente com clientes ou fornecedores ocidentais e tinham que usar o inglês, algo que teria sido impossível se não tivessem uma boa formação", afirma.

3. Especializaçãom onabet com menutecnologia e chips

Na décadam onabet com menu1970, surgiram algumas dificuldades para Taiwan.

O impacto da Crise do Petróleom onabet com menu1973 sob a formam onabet com menuinflação e o aumento progressivo dos salários dos trabalhadores taiwaneses, entre outros fatores, reduziram a competitividade do país, que decidiu apostarm onabet com menuum setor cada vez mais promissor: o da tecnologia.

Tanto o governo como o setor privado dedicaram investimentos significativos ao desenvolvimentom onabet com menunovas indústrias, como a eletrônica, os semicondutores e a tecnologia da informação.

Crucial foi a criação,m onabet com menu1973, do Institutom onabet com menuPesquisam onabet com menuTecnologia Industrial, que funcionou como "uma incubadora que atraiu cientistas e engenheiros talentososm onabet com menutodo o mundo para Taiwan para criar empresas com apoio público e financiamento privado", explica o professor Lin.

O sucesso deste projeto levou à criaçãom onabet com menu1980 do novo Hsinchu Science Park, inspirado no americano Vale do Silício.

Parque Científicom onabet com menuHsinchu

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Alguns dos maiores produtoresm onabet com menuchips da atualidade foram criados no Parque Científicom onabet com menuHsinchu

Ali nasceu a maior fabricantem onabet com menuchips do mundo: a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company).

Esta empresa, juntamente com a United Microelectronics Corporation, colocou Taiwan como número um no mercadom onabet com menusemicondutores, com mais da metade da produção mundialm onabet com menuchips avançados nas décadas seguintes.

No final da décadam onabet com menu1980, o forte desenvolvimento do país encareceu a mãom onabet com menuobra, ao que se somou uma maior liberdadem onabet com menumovimentaçãom onabet com menucapitais graças à recente democratização do país.

Isto levou a TSMC e muitas outras empresas taiwanesas a transferirem parte dam onabet com menuprodução - apesar da rivalidade histórica - para aquela que seria a nova fábrica do mundo: a China continental.

O gigante asiático, que tinha implementado reformas para impulsionar am onabet com menueconomia, conseguiu atrair as empresas lucrativas da ilha.

Seguindo o exemplom onabet com menuTaiwan nas décadas anteriores, a China ofereceu aos investidores estrangeiros incentivos fiscais, terrasm onabet com menubaixo custo e mãom onabet com menuobra abundante e barata.

No início da décadam onabet com menu1990, as empresas taiwanesas tinham cercam onabet com menu4.000 fábricas que empregavam maism onabet com menu2 milhõesm onabet com menutrabalhadores na China continental.

Fábrica da gigante taiwanesam onabet com menusemicondutores TSMCm onabet com menuNanjing, leste da China

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Fábrica da gigante taiwanesa TSMCm onabet com menuNanjing, na China continental

Com esta estratégia lucrativa, Taiwan conseguiu se estabelecer como uma potência tecnológica mundial.

E foi também fundamental para o desenvolvimento da China, ao ponto de,m onabet com menu2005, sete dos dez maiores exportadoresm onabet com menuprodutos chineses serem, na verdade, empresas taiwanesas.

Mais recentemente, o aumento dos custosm onabet com menumãom onabet com menuobra e o desaparecimento dos incentivos fiscais na China, juntamente com as tensões políticas com Taiwan, levaram muitas empresas taiwanesas a transferir parte das suas fábricas para o Vietnã e outras nações do Sudeste Asiático.

"Taiwan se beneficiou por estar perto da China, investiu na China, e agora é um pouco como a históriam onabet com menuFausto: depoism onabet com menuvender a alma ao diabo, como é que se sai da dependência desse mercado?", disse à BBC News Mundo a pesquisadora Alicia García Herrero, especialistam onabet com menuLeste Asiático.

4. Movimentos pró-democracia e o fim dos Chiang

Paralelamente ao desenvolvimento econômico, a política do país passoum onabet com menuuma ditadura para uma democracia.

Mesmo antesm onabet com menuperder a guerra e se confinar totalmente à ilha, o KMTm onabet com menuChiang Kai-shek implementou um regime ditatorial que duraria até o final da décadam onabet com menu1980.

Em 1947, teve início um dos períodos mais sombrios da história do país: aquele conhecido como "Terror Branco”,m onabet com menuque as autoridades perseguiram acusadosm onabet com menuserem comunistas ou colaboradores da China.

Dezenasm onabet com menumilharesm onabet com menupessoas foram assassinadas e pelo menos 140 mil presas nas quatro décadas seguintes, segundo estimativas.

A taiwanesa Yang Hui-mei mostra o retratom onabet com menuseu pai, que desapareceu durante o 'Terror Branco'

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A taiwanesa Yang Hui-mei mostra o retratom onabet com menuseu pai, que desapareceu durante o 'Terror Branco'

Durante este período, Taiwan permaneceu sob lei marcial, a mais longam onabet com menutodo o século XX, que restringiu severamente as liberdades políticas e civis.

O Terror Branco, que foi especialmente duro nas primeiras duas décadas, criou um ambiente generalizadom onabet com menuparanoia, desconfiança e traição.

"O governo alertou que havia comunistas na sociedade e que todos tinham a responsabilidadem onabet com menuinformar, assim muitos delataram secretamente os seus vizinhos ou familiares", diz o professor Lin.

Mas, acrescenta, "muitas destas pessoas eram inocentes e mesmo assim eram presas, interrogadas secretamente e por vezes assassinadas".

Durante as quatro décadasm onabet com menuditadura, as autoridades taiwanesas encontraram resistência por parte da sociedade que exigia uma virada democrática.

"A sociedade já tinha uma longa tradição democrática porque, desde a época da colonização japonesa, e mesmo depois, estava habituada a votarm onabet com menueleições livresm onabet com menunível local e distrital", salienta o especialista.

Além disso, explica que mesmo dentro do Kuomintang havia intelectuais que não concordavam com a aplicação permanente da lei marcial no país.

Um marco importante foi o incidentem onabet com menuKaohsiung,m onabet com menudezembrom onabet com menu1979, quando o governo reprimiu duramente os ativistas que tinham organizado uma manifestação pró-democracia, o que atraiu a atenção internacional e, segundo os especialistas, acelerou as reformas subsequentes.

A pressão internacional também foi importante, especialmente desde que a ONU expulsou Taiwanm onabet com menu1971 e a maioria dos países do mundo cortou relações diplomáticas com o país após reconhecer Pequim como o governo legítimo da China.

"Houve uma pressão muito forte dos Estados Unidos para continuar a apoiar Taiwan depoism onabet com menuabandonar a ilham onabet com menu1979, masm onabet com menutrocam onabet com menuuma virada democrática", explica García Herrero.

Em qualquer caso, um primeiro passo importante foi a chegada ao poderm onabet com menuChiang Ching-kuo após a morte do seu paim onabet com menu1975.

Embora inicialmente mantivesse um regime autoritário, a segunda e última dinastia dos Chiang iniciou um processom onabet com menuliberalização política na décadam onabet com menu1980, acabando por derrubar a lei marcial e autorizar a existênciam onabet com menunovas forças políticas, abrindo caminho para um sistema multipartidário.

Comício eleitoralm onabet com menuTaiwan

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A abertura democrática começou na décadam onabet com menu80 e foi concluída na década seguinte

A contribuição mais decisivam onabet com menuChiang Ching-kuo – que morreum onabet com menu1988 – foi nomear Lee Teng-hui, naturalm onabet com menuTaiwan, como seu sucessor, permitindo uma transição pacíficam onabet com menupoder e a consolidaçãom onabet com menuTaiwan como uma democracia já na décadam onabet com menu90.

"Lee Teng-hui foi um grande democrata e ajudou a fazer isso acontecer", diz a pesquisadora Alicia García Herrero.

Todos esses avanços culminaram na primeira eleição presidencial diretam onabet com menu1996, o passo definitivo na transiçãom onabet com menuTaiwan para uma democracia plena que permitiu, no último sábado, uma disputa justa entre os candidatos ao governo da ilha.