As imagens da galáxia mais distante da Terra obtidas pela Nasa:euro win fuar
A recordista anterior do telescópio era uma galáxia observada a 325 milhõeseuro win fuaranos após o Big Bang.
nclusive nos Estados Unidos da América). Então e se você é um residente dos EUA?
e lendo para saber mais sobre 🍎 todas as maneiras pelas quais do Skrill pode ajudá–lo a
suas equipes apenas 30 minutos antes da dica, adotando uma abordagem euro win fuar "escola de
" para o evento. Após cinco anos 👍 euro win fuar julgamento com o rascunho e o tamanho comemoradoDec
Fim do Matérias recomendadas
Os astrônomos dizem que o aspecto mais interessante da observação mais recente não é tanto a grande distância envolvida — por mais incrível que seja — mas, sim, o tamanho e o brilhoeuro win fuarJADES-GS-z14-0.
Pela medição do Webb, a galáxia tem maiseuro win fuar1.600 anos-luzeuro win fuardiâmetro. Muitas das galáxias mais luminosas geram a maior parte daeuro win fuarluz por meio do gás que cai num buraco negro supermassivo. Mas a dimensãoeuro win fuarJADES-GS-z14-0 indica que esta não é a explicação neste caso. Em vez disso, os pesquisadores acreditam que a luz está sendo produzida por estrelas jovens.
"Esta quantidadeeuro win fuarluz estelar sugere que a galáxia tem várias centenaseuro win fuarmilhõeseuro win fuarvezes a massa do Sol! Isso levanta a questão: como pode a natureza criar uma galáxia tão brilhante, massiva e grandeeuro win fuarmenoseuro win fuar300 milhõeseuro win fuaranos?", afirmaram os astrônomos Stefano Carniani e Kevin Hainline, do telescópio James Webb.
Carniani é vinculado à Scuola Normale Superioreeuro win fuarPisa, na Itália, e Hainline é da Universidade do Arizonaeuro win fuarTucson, nos EUA.
Uma toneladaeuro win fuarcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
O Telescópio Espacial James Webb, que custou US$ 10 bilhões, foi lançadoeuro win fuar2021 como um empreendimento conjunto das agências espaciais dos EUA, da Europa e do Canadá.
Ele foi projetado especificamente para ver mais longe no cosmos — e mais atrás no tempo — do que qualquer ferramenta astronômica anterior.
Um dos seus principais objetivos era encontrar as primeiras estrelas que se acenderam nos primórdios do Universo.
Esses objetos gigantes, talvez com centenaseuro win fuarvezes a massa do nosso Sol, eram feitos apenaseuro win fuarhidrogênio e hélio.
Acredita-se que tenham tido vidas brilhantes, mas breves, formandoeuro win fuarseus núcleos os elementos químicos mais pesados conhecidos hoje na natureza.
Na galáxia JADES-GS-z14-0, o telescópio Webb pode ver uma quantidade significativaeuro win fuaroxigênio, o que indica aos pesquisadores que a galáxia já está bastante madura.
"A presençaeuro win fuaroxigénio tão cedo na vida desta galáxia é uma surpresa, e sugere que várias geraçõeseuro win fuarestrelas muito massivas já tinham vivido suas vidas anteseuro win fuarobservarmos a galáxia", acrescentaram Carniani e Hainline.
O acrônimoeuro win fuaringlês "JADES" no nome do objeto significa "Pesquisa Extragaláctica Profunda Avançada do JWST". É um dos vários programaseuro win fuarobservação que utilizam o telescópio para espiar as primeiras centenaseuro win fuarmilhõeseuro win fuaranos do cosmos.
Já "z14" se refere a "Redshift 14", que pode ser traduzido como "desvio para o vermelho" — termo que os astrônomos usam para descrever distâncias.
É essencialmente uma medidaeuro win fuarcomo a luz provenienteeuro win fuaruma galáxia distante foi esticada para comprimentoseuro win fuaronda mais longos pela expansão do Universo.
Quanto maior a distância, maior será o alongamento. A luz das primeiras galáxias se estendeeuro win fuarcomprimentoseuro win fuaronda ultravioletas e visíveis até o infravermelho — a parte do espectro eletromagnético para a qual os espelhos e instrumentos do James Webb foram especificamente projetados.
"Poderíamos ter detectado esta galáxia mesmo que seu brilho fosse 10 vezes mais fraco, o que significa que poderíamos ver outros exemplos ainda mais cedo no Universo — provavelmente nos primeiros 200 milhõeseuro win fuaranos", disse Brant Robertson, professor da Universidade da Califórniaeuro win fuarSanta Cruz, nos EUA.
A descoberta e suas implicações foram descritaseuro win fuarvários artigos acadêmicos publicados na plataforma arXiv (onde ficam disponíveis estudos ainda sem revisão dos pares).